São Paulo - Porta-voz das emissoras diz ainda que interatividade será limitada na estréia da TV digital, em 2 de dezembro.
Embora a tecnologia permita, o foco das emissoras brasileiras com a implantação da TV digital não será transmitir programas simultaneamente, mas sim aproveitar a banda para transmitir conteúdos em alta-definição, segundo José Marcelo Amaral, membro do conselho deliberativo e vice-coordenador da área de mercado do Fórum SBTVD.
?A maioria de nós não aposta muito em multiprogramação, porque acreditamos em prover o que há de melhor em qualidade de áudio e vídeo?, disse Amaral, em nome das emissoras, durante o Painel TV Digital no Brasil, realizado em São Paulo, nesta terça-feira (02/10).
Segundo o executivo, a interatividade - mais um dos atrativos da TV digital - também será limitada na estréia da transmissão digital em São Paulo, marcada para 2 de dezembro deste ano.
Algumas aplicações de interatividade local (que não dependem de um canal de retorno para enviar informações do conversor do usuário de volta para emissora) estarão disponíveis, tais como menus digitais de programação, informações extra sobre os programas e complementos às notícias dos telejornais, conforme demonstrou Amaral.
No entanto, a chamada interatividade ?plena?, que permitirá fazer compras ou responder pesquisas pela TV, por exemplo, deve demorar mais para chegar ao telespectador, de acordo com o porta-voz.
?Não há tempo para ter tudo pronto até a estréia. Isso depende de negociações com as operadoras de telefonia e do desenvolvimento de aplicativos, entre outros fatores?, apontou Amaral. Na previsão do executivo, a interatividade plena deve levar mais um ano para entrar em funcionamento.
As emissoras vão veicular a partir de amanhã (03/10) uma campanha de lançamento da TV digital, composta por um teaser e quatro filmes, explicando as novidades da tecnologia e as suas possíveis aplicações, como interatividade e mobilidade. As propagandas vão ao ar três vezes ao dia nas emissoras participantes do projeto - Cultura, Globo, SBT, Record, rede TV e Band.
Fonte: http://idgnow.uol.com.br/telecom/2007/10/02/idgnoticia.2007-09-27.0771115865/
(Coloquei o conteúdo do link para aqueles sem acesso internet no trabalho :))