Galera, to usando o ubuntu 10.10 32 bits,tinha instalado o 11 mas tive problemas pois não consegui instalar quase nenhum programa com ele,sempre ficava dando erro com pacotes quebrado ai resolvi voltar para o 10.10, só que agora quero deixar minha maquina mais rapida,sera que instalando o ubutnu 64 vai dar muita diferença ou a mudança de velocidade é pouca?No caso da versão,qual seria a melhor,11.04 ou continuar na 10.10?
Quanto você possui de memória RAM nessa máquina?
E ai blz?
Olha no meu note com um Turion x2 64 bits, 4 Gb de Ram ficou lento =(
Resolvi voltar para a 10.10
Abraço
[quote=caiomalheiros]
E ai blz?
Abraço[/quote]
Isso é bastante relativo. Eu perguntei a ela sobre a quantidade de memória RAM para poder sugerir algo a respeito da arquitetura do sistema (32 ou 64). Existem N fatores que podem causam lentidão em seu Linux, só que também existem N fatores que possibilitam melhorar seu desempenho. Em máquinas mais modestas, por exemplo, você não pode usar um gerenciador de janelas pesado, como o KDE, por exemplo. Você deve optar por um gerenciador mais minimalista, como Xfce, ou até mesmo os *box, como o FluxBox, BlackBox, e etc.A quantidade de serviços que estão rodando, e iniciando junto com o sistema também é outra coisa a ser falada.
[quote=Andre Rosa][quote=caiomalheiros]
E ai blz?
Abraço[/quote]
Isso é bastante relativo. Eu perguntei a ela sobre a quantidade de memória RAM para poder sugerir algo a respeito da arquitetura do sistema (32 ou 64). Existem N fatores que podem causam lentidão em seu Linux, só que também existem N fatores que possibilitam melhorar seu desempenho. Em máquinas mais modestas, por exemplo, você não pode usar um gerenciador de janelas pesado, como o KDE, por exemplo. Você deve optar por um gerenciador mais minimalista, como Xfce, ou até mesmo os *box, como o FluxBox, BlackBox, e etc.A quantidade de serviços que estão rodando, e iniciando junto com o sistema também é outra coisa a ser falada.[/quote]
Pode ser que estejam instalados programas de 32 bits no sistema de 64. Estes são emulados para se adaptar à arquitetura, daí talvez cause perda de desempenho.
Meu notebook é um core i3 com 3gb de ram,vale a pena instalar 64 bits?
Use o de 64 bits, até porque, você pode querer aumentar sua quantidade de mem. RAM mais tarde. Se preferir, baixe a ISO de cada arquitetura, e teste cada uma sem instalar no HD (Live CD), e tire suas próprias conclusões.
Instalar 64 bits pode melhorar a performance do sistema para programas que usam mais memória. Programas que forem de 32 rodarão emulados e podem ter certa perda de performance devido a isso (não necessariamente todos terão).
A mesma lista de programas que tem no 32 vai ter no de 64 ou vai mudar alguma coisa?Caso eu queira instalar um programa de 32, a instalação é normal?
Teoricamente a performance seria semelhante… e teoricamente programas 32 bits rodam em 64 bits…(sem usar emulaçao inclusive, antigamente era emulado e isso foi uma barreira para os 64 bits até conseguirem uma forma de rodar o 32 bits (quase que) nativamente numa máquina de 64 bits…)
Teoricamente também (aí já envolve conhecimentos de arquitetura de computadores que eu nao tenho) um programa rodando em 64 bits gasta mais memória do que o mesmo programa rodando em 32 bits… (como voce tem só 3gb já é algo a se pensar)
Isso porque o int de um programa 32 bits é 32 bits e o mesmo int no programa 64 bits é 64 bits (ou seja… as variáveis usam mais espaço de memória)
Então… dois testes que você tem que fazer é… o teste de performance para programas de 32 bits rodando na plataforma 64 bits… e a quantidade de memória
Programas 64 bits feitos exclusivamente para 64 bits (se for otimizado para 64 bits) podem ter performance superior…
Enfim… nao é tao simples dizer… heheh
Depende da arquitetura de sua cpu.
Agora complicou, o 64bits gasta mais ram do que o de 32?Se for assim então nem vale a penar mudar
Pode ser que sim… mas não necessariamente…
Como eu disse, isso depende de conhecimento de arquiteturas de computadores que eu não tenho…
Mas… a minha teoria faz algum sentido…
Sistemas 32 bits não suportam mais de 4 GB de ram (na verdade não é 4, é um pouco mais de 3).
Gastam um pouco mais, sim. Não o dobro, mas gastam. Atualmente estou com o Ubuntu 64 bits, e gostando.
Se você tiver sua home em uma pasta separada, teste por uns tempos a versão 64 bits, qualquer coisa vai ser simples voltar.
O sistema tem mais desenmpenho porque o barramento de 64 é o dobro de um de 32. Razões físicas. Num sistema linux rodar 32 ou 64 acaba sendo indiferente de determinada forma, pois raramente você vai instalar aplicações de duas arquiteturas na mesma máquina, ao contrário do windows.
[quote=juliocbq]Num sistema linux rodar 32 ou 64 acaba sendo indiferente de determinada forma, pois raramente você vai instalar aplicações de duas arquiteturas na mesma máquina, ao contrário do windows.
[/quote]
Pode explicar melhor,não entendi direito oque vocẽ quis falar
no meu note (core i3 com 4gb de ram) estou usando o ubuntu 11.04 (muito a contragosto). Abri mão de usar toda a memória (só reconhece 3,5Gb) pela compatibilidade (flash principalmente).
No desktop estou usando o Natty 64. Estou tendo alguns problemas de performance gráfica com a placa de vídeo (ATI 4890) usando o Unity.
No meu caso no desktop uso o 64 pois rodo até 4 máquinas virtuais com sistemas operacionais diferentes ao mesmo tempo. Se não for o seu caso, vá de 32 mesmo (recomendado para download pela canonical).
[quote=Z]no meu note (core i3 com 4gb de ram) estou usando o ubuntu 11.04 (muito a contragosto). Abri mão de usar toda a memória (só reconhece 3,5Gb) pela compatibilidade (flash principalmente).
[/quote]
Cara,
No Ubuntu você pode perfeitamente utilizar 32 bits e enxergar toda a sua memória, é só instalar um kernel PAE. Dá uma pesquisada no Google por Ubuntu + PAE.
[quote=Luciano_Lopes][quote=juliocbq]Num sistema linux rodar 32 ou 64 acaba sendo indiferente de determinada forma, pois raramente você vai instalar aplicações de duas arquiteturas na mesma máquina, ao contrário do windows.
[/quote]
Pode explicar melhor,não entendi direito oque vocẽ quis falar[/quote]
Acaba sendo trivial porque se você instala um sistema linux de 64 bits, o gerenciador de pacotes só vai instalar aplicativos referentes a sua arquitetura. No win não existe isso. Se você usa um win 64 grande parte dos programas(uns 70%) rodam em 32 bits(foram compilados para 32 bits).