TV digital - Mídia de mão única ou dupla?

A TV atual é mídia de mão única, a informação trafaga da emissora para o receptor e pronto. A TV digital prevê o mesmo modelo ou existe a possibilidade de mão dupla…Eu ainda não entendi direito qual são os reias benefícios da TV digital enquanto canal de mídia…

Se for apenas broadcast (mao unica) não traz nenhum beneficio. Veja que existem muitas complicações técnicas pra se colocar um sistema interativo nessa escala e no campo político a evolução da internet sobre mercados até então dominados por monópolios (telefonia, difusoras, editoras) faz com que ela seja vista como risco a ser elimiado e não algo a se tirar proveito como experiéncia de rede de nível global…

Tv digital te dá opção para interagir diretamente, como internet. No nosso caso, usamos o padrão japonês, que é o pior de todos. O Brasil tem um projeto do próprio padrão, que é melhor que o japonês, e o europeu, mas por força política de alguma emissora, foi obrigado a implantar o japonês(que permite “interação”, não como as outras).

Espero ter ajudado.

Tah, mas não ficou claro pra mim ainda…O padrão adotado pelo Brasil (japonês, segundo o colega acima) prevê interatividade ou não?
Por exemplo, seria possível implementar um chat que fica rolando numa barra abaixo da janela em que é exibido o programa? Neste chat as pessoas poderiam discutir “on the fly” o que estão achando, por exemplo…E claro, isso poderia representar sérios problemas para emissoras que produzem programação de qualidade duvidosa…

[quote=Jokabeludoido]Tah, mas não ficou claro pra mim ainda…O padrão adotado pelo Brasil (japonês, segundo o colega acima) prevê interatividade ou não?
Por exemplo, seria possível implementar um chat que fica rolando numa barra abaixo da janela em que é exibido o programa? Neste chat as pessoas poderiam discutir “on the fly” o que estão achando, por exemplo…E claro, isso poderia representar sérios problemas para emissoras que produzem programação de qualidade duvidosa…[/quote]

Não é um problema de padrão, mas de rede que não escala, e com isto não estou falando do servidor ser escrito em Ruby, mas com a capacidade do novo sistema de lidar com os usuarios do sistema antigo + serviços interativos, não escala economicamente falando.

Um problema de lidar com a estrutura legada, no caso? Se puderes desenvolver um pouco mais este raciocínio, acho que seria útil para mim…

E sobre a minha idéia do chat…Seria viável, em teoria?

Atualmente, a tv digital é vista como um processo evolutivo e revolucionário. Tal visão, tem como base planos futuros de interatividade com o teleespectador, os quais possibilitarão a utilização de grande parte (se não todos) os recursos desta nova forma de tranmissão. :wink:

"

[quote=Jokabeludoido]Um problema de lidar com a estrutura legada, no caso? Se puderes desenvolver um pouco mais este raciocínio, acho que seria útil para mim…

E sobre a minha idéia do chat…Seria viável, em teoria?[/quote]

Claro, que tipo de rede neste caso? centralizado? p2p?

O pradão japonês provê a interatividade que você citou(o caso do chat). Mas inicialmente, só receberemos o sinal e o decodificaremos. Para interagir, precisa de hardware específico, no caso uma TV digital. Hoje a maioria das tvs digitais, ainda são muito caras.

"

[quote=marcosalex]
Pois é, nem nos EUA as vendas estão no ritmo desejado. [/quote]

Isso. Mas o que mais me deixa triste, é abandonar um projeto nosso, para usar um muito inferior.
Fazer o que, isso é política.