TV digital brasileira focará em alta definição e não multiprogramação

São Paulo - Porta-voz das emissoras diz ainda que interatividade será limitada na estréia da TV digital, em 2 de dezembro.

Embora a tecnologia permita, o foco das emissoras brasileiras com a implantação da TV digital não será transmitir programas simultaneamente, mas sim aproveitar a banda para transmitir conteúdos em alta-definição, segundo José Marcelo Amaral, membro do conselho deliberativo e vice-coordenador da área de mercado do Fórum SBTVD.

?A maioria de nós não aposta muito em multiprogramação, porque acreditamos em prover o que há de melhor em qualidade de áudio e vídeo?, disse Amaral, em nome das emissoras, durante o Painel TV Digital no Brasil, realizado em São Paulo, nesta terça-feira (02/10).

Segundo o executivo, a interatividade - mais um dos atrativos da TV digital - também será limitada na estréia da transmissão digital em São Paulo, marcada para 2 de dezembro deste ano.

Algumas aplicações de interatividade local (que não dependem de um canal de retorno para enviar informações do conversor do usuário de volta para emissora) estarão disponíveis, tais como menus digitais de programação, informações extra sobre os programas e complementos às notícias dos telejornais, conforme demonstrou Amaral.

No entanto, a chamada interatividade ?plena?, que permitirá fazer compras ou responder pesquisas pela TV, por exemplo, deve demorar mais para chegar ao telespectador, de acordo com o porta-voz.

?Não há tempo para ter tudo pronto até a estréia. Isso depende de negociações com as operadoras de telefonia e do desenvolvimento de aplicativos, entre outros fatores?, apontou Amaral. Na previsão do executivo, a interatividade plena deve levar mais um ano para entrar em funcionamento.

As emissoras vão veicular a partir de amanhã (03/10) uma campanha de lançamento da TV digital, composta por um teaser e quatro filmes, explicando as novidades da tecnologia e as suas possíveis aplicações, como interatividade e mobilidade. As propagandas vão ao ar três vezes ao dia nas emissoras participantes do projeto - Cultura, Globo, SBT, Record, rede TV e Band.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/telecom/2007/10/02/idgnoticia.2007-09-27.0771115865/
(Coloquei o conteúdo do link para aqueles sem acesso internet no trabalho :))

A televisão digital é algo fabuloso e revolucionário. Utilizar toda a banda disponível e com máxima qualidade é consequência da tecnologia em questão. Pode até ter uma imagem e som com qualidade menor, mas mesmo assim será maior do que a apresentada hoje. Portanto, penso que a interatividade deve ser posta em questão. A revolução da televisão digital está nisso: permitir que o telespectador possa ter liberdade de escolha; passe de passivo para ativo; escolha, pause e grave os seus programas favoritos. Ou seja, essa tendência possibilita que o telespectador “converse” com a sua televisão, escolha quando ver, como comprar, o que responder (quando de frente a um questionário televisivo).

Penso que a interatividade pode, nesse momento, até ficar em segundo plano, mas não a ponto de ser esquecida. Só não acho necessário o comentário de Amaral dizendo que a prioridade agora era utilizar toda a banda disponível e com máxima qualidade se todas as emissoras estão se “adequando” a essa nova tecnologia. Hoje o que não falta são programas capazes de criar aplicativos que podem ser utilizados na televisão digital, possibilitando uma, nem que seja única, interatividade. O telespectador quer sentir o novo, e sentirá. Uma melhora significativa de imagem e som, mas não será tão impactante quanto a interatividade. Quem tem Sky+ sabe o que eu estou falando e sente que isso se tornará absoluto quando implantado a nível nacional e de forma gratuita.

Abraços.

Eu li em um trabalho de uma turma de faculdade do Sul,
não me lembro qual ,que esse modelo brasileiro foi todo modificado para manter a hegemonia da Globo tb na tv
digital .Gostaria pro favor Bland que vc desse mais informações sobre esses aplicativos.Existe alguma ferramenta especifica para Xlet ?

[quote=Daniel.F]Eu li em um trabalho de uma turma de faculdade do Sul, não me lembro qual, que esse modelo brasileiro foi todo modificado para manter a hegemonia da Globo tb na tv digital.
[/quote]
Bem, quanto a essa informação eu não tenho nada a declarar, pois não é de meu conhecimento. Porém, quando estava elaborando a minha monografia, efetuando pesquisas e testes, me disseram que a Globo estava a favor da adoção do padrão americano. E isso estava acontecendo devido a Globo estar devendo um dinheiro para os gringos, então essa seria uma forma de tentar reduzir a dívida, ou até mesmo saná-la. Mas, vale ressaltar, que isso são apenas especulações, boatos, nada comprovado por mídia nenhuma.

[quote=Daniel.F]Gostaria por favor Bland que vc desse mais informações sobre esses aplicativos. Existe alguma ferramenta especifica para Xlet?
[/quote]
Bem, no mundo “tecnológico” de hoje o que não falta é solução para os diversos problemas. Não entendi ao certo o que você quis dizer com ferramenta para Xlet. Seria ferramenta para criar ou para exebir um Xlet?

Por via das dúvidas vou tentar explicar os dois, ou melhor, fornecer uma solução para ambos. Para você exibir um Xlet, tem o famoso XleTView. Esse programa é super simples de utilizar, fácil, interface sem muita “sujeira” e botões desnecessários e objetivo. Permite a inserção de vídeo no momento da execução de seu aplicativo (basta editar um arquivo XML, onde este apontará para a localização física do vídeo), porém este rodará em background. Ele é OpenSource e pequeno. Desconheço qualquer outro software gratuito que faça o que ele faz. Se alguém conhecer, favor anunciar.

Quanto a criação, exitem diversos frameworks que realizam a mesma coisa, porém disponibilizam de recursos diferenciados. Como framework tem o Cosmos e o AppTV (nacionais - são os únicos que conheço como livre); e tem também um plugin do Eclipse chamado WizardTV. Esse WizardTV é muito simples de utilizar e você faz a criação de seus aplicativos através de um passo-a-passo. A simplicidade faz dele uma ferramenta de utilização inicial para quem deseja se “familiarizar” com essa nova tecnologia. Vale a pena dar uma pesquisada. Em contrapartida, o WizardTV não te permite ter uma liberdade na criação de seus aplicativos devido a restrições na elaboração destes.

Pra finalizar, é uma área promissora, vale muito a pena ter o conhecimento, elaborar aplicativos, ler, estudar, testar, enfim pesquisar sobre essa nova tecnologia que já está presente em nossas vidas. Espero ter ajudado.

Abraço.

Valeu pelos esclarecimentos Bland.

A hegemonia da rede Globo já não é mais tão forte quanto era com o Roberto Marinho. Abriu-se espaço para outra emissoras.

A TV digital é uma esperança de adiar a morte da TV (claro que ainda vai demorar muito par isso ocorrer).

A população agora enfatiza a busca pelo conhecimento e não mais a ignorância de informações filtradas e manipuladas passadas para nós.