Olá boa tarde.
Estou com dificuldades em tratar os botoes no netbeans, minha aplicação de cadastro tem botoes novo alterar o que estou pensando.
Quando eu saio do menu Clicando no “botao cadastros” abre o formularioCadastro o btn novo esta habilitado e alterar desabilitado ok, coloquei esse cod no int() do form principal.
btn_novo.setEnabled(true);
btn_alterar.setEnabled(false);
beleza funciona toda vez que entro nele
agora
quando eu sair do menu clicando no botao pesquisa quero abrir o formulario e inverter isso
btn_novo.setEnabled(false);
btn_alterar.setEnabled(true);
tenho conciencia que nao vou poder deixar esse tratamento no int().
So nao sei como tratar os botoes partindo de outro formulario estou trabalhando com swing
1 curtida
Netbeans não é linguagem de programação…
Você está tendo dificuldades com o java.
Eu sugeriria trocar o nb por eclipse e instalar o plugin windowbuilder. Terá um código mais limpo e com muito menos firulas.
Além disso, sugiro que você não amontoe as coisas no form principal, precisa aprender a ir separando por responsabilidades.
???
Poco importa a IDE que eu vou usar NB ou Eclipse. É obvio que minha dificuldade e com o java
VC nem viu minha aplicação pra falar que estou amontoando as coisas mano não viaja.
Mano se não pode ajudar não responda o tópico.
Primeiro que não sou teu “mano”.
Depois, abre o código fonte do netbeans e veja como o código está horrivelmente escrito, salvo se você está fazendo tudo “na mão” (o que dificilmente ocorre).
Me referi a amontoar por você ter escrito isso
A sugestão por trocar de IDE foi para que você tenha uma alternativa (melhor, lógico).
Enfim, boa sorte!
1 curtida
A usabilidade está embolada mesmo, além disso tem que ficar fazendo essas gambiarras booleanas pra ter o controle. Sobre o que perguntou, teria que passar como parametro no construtor do formulario o que voce precisar (https://stackoverflow.com/a/41149124).
Mas o ideal seria na tela inicial de busca ter a ação de alterar em cada linha da grid (pode ser um ícone) e o botão incluir sempre visível acima da grid. Ao clicar em incluir vai pro formulário em branco e alterar vai pro formulário com os dados correspondente da linha da grid.
Sobre IDE, nunca vi nenhuma empresa usar Netbeans, é uma dica válida usar uma ferramenta de mercado. Fica até mal falar que usa Netbeans.
1 curtida
Poxa obrigado
Vou dar uma lida no post que passou, e estudar como fazer na tela inicial o que comentou.
Quanto a IDE acho legal sim mudar experimentar o novo, vou procurar conhecer mais alternativas comerciais, obrigado por nao julgar meu projeto nao sou profissional porem tenho direito de tentar como todo mundo, fico feliz de fazer um cadastro de clientes para minha filha isso e o que realmente importa ser desafiado e nao moralizado.
Boa sorte boas ondas e Aloha
private void bAlterar(object sender, EventArgs e)
{
FormPerquisa btn = new FormPerquisa();
if (btn.ShowDialog() == DialogResult.OK)
{
btnAlterar.Enabled = true;
}
}
mais ou menos isso eu acho vou testar aqui parece que rolou sim so tenho que testar tudo vlwww mesmo brow
Essa é uma abordagem boa, mas, ele pode implementar, apenas um botão para editar. Basta identificar qual das linhas está selecionada (como se fosse um botão para cada linha, mas sem a complicação de inserir botões dentro de uma célula da JTable. o que pode ser complexo).
Quanto a este trecho de código, o que o @javaflex sugeriu é um pouco diferente.
Ele se refere a criar na classe que será responsável por representar a janela de cadastro/edição, um construtor com um argumento, pode ser boolean ou String ou enum, etc, que identifique se a abertura daquela janela é devida a um novo cadastro (editando = false) ou se é devida a edição de algum cadastro existente (editando = true), mais ou menos assim:
public class FormTelaCadastro extends JFrame {
//Declaração das variáveis
private boolean editando;
public FormTelaCadastro(boolean editando) {
super();
this.editando = editando;//Se está editando, recebe true, senão, false
//Mais coisas aqui
}
//Restante da classe aqui
}
E, nos botões para criar/editar:
//Criar
FormTelaCadastro ftc = new FormTelaCadastro(false);
//Editar
FormTelaCadastro ftc = new FormTelaCadastro(true);
Assim você tem um controle melhor para habilitar, desabilitar, ocultar ou não elementos, de acordo com o que está fazendo.
1 curtida
Obrigado vou tentar aplicar dessa forma também e ver os resultados.
Aloha