Quer dar o nome de WOA ? Web Orientend Architecture como o Anne Thomas - Burton Group, OK ! O Acrônimo muda, mas o conceito é exatamente o mesmo. SOA não está atrelado à SOAP + WSDL como o Edgar mencionou no seu exemplo. REST é SOA também, acredite se quiser
Edgar e Ricardo, pra fechar a questão de players, eu acredito que a RedHat-JBoss vem fazendo um excelente trabalho, estando em algumas áreas até em nível superior como os produtos que citei, pricipalmente o BRMS que espanca o da Oracle, e a IBM esperta, foi e comprou a iLOG
Concordo com o ponto de vista de vendor lock-in também está inerente aos negócios, mas acho que o principal medo dos CIOS é investir numa solução de uma companhia completamente desconhecida, que não se sabe como é o nível do suporte e nem se ela vai estar de pé daqui a um ano, caso da MuleSoft por exemplo.
Infelizmente nós técnicos podemos somente opiniar sobre qual ferramenta gera melhor resultado, ou possui mais features interessantes, mas quem bate o martelo tem a responsabilidade sobre o dinheiro investido, mesmo que isso não esteja atrelado à licenças, mas refazer uma aplicação ou “PARAR” o ambiente enquanto o refactoring fica pronto pode custar o cargo dele no mínimo.
A RedHat é uma empresa que está num outro nível, por isso eu argumentei com o Ricardo sobre OpenSource. Manter aquele código internamente para muitas companhias é impossível, até por questões técnicas dos profissionais, sem know-how para tal, por isso não generalizo à aderência à OpenSource.
Um exemplo bem bacana disso é o Spring e a SpringSource, que com a VMWare por trás, acaba ganhando muita confiabilidade para o mercado e principalmente, junto aos executivos.
PS: Pra mim seria infinitamente melhor se a empresa escolhesse um OpenSource, pois players normalmente já vêem com pacotes prontos e curso pra eles sempre é commodity :? Normalmente preciso brigar muito para provar o valor do meu treinamento, coisa que nem sempre é fácil quando se tem um sem custo em mãos.
PS2: Fazia tempo que não participava de uma Thread tão bacana aqui no GUJ, fiquei bastante feliz com o nível da discussão aqui
Quer dar o nome de WOA ? Web Orientend Architecture como o Anne Thomas - Burton Group, OK ! O Acrônimo muda, mas o conceito é exatamente o mesmo. SOA não está atrelado à SOAP + WSDL como o Edgar mencionou no seu exemplo. REST é SOA também, acredite se quiser
[/quote]
Não. WOA é apenas mais um acrônimo que não significa nada de fato, assim como SOA, serve apenas para enfeitar o vocabulario daqueles que só sabem falar ao invés de produzir. Deixe isso para os blogueiros desse tal de Buton Group.
Pode ser que SOA não esteja atrelado a SOAP + WSDL na teoria (na prática, em 100% das vezes, é sim!). Mesmo assim, isso não é argumento pra dizer que SOA seja igual a REST que eu saiba… (e se SOA = REST qual o sentido da existência de WOA?)
Alias, nem falei em REST, e sim, simplesmente sistemas baseados na web. Só falta falar que SOA é baseado na web tb ne?
Esse tópico já deu pra mim, não quero ficar falando de quem já morreu.
É por essas e outras que não dá mais pra entrar no GUJ. Eu juro que estou perdendo a vontade de escrever por aqui, assim como outros tantos que nunca mais vimos e que agregavam muitíssimo às discussões.
[/quote]
Não. WOA é apenas mais um acrônimo que não significa nada de fato, assim como SOA, serve apenas para enfeitar o vocabulario daqueles que só sabem falar ao invés de produzir. Deixe isso para os blogueiros desse tal de Buton Group.
Pode ser que SOA não esteja atrelado a SOAP + WSDL na teoria (na prática, em 100% das vezes, é sim!). Mesmo assim, isso não é argumento pra dizer que SOA seja igual a REST que eu saiba… (e se SOA = REST qual o sentido da existência de WOA?)
Alias, nem falei em REST, e sim, simplesmente sistemas baseados na web. Só falta falar que SOA é baseado na web tb ne?
Esse tópico já deu pra mim, não quero ficar falando de quem já morreu.[/quote]
O Kenobi não disse que SOA é igual a REST, ele disse que SOA também é REST. Na verdade, um grande conjunto de conceitos entra como SOA, e acho que nem vale a pena discutir isso nesta thread. Mas, sim, SOA também pode ser baseado na web.
Agora, quanto à “morte” de SOA… sua opinião. Acho que se SOA estivesse morto, não haveria eu, o Kenobi, o Edgar Silva, o Ricardo Ferreira, além de tantos outros, defendendo essa tecnologia.
[]´s
[quote=mochuara]
Outra fase interessante sugere um papel para SOA no ano de 2015!
“Até 2015, SOA transformará o software de fator inibidor para a condição de agente de transformação nos processos de negócios. A SOA levará as vendas de pacotes aplicativos a se transformarem em subscrição de serviços. Transformará, ainda, as suites monolíticas em aplicações compostas. - Gartner”
Bom, nem é preciso dizer que SOA como promessa não chegou nem a 2010, quanto mais 2015. A previsão do gartner é praticamente certa, só errou na tecnologia utilizada. Não é SOA que vai transformar os processos de negócios, e sim a web + cloud computing.[/quote]
Cloud Computing e SaaS são apenas mais dois dos motivos para se aplicar SOA, dessa vez corretamente.
Ou enxerga uma melhor solução para, por exemplo, implementação de NF-e?
Quem viver verá…
Falar nisso…
Pessoal,
Boa tarde!
Estou fazendo um projeto para um cliente, onde iremos orientar a implementação de um ESB para que seja feita a integração dos sistemas legados com o SAP e seus processos.
Eles estão indo para o lado do TIBCO e queremos apresentar o SAP PI para que eles possam escolher o que mais atende eles.
O que eu estou precisando no momento, é algum tipo de material ou comparativo entre ambos, onde eu possa ver as vantagens de os prós de cada um deles. E se possível, qual o tipo de arquivos suportados na integração.
Agradeço muito a ajuda de vocês.
Abs e obrigado.