Antes de mais nada: Minha experiência com FreeOpenSourceSoftware é intermitente. Comecei por volta de 2001 com o Conectiva 6 -> RedHat 7 -> Debian Woody -> FreeBSD 6 -> OpenBSD. Mas atualmente só tenho o WindowsXP no PC.
A última vez que usei GNU/Linux, Ubuntu, foi ano passado no penúltimo emprego. Não gostei nem um pouco do Ubuntu Server, a manpage do firewall falava uma coisa, o comando fazia outra e a documentação (Ubuntu Server Guide) é quase tão boa quanto o Centro de Ajuda e Suporte do Windows, não estou zuando. Mas nem por isso vou falar que não presta ou que “makes Linux look bad”, resolveu meu problema.
Quanto a matéria postada: Considerando que aqui é um fórum de programadores, caras que metem a mão na massa e produzem software. Vocês acham realmente que é fácil manter uma distribuição desse tamanho? Ainda mais quando ela tentar ser a mais “amigável” possível para o usuário? E o kernel então… Vocês acham realmente que é fácil manter um kernel desse tamanho? Com desenvolvedores mudando códigos toda hora e trazendo novas features? Eu sempre fico de olho em quem escreve esse tipo de crítica, porque é muito fácil comparar distros, OSs ou até versões da própria distro sem entender o que se passou por de trás dos panos. Se fosse fácil seria assim: mate uma galinha preta virgem, tome umas cachaças, dê umas giradas e pronto, a nova versão do seu software predileto sem bug nenhum. Reclamar é fácil, comparar é fácil, fazer é muito difícil. Por isso eu não vou nem um pouco com a cara desses que ficam escrevendo esse tipo de coisa ou fazendo a guerrinha do “o meu é melhor que o seu”.
É como o Theo de Raadt falou uma vez:
There is no community that you speak of.
There are people who write diffs, and people who don’t write diffs.
In that sub-group of people who don’t write diffs, there are a few who
whine loudly and say we are the reason why. Boo hoo.
If you’re not going to write diffs, stop being whiny babies who say
that you don’t write diffs because of us… either step up to the
plate or shut up.
geez, is this kindergarden?
:twisted::twisted::twisted::twisted: