Bruno,
Ontem eu postei no meu blog uma lista de livros que eu considero boa para developers de todos os níveis, eu tentei colocar algo que vai de “novice to expert”.
O meu post tah aki : http://www.marciomarinho.com/blog/?p=19
Desculpem-me mas não foi escrever de novo tudo oq escrevi lá :twisted:
Não quero me desviar do assunto mas não posso deixar passar batido a questão do inglês que está aí na Thread… EU acredito e recomendo livros em inglês, em parte pq tive péssimas experiências com traduções ruins, e pq a maior parte do material vem lá de fora mesmo, e é geralmente escrito pelo autor de cada “subject”, tipo Hibernate ( Gavin King ), SpringFramework ( Rod Johnsson & CIA ) e por aí vai, e o ponto mais forte é que quanto mais você ler em inglês melhor será a sua absorção do idioma.
O ponto que você deve estar atento é o que EXATAMENTE você quer trilhar… essa eu acredito que seja a pergunta base. Digo isto pq o caminho vai depender da resposta dessa pergunta, por exemplo, se você disser q quer seguir um caminho para ser um um desenvolvedor TOP Java, então você terá que conhecer os fundamentos da linguagem, as plataformas para qual você desenvolverá ( web, client/server, distribuída ), então deverá saber sobre Servlets, JSP, EJB, WebServices, Design Patterns, etc…
Ou se você disser que pretende se tornar um arquiteto, então a trilha será mais longa, com mais design patterns e outros livros mais de arquitetura, concorrência, EAI, e por aí vai…
Se você puder e quiser dah uma lida no meu post, pois eu fiz uma sugestão que vai desde o developer Júnior até um nível de Sênior.