Tutorial básico para criar mapas e jogos

Olá galera,

Eu precisava de um tutorial básico para criar mapas, com colisões e movimentos, uma introduçãozinha a parte de jogos, mais especificamente com a jgame. Digo básico porque meu professor deu uma atividade na qual a gente tem somente que implementar em uma FSM (máquina de estados finitos) alguns aspectos de jogos, tais como a movimentação, tiros, etc. A minha ideia era só fazer um mapinha em 2D mesmo e inserir alguns elementos para colisões, e aí botar o personagem que você controlaria com as setas do teclado. Mas como é só uma pincelada, eu queria algo básico, fugindo daqueles livros enormes e das explicações detalhadas de cada aspecto.

Aqui tem o arquivo da FSM que ele enviou: http://www.generation5.org/content/2003/FSM_Tutorial.asp

Bom se alguém puder me ajudar agradeço muito.

Abraços.

Um bom material sobre FSM é esse aqui:
http://www.ai-junkie.com/architecture/state_driven/tut_state1.html

Esse é um capítulo do livro Programming Game AI By Example, que recomendo fortemente a compra para quem quer iniciar na IA para jogos.

Quanto ao mapa, o mais simples é você fazer um tilemap. Dê uma lida:
http://www.tonypa.pri.ee/tbw/
http://www.cokeandcode.com/collisiontilemaps
http://www.docstoc.com/docs/23952104/Tutorial-For-Creating-Tile-Based-Maps-in-Java

Opa, vou dar uma olhada aqui!
valeu mesmo!