TV-61 Desenvolvendo com o Ginga, o middleware brasileiro de TV digital

Site Caelum

Informativo - Caelum

A TV Digital se firma no mercado como uma nova mídia. Um novo horizonte de possibilidades se abre. Os receptores de TV estão sendo substituídos por computadores dedicados. Aplicativos de software agora interagem com fluxos de áudio, vídeo e dados, e com os próprios usuários, os quais deixam de ser apenas meros telespectadores para se tornarem participantes ativos do processo. Este cenário interativo movimenta as empresas na busca de profissionais que dominem estas novas tecnologias, já que a aposta é em um mercado em plena expansão para os próximos anos.

Comentários

Uma coisa que gostaria de saber, é não só sobre a grade do curso TV Digital mas que nicho de mercado ou clientes(nacional e internacional) o profissional que vai trabalhar com Ginga iria atuar, e outra como ele faria a distribuição de seus software, temos a questão não tem JSR para essa API ou ao menos o JCP não a vinculou, que esclarecimentos ao mercado a Caelum poderia informar para quem deseja fazer esse investimento, a atuar com desenvolvimento Java para Ginga.

Duran,

Sem querer ser chato, mas por que você não entra em contato com a Caelum, em vez de postar suas dúvidas aqui no GUJ?

Duran,

Sem querer ser chato, mas por que você não entra em contato com a Caelum, em vez de postar suas dúvidas aqui no GUJ?[/quote]
Primeiro porque estou em uma comunidade de Grupo Usuário Java, depois o assunto é orientado ao profissional java e seus colaboradores são administradores e moderadores do proprio Forúm (GUJ) e patrocinam eventos em JAVA, não vejo o porque não postar ou fazer observações ao assunto e aqui todos nós somos clientes e consultores, se houve o anuncio do Curso é porque temos informações o suficiente para rebater qualquer argumento de natureza tecnica desde usuário a profissionais interessados, sobre o assunto.

E ae Marcio.

Cara eu tb estou interessado nesse nicho de mercado. E estou com essas e outras dúvidas relacionadas ao assunto. Obviamente que ninguém vai vir aqui e te mostrar o caminho das galinhas dos ovos de ouro.

O Mercado é duvidoso, por que se você parar para pensar, temos poucas emissoras e MUITOS desenvolvedores. Quanto ao JCP existe a JSR 927 sobre TV Digiltal.

Não coloborei muito mas é o que eu tenho pra dizer por hora…

[’]s

[quote=Giulliano]E ae Marcio.Cara eu tb estou interessado nesse nicho de mercado. E estou com essas e outras dúvidas relacionadas ao assunto. Obviamente que ninguém vai vir aqui e te mostrar o caminho das galinhas dos ovos de ouro.
[/quote]
Sim, mas é algo assim você assina em baixo sem saber o que espera por você.

:arrow: http://jcp.org/aboutJava/communityprocess/mrel/jsr927/index.html (Maintenance Release) , o Ginga é nacional o que tem sobre essa tecnologia vai se sustentar em que ?; - sua arquitetura é de natureza brasileira mas o que tem de potencial frente a países que tem tradição em tecnologia, EUA, JAPÃO e Europa[b].

(NÃO IREI COMPETIR COM ELES, NÃO IREI FORNECER É ALGO QUE QUERO SABER)[/b].

:?:

Olha…até onde eu entendi o JSR 927 é oficial. Como dito na própria página.

This is an updated version of the Final Release of this Specification, as described in Section 4.2.1 of the Java Community ProcessSM Program, version 2.6.

Nosso midleware não é 100% brasileiro. Isso foi uma parceria entre Japão e Brasil. Diferente do midleware que roda na Europa e que não é tão maleável como o que foi criado aqui.

A idéia é padronizar esse conceito para toda a América e não só Brasil. O que expande o mercado para nós. E ao mesmo tempo abre barreiras para empresas estrangeiras.

Se eu escrevo, eu assino embaixo.

Ao menos ficou melhor esclarecido mas ainda pouco pelo lado comercial, todavia a forma de distribuição e comercialização ou negociação frente as midias interativas e essas poucas emissoras nada entendivel, essa interface do desenvolvedor perante ao projeto GINGA, se faz entender parecendo algo já consorciado e entre empresas, porém nada que se fale em algo Open Source,ou forma de ganho e parceria do lado do consultor, nada esclarecido.

O que eu vejo hoje para o futuro, são as emissoras contratando mão de obra para desenvolvimento interno, visto que cada interatividade demanda uma interface nova, funcionalidades novas, e interações novas.

Empresas terceirizando mão de obra também vão co-exisitir em menor escala assim como foi com o ME para celulares. O que eu não espero é um mercado tão grande quanto JEE.

alguém mais se habilita a comentar algo ??!?!?!?!

[quote=Giulliano]Olha…até onde eu entendi o JSR 927 é oficial. Como dito na própria página.

This is an updated version of the Final Release of this Specification, as described in Section 4.2.1 of the Java Community ProcessSM Program, version 2.6.

Nosso midleware não é 100% brasileiro. Isso foi uma parceria entre Japão e Brasil. Diferente do midleware que roda na Europa e que não é tão maleável como o que foi criado aqui.

A idéia é padronizar esse conceito para toda a América e não só Brasil. O que expande o mercado para nós. E ao mesmo tempo abre barreiras para empresas estrangeiras.

Se eu escrevo, eu assino embaixo.

[/quote]

Pra falar a verdade, o ginga é bem menos brasileiro do que se pensa. O projeto tv digital do brasil foi alvo de política do governo, e até de certas emissoras. O Brasil tem um projeto do seu proprio padrão de TV digital(Tecnologia Própria, que é muito superior ao europeu, e ao japonês). Mas por força política, foi implantado o padrão japonês.

[quote=juliocbq]
Pra falar a verdade, o ginga é bem menos brasileiro do que se pensa. O projeto tv digital do brasil foi alvo de política do governo, e até de certas emissoras. O Brasil tem um projeto do seu proprio padrão de TV digital(Tecnologia Própria, que é muito superior ao europeu, e ao japonês). Mas por força política, foi implantado o padrão japonês.[/quote]
Isso é porque Tecnologia em um País que nem o Brasil realmente fica dificil ter ganhos reais,e o reconhecimento aos verdadeiros Ciêntistas que criam a melhor tecnologia e não podem expor ao mundo o melhor padrão, tá cada dia mais dificil se pensar em TI neste país, aliás eu já falava tecnologia no Brasil é que nem treinamento militar, é aprender pra depois ir para outro lugar e se desenvolver, carreira é no exterior mesmo.