Estou com um problema em relação ao uso do try e do class.
Desenvolvi um aplicativo aqui no netbeans (modo visual) e coloquei diversos objetos da palheta, compondo um formulario.
Adicionei um botão para salvar e como ação adicionei um mouseClicked, no qual capturo todos os dados do formulario e insiro num banco de dados.
O problema é que quando coloco o try com as variaveis para conexão, inserção no banco, etc me aparece diversos erros la no final do código na parte de declaração de variáveis e quando executo o projeto (F6) acusa “Classe Principal não Encontrada”.
Estou com um problema em relação ao uso do try e do class.
Desenvolvi um aplicativo aqui no netbeans (modo visual) e coloquei diversos objetos da palheta, compondo um formulario.
Adicionei um botão para salvar e como ação adicionei um mouseClicked, no qual capturo todos os dados do formulario e insiro num banco de dados.
O problema é que quando coloco o try com as variaveis para conexão, inserção no banco, etc me aparece diversos erros la no final do código na parte de declaração de variáveis e quando executo o projeto (F6) acusa “Classe Principal não Encontrada”.
eu te aconselho a usar a cláusula finally para fechar as conexões…pq se tiver alguma exceção antes das 2 chamadas a close() as conexões não serão fechadas .
vc usa as variáveis em outro lugar no código? pq vc as declarou dentro do bloco try então elas só existem no escopo do bloco try. outra coisa q percebi é q está faltando uma chave pra fechar o bloco try, antes do catch.
O código está na classe main. Ele funciona corretamente sem utilização do try/catch. Porém quando utilizo o try/catch ele diz não ter localizado a classe main.
Desconfio que esse erro esteja relacionado com os catches que utilizei em outra parte do código,
a classe Main não esta sendo achada provavelmente pq esta com algum erro de compilação.
se vc não postar o erro fica dificil… se vc colocar todo o codigo que esta com problema tmb vai ajudar.
filho, vamos por partes.
1 - compilar e execuatar são coisas diferentes.
2 - vc so pode executar uma classe depois de compila-la, ou seja gerar o .class.
3 - se vc mandar executar uma classe que esta com erro de compilação, vai dar erro, pq não foi gerado o .class dela.
perguntas:
onde estão declaradas as variaveis emissor, outra_origem, tipo, responsavel, obs? parece que não etsão visiveis dentro do seu bloco try/catch.
vc esta executando:
new main().setVisible(true);
sua classe realmente é main com minuscula ou Main??? Java é Key sensitive.
se nada disso te ajudar, por favor coloque TODO o codigo da classe.