Trocar Bacharel por Tecnólogo?

Por alguns motivos, estou pretendendo sair de um bacharel em Ciência da Computação (estou no inicio, 2º período) e ir para um tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, pois o tempo de duração é menor e é mais focado no mercado de trabalho. Porém temo estar fazendo uma decisão errada.

Eu sinto que estou “perdendo tempo” por estar fazendo ciencia da computação sendo que no final, trabalharei com basicamente a mesma coisa que trabalharia fazendo o tecnólogo.

Qual a opinião de vocês? No fim ter experiência na área é o que realmente importa?

Quais tuas aspirações de carreira? Acadêmica ou pesquisa ou encarar o mercado mesmo?
Afinal, se for para o mercado, você, dificilmente, será questionado sobre formação.
Agora, carreira acadêmica ou pesquisa é mais seletiva neste quesito.
P.S.: Concursos públicos, em geral, possuem discriminação a respeito de graduação.

2 curtidas

Cara, resumindo. Se você pretende fazer alguma coisa acadêmica(pesquisa, pós-graduação focada em pesquisa(stricto-sensu),etc) e/ou pretende algum dia trabalhar ou fazer algo no exterior continue no bacharel.

Eu faço tecnólogo, e cara, no fundo no fundo não muda muita coisa entre barachel e tecnólogo. Vale mais da sua ênfase mesmo, se você quer abraçar só o mercado é a escolha mais recomendável, porque você vai ficar menos tempo dentro de uma faculdade e vai focar na sua especialização direto, caso contrário é conforme eu já mencionei nas primeiras linhas.

Na minha opinião, no fim sim, experiência é o que realmente importa. Formação é o plus.

1 curtida

É exatamente isso que eu quero focar, o mercado de trabalho. Porém também o mercado exterior. Você acha que um tecnólogo não seria bom para o mercado exterior também? Pois acho que la fora eles analisam muito a experiência também, pelo que sei muito mais ainda que no Brasil.

Com raras exceções, o mercado externo é igual ao interno, tanto faz se tecnólogo, o importante é ter experiência e resolver problemas.

É tudo questão do que você quer fazer … fala-se muito sobre o que é exigido pelo “mercado” … isso é muito vago, o “mercado” é muito diverso … o “mercado” precisa desde pregador de botão em tela até pesquisador de IA … para o primeiro caso nem faculdade se exige … para o segundo costuma-se pedir pelo menos mestrado …

É que aí cara, tudo depende.
No exterior depende muito para qual país você vai e por isso o bacharel pode te ajudar mais.

Por exemplo, tem país que o bacharel é a formação mais valorizada e outra coisa que você tem que ter em mente, é que nem sempre quem vai está te avaliando vai ser alguém que se importe mais com a experiência.
O que eu quero dizer com isto, é que pode ser que alguém com perfil de “recrutador”(RH) e o cara vai considerar essa parte “formal” por assim dizer e por você não ter a formação mais valorizada e outro candidato tiver você já é eliminado de cara.

Certo que na prática mesmo, o que mais vai importar para desempenhar uma função é a experiência. mas isso não quer dizer que em qualquer país vão ter essa visão. Logo, o bacharel te dá mais segurança nisso.
Eu tô terminando meu tecnólogo e tô pensando em aproveitar ele pra eliminar disciplinas e fazer um bacharel justamente por isso.

Mas, se você souber de antemão o país de destino você pode pesquisar e ver o que tem mais peso.

Concluindo, se você realmente quer ir para o exterior eu recomendo que você continue no bacharel mesmo pois lá fora você está mais “assegurado”.

Lembrando que essa é a minha opinião, nunca participei de um processo seletivo fora, mas isso que coloquei acima é o que eu vejo a galera dizer sobre.