Ubuntu em máquinas virtuais no Windows 7

Pode parecer meio deslocado este tópico nesta comunidade. Mas justifico a abertura dele aqui por diversar razões:
-Não sou usuário de Linux em geral, então, tenho pouca experiência com isso.
-Sei que muita gente aqui trabalha bastante com Linux, pelas discussões que acompanho
-Estou bastante familiarizado com este fórum e sei que o pessoal aqui tem bastante experiência e conhecimento em diversos assuntos relacionados à informática.

Estou tentando rodar uma iso de Ubuntu 10.04.3 LTS dentro do Windows 7 que tenho instalado na minha estão de trabalho no laboratório.
No futuro pretendo fazer um dual-boot, mas eu preciso rodar uma aplicação Linux urgentemente e não vou ter tempo pra fazer os backups.
A solução que encontrei foi tentar usá-lo através de máquinas virtuais.

Tinha duas opções: Vmware e virtualbox, baixei ambas.
VirtualBox 4.1.2
VMware-player-3.1.4

Tentei instalar a Vmware e parece travar durante a instalação. Aparece uma tela de aplicação cinzenta, sem nada dentro. E fica assim. Pensei que poderia estar demorando, então deixei ao longo da madrugada. Mas continuou assim. Algupem sabe se há problemas para instalar ela no Windows 7?

Com o Virtualbox, eu segui os tutoriais convencionais sobre como rodar ubuntu através dele. Criei o disco virtual com mais de 10 gigas, coloquei quase 1 giga de RAM e rodei o iso. As configurações dessa máquina virtual estão na imagem em anexo. O Linux rodou bem. Mas, quando tentei instalar uns pacotes, recebia um aviso de que o disco estava cheio. Diz que só tenho 1.3 Giga para usar e que está todo ocupado. Estou fazendo algo de errado? Parece que o Linux náo está acessando aquele disco virtual que eu criei. Pelo fato de eu trabalhar pouco com o Linux, talvez eu tenha ignorado alguma coisa.

Alguém pode ajudar? Agrade;o desde já.

Qual é a sua placa de vídeo?
Processador? x86 ou amd_64?

cara, eu já fiz varias esperiencias com linux, mas nunca tive problema.

hoje no meu notebook rodo Windows 7 e Ubuntu 11.04 em dual boot.

voce tá usando Ubuntu 32bits ou 64bits??

quais as configurações do PC que está utilizando?

Opa Joka…Seguinte.

Maquina virtual, nada mais é que uma maneira de se instalar um sistema dentro do sistema, ou seja, ela é independente e ao msm tempo não…
Independente pq é um outro SO instalado, tem suas particularidades etc e tal, tanto é que se vc colocar um ip no Linux e na maquina virtual RuWindows, com faixas diferentes mas escopo o mesmo elas se encontram…algo do tipo: ping linux e ping windows, tera respostas. Uma definição mais grotesca é: “Um computador dentro do computador”
Não independente, pq esta instalada dentro de outro SO, precisando assim unicamente deste pra iniciar e usar os perifericos.

Mas vamos la ao que penso ser o seu problema.

1 - O vmware-player ficou travado pq ele não cria maquinas virtuais, ele é apenas um “player”, para criar a maquina virtual vc precisaria do VMWare Workstation ou o Server ou outro da categoria, e assim depois usar o player para inicia-la ou o proprio q vc criou, mas o player não cria maquinas virtuais.

2 - O virtualbox é uma ótima opção, eu partircularmente o uso no Linux para instalar o RuWindows para meus beta test. O fato dele estar dando esta mensagem provavelmente é o espaço em disco que vc reservou para a instalação, mas pelo visto vc deixou 10gb, pelo menos é o q relata. Bem, 10g são mais q suficientes pra instalar, porem o Linux diferentemente do RuWindows trabalha de uma maneira diferente com as partições…E provavelmente sera esse o problema.

Na hora de instalar o Linux, nas opções de criar as partições, vc precisa criar varias ou deixar o proprio Linux criar pra vc, eu como administrador prefiro cria-las…seria algo do tipo: /boot /home / e swap.
provavelmente aqui é onde vc pecou.

aqui um link onde vc pode sacar o q to falando: http://www.hardware.com.br/livros/entendendo-linux/particoes-linux.html

Lembrando, q a maquina virtual é independente e não independente.

[]s e boa sorte !

Eu estou em outra máquina neste momento, então não consigo dizer quais são as configurações da máquina em que estou tentando rodar a máquina virtual. Verificarei isto à noite.

Acho que não expliquei direito o meu problema, pelos comentários. Então, vou tentar esclarecer.

Eu tenho instalado o Windows 7 e quero rodar nele um Ubuntu 10.04.3 LTS 32 bits.

Com o Vmware player (baixei o player porque não quero fazer uma máquina virtual, só rodar mesmo), em outra máquina que tenho, rodando Windows Vista, eu consigo instalar o Vmware e consigo rodar a iso do Linux que baixei. Nesta máquina com Windows 7, eu sequer consigo instalar o Wmware player. Fica travado, mostrando apenas aquela tela cinzenta que comentei. Quer dizer, eu sequer consigo instalar e abrir o vmware para poder rodar o Linux. Então, o problema aqui não é nem referente ao Linux, porque sequer consigo chegar na etapa de dizer ao vmware que quero rodar aquela iso. O problema está em instalar o wmWare player no Windows 7, pelo que estou vendo. Procurei no google e não vi ninguém relatando problemas parecidos.

Agora, como eu dizia, o Bubuntu rodou no Virtualbox. Só que eu achei estranho uma coisa. Quando eu rodei o ubuntu no vmWare (em outra máquina, com Vista, não naquela em que relatei o problema, com windows 7), ocorreu uma instalação do Linux. No virtualbox simplesmente saiu rodando (parecido com um live cd). Aí ocorre este problema da falta de espaço. O disco virtual que eu criei de 10 giga, parece não estar sendo “visto” pelo Ubuntu que está rodando no virtualbox. Eu provavelmente estou fazendo algo de errado neste sentido. Deveria ocorrer uma “isntalação” do ubuntu no disco virtual?

Obrigado pelas dicas, pessoal.

o virtualbox faz tudo isso automaticamente.

1. Tela cinza = placa de vídeo. Sua máquina virtual ou o próprio hospedeiro podem não ter uma gpu com memória adequada.
  2. sem espaço no disco rígido, quer dizer isso mesmo. Você deve estar usando alguma outra imagem semelhante com menos espaço.

Nunca tentei com o LTS, mas o Ubuntu 10.10 e o 11.04 eu uso direto no Win 7 com VMware Player.
Ao contrário do que disseram aí acima, e apesar de ainda se chamar Player, a versão atual do VMware Player tambem cria as máquinas virtuais. E continua free. É uma mão na roda!
Eu sempre crio a partir de uma ISO baixada no HD, com as configurações sugeridas pelo VMware Player, e sempre “funfa”.

Sobre o Virtualbox.
Que vergonha, pessoal. Desculpem aí por fazê-los perder tempo com algo tão banal. Eu simplesmente não estava instalando o Ubuntu. Quando ele começa a rodar ao iniciar a máquina virtual, eu achava que ele já rodava como se estivesse isntalado no disco. Na verdade, ele parece rodar com um live cd. É por isso que ele dava aviso de falta de espaço, não estava instalado. Agora eu instalei efetivamente no disco virtual que eu criei e está tudo funcionando conforme o esperado.

Sobre o vmware.
Não creio que seja problema da placa de vídeo. Tenho a impressão de que você está pensando que esta tela cinza aparece quando estou tentando rodar o Ubuntu na Vmware, mas ela aparece ainda quando estou tentando instalar a vmware no Windows. Quer dizer, eu não consigo instalar a vmware, nem chego na parte que tento rodar o ubuntU nela. Mas vou verificar os requisitos de vídeo, de qualquer forma.

Obrigado aí pessoal.

[quote=Jokabeludoido]Sobre o Virtualbox.
Que vergonha, pessoal. Desculpem aí por fazê-los perder tempo com algo tão banal. Eu simplesmente não estava instalando o Ubuntu. Quando ele começa a rodar ao iniciar a máquina virtual, eu achava que ele já rodava como se estivesse isntalado no disco. Na verdade, ele parece rodar com um live cd. É por isso que ele dava aviso de falta de espaço, não estava instalado. Agora eu instalei efetivamente no disco virtual que eu criei e está tudo funcionando conforme o esperado.

Sobre o vmware.
Não creio que seja problema da placa de vídeo. Tenho a impressão de que você está pensando que esta tela cinza aparece quando estou tentando rodar o Ubuntu na Vmware, mas ela aparece ainda quando estou tentando instalar a vmware no Windows. Quer dizer, eu não consigo instalar a vmware, nem chego na parte que tento rodar o ubuntU nela. Mas vou verificar os requisitos de vídeo, de qualquer forma.

Obrigado aí pessoal.[/quote]

eu estava imaginando no vbox. De qualquer forma esse tipo de problema é recurso de vídeo. Dá uma olhada na simulação da gpu. Deve haver uma maneira de configurar a memória disponível para placa de vídeo no vmware também.

Mas aí é que está…Como eu disse, eu não estou nem conseguindo instalar o vmware para poder configurá-lo. Essa tela cinza aparece quando tento instalá-lo. Assim que dou o duplo clique no arquivo de instalação, aparece a tela cinza.

Achei que pudesse ser incompatibilidade com o Windows 7, apesar do site dizer que é compatível.