Tutorial de pool de conexao java + mysql (descktop)

pessoal gostaria muito de mudar minha conexao para pool de conexao… e preciso de começar do começo rsrsrs

vlw

Olá,
na verdade o pool de conexões é gerenciado automaticamente pelo servidor de banco de dados. Sua configuração é feita na própria aplicação de banco de dados.

Assim o pool é uma quantidade de conexões mantidas, havendo geralmente uma quantidade máxima e mínima. Exemplo:

pool mínimo de 5 - no mínimo 5 conexões ativas, que vão ficar ocupando espaço de memória mesmo se ninguém estiver conectado.
pool máximo de 10 - máximo de 10 conexões. Se alguém mais conectar vai ficar aguardando até cair ou conseguir conectar.

Entende? :slight_smile:

Att.

Adelar muito obrigado pela a dica… confeço que eu não sei nada sobre o pool de conexão… mas começou a clariar :lol:

preciso melhor minha conexão que no momento esta assim:

[code]import java.sql.Connection;
import java.sql.DriverManager;
import java.sql.SQLException;
import javax.swing.JOptionPane;

public class conecta {

public conecta() { }
//r1net.ddns.com.br
//localhost
//127.0.0.1
String driver = “com.mysql.jdbc.Driver”; //Classe do driver JDBC
String banco = “bdr”; //Nome do Banco criado
String host = “localhost”; //Maquina onde está o banco
String str_conn = “jdbc:mysql://” + host + “:3306/” + banco; //URL de conexão
String usuario = “root”; //Usuário do banco
String senha = “nalldo36”; //Senha de conexão
Connection conn = null;
public Connection conecta(){
try {
Class.forName(driver); //Carrega o driver
conn = DriverManager.getConnection(str_conn, usuario, senha);
}catch(ClassNotFoundException e){
JOptionPane.showMessageDialog(null,“n Driver não encontrado!\n”+ e,“ATENÇÃO”,JOptionPane.WARNING_MESSAGE);
}catch(SQLException e){
JOptionPane.showMessageDialog(null,“Erro na Conexão com Banco\n”+ e,“ATENÇÃO”,JOptionPane.WARNING_MESSAGE);
} return conn;
}[/code]

então sempre que o sistema vai fazer uma consulta, iserir, atualizar etc… a conexão e abre e fecha
isso diminui o desempenho do sistema que desenvolvido com java + mysql(netbeans) desktop… ufa :lol:

Está certo… o ideal é não manter as conexões com o banco, sempre fechando no final das operações. Assim você evita de chegar ao máximo do pool de conexões e ninguém mais conseguir conectar no banco.

Att.

como eu configuro o pool de conexão do banco (mysql) :oops:

Acabei escrevendo errado no primeiro post :? :
O que o banco mantém é o máximo de conexões. A dupla de mínimo e máximo de conexões é gerenciada geralmente por aplicações intermediárias, fazendo assim o chamado pool. Assim você pede uma conexão para a aplicação intermediária, executa as instruções no banco, libera a conexão e assim devolve ela para a aplicação intermediária.

No arquivo de configuração do mysql principal (no Linux é o my.cnf, no Windows não me lembro, mas acho que tem um nome parecido), é marcado o máximo de conexões permitidas no banco:
max_connections = 100

Att.

Caso tenha interesse em se aprofundar… segue um artigo de como configurar a conexão em uma aplicação intermediária, no caso o Tomcat, e como pegá-la http://www.plugmasters.com.br/sys/materias/735/1/Conex%E3o-JNDI-utilizando-container-Tomcat
Bons estudos :smiley:

Att.

valeu Adelar… vou tentar fazer… pretendo me aprofundar sim, realmente precisso melhorar minha conexão… :roll: