Pessoal, oque voces usam para treinar sua lógica sem desenvolver softwares? Eu nas horas vagas tento resolver o cubo mágico de n maneiras diferentes das que eu ja sei. Pois quando voce ja sabe como resolver uma parte do cubo mágico fica facil de voce resolver, as vezes voce nem pensa direito. Outra maneira também é resolver o cubo mágico de olhos fechados (nunca consegui inteiro, somente uma parte. E ainda preciso “relembrar” as posições atuais das cores.)
E ai?? oque voces usam? jogam? acho que são dicas pode ajudar quem esta começando a ter um melhor desenvolvimento na area de programação.
Eu gosto de resolver (ou tentar) uns problemas da Maratona de Programação.
Tem esse site, em português: br.spoj.pl
[quote=Hmuller]Eu gosto de resolver (ou tentar) uns problemas da Maratona de Programação.
Tem esse site, em português: br.spoj.pl
[/quote] Eu também! tenho 25 problemas resolvidos. Podemos trocar algumas informações dos problemas, esta tentando algum atualmente?
No momento to meio parado nisso, tava estudando outras coisas.
Mas agora resolvi fazer o “Redução da Pena”, pra recomeçar os estudos. Esse ano, quero disputar a Seletiva da Maratona.
apesar de ser uma ótima dica… acho que pare quem esta começando é PUNK d+. Mas nada como uma persistencia para conseguir
Depende, ali no SPOJ tem os problemas da OBI (Olimpíada Brasileira de Informática), que são excelentes pra quem tá começando. Dá uma olhada lá.
Eu sempre comprava aquelas revistas do Sudoku, também achava bem útil pra despertar o raciocínio rápido.
Eu gosto de jogar sudoku. Treina pacas a cuca. [=
Quando vc resolve o curo magico utiliza algum tipo de calculo simbolico?
Eu gosto de pensar nas linguagens. Depois que começei a programar e vi relação com linguagens eu melhorei muito em português. Hoje, posso dizer que só erro na ortografia e acentuação. Tenho 2 jogos que penso bastante:
1º jogo - Existem substantivos, verbos, adjetivos, pronomes, objetos diretos, indiretos etc.
Assim, suponhamos que
“A” represente o substantivo ativo (Ser que realiza a ação)
“B” represente o verbo intransitivo
“C” represente o verbo transitivo direto
“D” represente o verbo transitivo indireto
“E” represente o verbo transitivo direto e indireto
“F” represente o substantivo passivo (um objeto alvo podenso ser o sofredorda ação ou alvo)
Para B, C D e E, é seguido de um numero que represente o tempo verbal.
Dessa forma eu posso ter varias construções:
A B1 = ele dorme
A C2 F = eu comprei um livro
A D2 para F = ela foi para casa
A E2 F para F = ele emprestou o livro para mim
O objetivo desse jogo e tentar classificar todos os elementos basicos de uma oração, de forma simples e de fácil explicação.
2º jogo - É possivel construir mais de 1728000 palavras com tres silabas. Acho que esse é um numero bem grande.
Diante desse numero me pergunto se é possivel criarmos uma linguagem onde cada silaba (ou no maximo 2 silabas) representassem um “axioma” de modo que ao unirmos cada um desses axiomas pudessemos construir uma palavra. Dessa forma seria necessario que aprendessemos uma quantidade pequena e finita de axiomas para que entendessemos o significado de uma palavra que nunca vimos na vida sem que precisassemos de dicionario.
Exemplo:
Vou pegar a palavra meio. Suponha que meio é constituido de 3 axiomas basicos:
me=distância
i= dividido
o = dois
Se isso fosse possivel, como a sociedade que utilizasse essa linguagem seria?
Esse site tem jogos específicos para treinar diferentes habilidades mentais: memória, flexibilidade, rapidez no raciocínio, etc.
Agora, uma coisa é treinar o raciocínio, outra coisa é conhecer algoritmos. Na própria maratona de programação, muitas questões, principalmente nas finais, exigem o conhecimento de técnicas específicas para construção de algoritmos: algoritmos de grafos, programação dinâmica, estruturas de dados, matemática discreta, teoria dos números, geometria computacional e como se não bastasse, você precisa saber medir a complexidade de tempo do seu algoritmos, pois você tem um limite de 10s para sua resposta processar as entradas. Nesse caso é muito livro pra estudar mesmo.
Alguém mencionou o Racha Cuca aí em cima…
Recomendo também, principalmente os Problemas de Lógica http://rachacuca.com.br/logica/problemas/
[quote=rmendes08]Esse site tem jogos específicos para treinar diferentes habilidades mentais: memória, flexibilidade, rapidez no raciocínio, etc.
Agora, uma coisa é treinar o raciocínio, outra coisa é conhecer algoritmos. Na própria maratona de programação, muitas questões, principalmente nas finais, exigem o conhecimento de técnicas específicas para construção de algoritmos: algoritmos de grafos, programação dinâmica, estruturas de dados, matemática discreta, teoria dos números, geometria computacional e como se não bastasse, você precisa saber medir a complexidade de tempo do seu algoritmos, pois você tem um limite de 10s para sua resposta processar as entradas. Nesse caso é muito livro pra estudar mesmo.[/quote]
Sim, por isso comentei sobre as questões da OBI, que envolvem lógica.
uma coisa que eu fico chateado é que alguns algoritmos em java nao sao aceitos pelo spoj… dizem que é por causa do tempo, que no caso se aceitassem com x tempo com algumas outras linguagens seria mais facil resolver… tah certo isso?? o tempo analisado nao é por analise de algoritmo? e nao sobre o tempo em si que o algoritmo levou?
Que tópico saudável! Estou tomando nota de todos os sites mencionados.
Esse aqui eu conheci por aqui mesmo - http://projecteuler.net/ . São problemas matemáticos, que você resolve e envia para lá.
Jogos de tabuleiro.
Na minha opinião o xadrez desenvolve bem o raciocínio por te obrigar a pensar várias possibilidades de movimentos.
Quanto mais usado, mais o cérebro se desenvolve e responde rápido, mas isso não tem nada a ver com lógica computacional. É importante estudar algoritmos para se ter um bom domínio de software.
será? acho que tudo envolve… pois o cerebro se exercita… sempre gostei de xadrez mas nunca consegui vencer um amigo meu por anos… Até entrar na faculdade e se enfiar nos livros e tentar rodar os primeiros softwares (quem nao lembra dos primeios if’s?? kkkk) quantos teclados voces quebraram?. Enfim, depois de eu entrar na faculdade as vezes eu até ganho. Eu creio que ajuda sim.
Relógio de papel funcionando.
Isso aqui é um treino interessante:
[quote=rmendes08]Esse site tem jogos específicos para treinar diferentes habilidades mentais: memória, flexibilidade, rapidez no raciocínio, etc.
Agora, uma coisa é treinar o raciocínio, outra coisa é conhecer algoritmos. Na própria maratona de programação, muitas questões, principalmente nas finais, exigem o conhecimento de técnicas específicas para construção de algoritmos: algoritmos de grafos, programação dinâmica, estruturas de dados, matemática discreta, teoria dos números, geometria computacional e como se não bastasse, você precisa saber medir a complexidade de tempo do seu algoritmos, pois você tem um limite de 10s para sua resposta processar as entradas. Nesse caso é muito livro pra estudar mesmo.[/quote]
Interessante. Naquele site SPOJ tem as mesmas questões dessa maratona?
E quanto aos livros? Quais seriam?
nao, pois a cada maratona é cadastrado os problemas. porém é um simulado perfeito pois acho que todos os que estao lá, sao de algum ano da maratona. ja estou com 42 solucionados