Trilha de Livros

Estou lendo também o Refatoração: Aperfeiçoando o Projeto de Código Existente do Martin Fowler & Co., da Editora Bookman.

É muito bem traduzido, muito agradável de ler (terminei o 3º cap), e penso que vou encontrar aplicações mais imediatas para ele que para Code Complete (talvez um pré julgamento, estou bem no começo de ambos os livros).

Fico até estasiado com a idéia de fazer uma manutenção desse nível nos códigos que mexo, quase todos pútridos de tanto bad smell. Mas fica a dúvida, talvez para tópico deste forum, como refatorar código procedural para orientado a objeto, acho que o livro não trata de situações fundo-do-poço. Vou ter que conversar com a gerente para ver se dá para incluir reformas no cronograma, evoluções atrás de evoluções sem uma parada dessas não dá.

[quote=renrutal]Estou lendo também o Refatoração: Aperfeiçoando o Projeto de Código Existente do Martin Fowler & Co., da Editora Bookman.

É muito bem traduzido, muito agradável de ler (terminei o 3º cap), e penso que vou encontrar aplicações mais imediatas para ele que para Code Complete (talvez um pré julgamento, estou bem no começo de ambos os livros).

Fico até estasiado com a idéia de fazer uma manutenção desse nível nos códigos que mexo, quase todos pútridos de tanto bad smell. Mas fica a dúvida, talvez para tópico deste forum, como refatorar código procedural para orientado a objeto, acho que o livro não trata de situações fundo-do-poço. Vou ter que conversar com a gerente para ver se dá para incluir reformas no cronograma, evoluções atrás de evoluções sem uma parada dessas não dá.[/quote]

Bem, se eu conheço o lugar onde você está trabalhando, cogitar de colocar algo assim no cronograma já vem com resposta pronta: não.
Mas, se você for fazendo por conta própria sem falar com ninguém (ou talvez falar só com o Shimo), desde que você não faça merda, ninguém vai reclamar depois.

A versão traduzida code complete eh quase o dobro da versão em inglês :lol:

Depois que conheci o livro “Programming Collective Intelligence”, virei uma pessoa triste. Leia e entenda o porque. :frowning:
Você se deprime com a própria ignorância.

Minha lista: http://www.shelfari.com/cmilfont

Ainda sobre o Refatoração:

Em toda a minha vida eu nunca li um livro técnico de cabo-a-rabo, praticamente só parando p/ durmir e comer, e olha que faço isso constantemente com outros tipos de livro. Devo dizer que não me atentei muito aos passo-a-passo das refatorações, nem das explicações que já conhecia(mover campos/métodos para Super/Subclasses, por exemplo), mas isso é de menos já que terei ele sempre em cima da minha mesa para consulta. Livros de referência são para isso.

É um livro que me ensinou a fazer coisas que sempre quis fazer em projetos, mas que nunca tive coragem de fazer estensivamente.

Meu único, mínimo porém com ele são com uns 10-5% do livro. Enquanto a imensa parte dele é fundamental e serve de referência para sempre, devo dizer que um livro que foi lançado em 2000, em uma área como a nossa, fica desatualizado rapidamente. Java 2 era coisa nova, ferramentas de refatoração para Java eram praticamente inexistentes, testes não recebiam a devida importância naquela época como nesta. XP e somente XP era a moda. Acho que essa falta no livro só me dá sede p/ procurar sobre isso fora dele. Se o Fowler lançasse a 2º versão atualizada, eu compraria com gosto.

Pra mim este livro abriu as portas para TDD e Padrões de Projeto (sem falar em preferência por IDEs com grande suporte a refatoração), exatamente como queria ao pedir esta trilha, ele foi o passo anterior àqueles que estão à frente.

Pois bem, para quem conhece do assunto que acabei de ler, por favor sugeram pós-leituras, algo a mais sobre tudo isso.

[quote=cmilfont]Depois que conheci o livro “Programming Collective Intelligence”, virei uma pessoa triste. Leia e entenda o porque. :frowning:
Você se deprime com a própria ignorância.
http://www.shelfari.com/books/3548970/Programming-Collective-Intelligence-Building-Smart-Web-2-0-Appli[/quote]
Caramba, sempre quis comprar esse livro! :smiley: Eu o conheci quando estava fazendo um trabalho sobre colônia de formigas na faculdade.
Você poderia falar mais um pouco sobre ele?

Eu sabendo inglês, é melhor eu ler este livro Code Complete em inglês ou pegar o em portugues pra ler um pouco mais rapido?
Queria saber se a tradução dele é boa ou fraca.
Alguem pode me falar ?

Eu sabendo inglês, é melhor eu ler este livro Code Complete em inglês ou pegar o em portugues pra ler um pouco mais rapido?
Queria saber se a tradução dele é boa ou fraca.
Alguem pode me falar ?[/quote]

Só li em inglês, ainda estou nos primeiros capítulos.

Indo pela editora, acho que a Microsoft Press deve ter feitouma boa tradução, mas quem sabe. Pelo menos não é a Alta Books.

Bruno,

Ontem eu postei no meu blog uma lista de livros que eu considero boa para developers de todos os níveis, eu tentei colocar algo que vai de “novice to expert”.

O meu post tah aki : http://www.marciomarinho.com/blog/?p=19

Desculpem-me mas não foi escrever de novo tudo oq escrevi lá :twisted:

Não quero me desviar do assunto mas não posso deixar passar batido a questão do inglês que está aí na Thread… EU acredito e recomendo livros em inglês, em parte pq tive péssimas experiências com traduções ruins, e pq a maior parte do material vem lá de fora mesmo, e é geralmente escrito pelo autor de cada “subject”, tipo Hibernate ( Gavin King ), SpringFramework ( Rod Johnsson & CIA ) e por aí vai, e o ponto mais forte é que quanto mais você ler em inglês melhor será a sua absorção do idioma.

O ponto que você deve estar atento é o que EXATAMENTE você quer trilhar… essa eu acredito que seja a pergunta base. Digo isto pq o caminho vai depender da resposta dessa pergunta, por exemplo, se você disser q quer seguir um caminho para ser um um desenvolvedor TOP Java, então você terá que conhecer os fundamentos da linguagem, as plataformas para qual você desenvolverá ( web, client/server, distribuída ), então deverá saber sobre Servlets, JSP, EJB, WebServices, Design Patterns, etc…

Ou se você disser que pretende se tornar um arquiteto, então a trilha será mais longa, com mais design patterns e outros livros mais de arquitetura, concorrência, EAI, e por aí vai…

Se você puder e quiser dah uma lida no meu post, pois eu fiz uma sugestão que vai desde o developer Júnior até um nível de Sênior.