Mais um tópico sobre livros? Sim! Bem… primeiro vou falar da minha situação, depois a pergunta.
Eu entro neste fórum já a algum tempo e devo reconhecer que naquelas discussões mais calorosas, de várias páginas, eu saio boiando(repositorys, domains, o que?), talvez igual alguém que não seja da área de TI que entre nas nossas salas. Enfim, pouco entendo do que estão falando. Falta base.
5 de maio agora completo 5 anos que comecei a saber sobre programação (faculdade C.Comp), e em junho próximo 1 ano que trabalho na área, desenvolvimento Java p/ Web, para o governo estadual.
Não estou procurando um catálogo de ferramentas, com martelos, alcalites, chaves de fenda e brocas de várias marcas. Se eu nem sei que tenho um prego na mão, do que adianta saber o nome da ferramenta? Acho que pra este questionamento dirão “Só com experiência”. Mas mesmo assim quero ler os livros, afinal eles também contam como experiência.
Gostaria é de uma trilha de livros a seguir, em ordem crescente, daqueles que ensinam a língua, os termos, que formam a base sólida, à aqueles mais avançados, mas tão essenciais quanto os primeiros. O tema principal é engenharia de software, arquitetura de sistemas, mas se puderem recomendar outros essenciais (e dizerem para que servem) ficarei grato.
A palavra-chave é base, essência, de preferência que tenham exemplos úteis e reais, que valham a pena (não quero saber sobre como fazer um blog com Rails).
Obs: Eu prefiro ler em português, mas se a tradução estiver ruim, o livro mal-diagramado, ou seja, se fizeram um trabalho porco, vou para inglês mesmo, é minha segunda língua. Bom não é suficiente, sugiram os excelentes!
O meu objetivo é não ter um segundo de dúvida quando me perguntarem sobre tal princípio básico (O que é acoplamento, coesão?), é responder na lata, ter tudo na ponta da língua.