Ubuntu makes linux look bad

Há algum tempo li esse artigo (em inglês):

http://www.linux-mag.com/cache/7600/1.html

Nele, Christopher Smart lista alguns dos vários (quarenta) bugs “esquisitos” que a versão estável do Ubuntu traz, como problemas com Pen Drives, problemas com arquivos maiores que 512 MB, opção de hibernar não disponível com particionamento automático entre outros.

Eu uso Ubuntu no trabalho e realmente já tive alguns problemas com ele… ele trava algumas vezes, qnd eu coloco meu MP3 pra encher a bateria, ele fica ligando e desligando o MP3 várias vezes, mostrando a cada vez que liga novamente a pasta Media, que é o que tem dentro do MP3… chego a ficar com 10 pastas abertas pq se fechar ele desliga o MP3 de novo…

Pessoal… lembrando que esse tópico não é Windows x Linux… assim como qualquer sistema grande, Ubuntu (na opinião do autor e na minha tmb) tem mostrado alguns problemas… O fato de ser OpenSource deveria, na teoria, ajudá-lo, já que mais pessoas poderiam contribuir com ele…

Você concorda com o autor? Discorda? O que tem a dizer?

Usando o Ubuntu aqui como meu SO default em casa e no trabalho, e há 3 meses no servidor também.

Os problemas que você citou não aconteceram comigo, ja tive um ou outro bug chatinho mas nada impossível de se corrigir ou que eu não consiga conviver.
No mais, hoje é meu sistema operacional predileto. A base de pacotes no repositório Debia é fantástico, até hoje não teve nada que eu precisei e não encontrei.

Para eu essa versão 9.10 está melhor que a 9.04, claro que tive alguns problemas com ela, mais é assim, linux não é perfeito como muito falam.
Uma dica para ajudaram reportem os bugs:
https://launchpad.net/ubuntu/+bugs

Não uso pessoalmente por motivos pessoais. Mas uso no servidor daqui e só temos problemas com a performance (se encher a swap, abraço, reinicia que resolve).

Tirando essas coisas, parece ser um sistema muito bom. Pena que eu não tenho skill pra contribuir (não tenho a menor idéia do que tem que ser programado num SO )…

Depende do que quer ajudar se quiser programar o kernel do linux:
http://kernelnewbies.org/

Agora se quer ajudar outros projetos geralmente as páginas tem instruções para isso.

Uso Ubuntu 100% do tempo, tanto pra trabalho quanto pra uso doméstico. Não tive problemas parecidos aqui. Aliás, pelo contrário:

O Ubuntu se mostrou, dentre as versões que já testei (OpenSuse, Fedora, Slackware…) , a distribuição mais amigável e simples, no que tange a reconhecimento de drivers, integração com periféricos e instalação de aplicativos.
Apesar de reconhecer que Ubuntu tem inúmeras falhas (atire a primeira pedra aquele que não tem pecado), ainda acredito que seja a melhor opção pra usuários non-hacker. É uma distribuição que tem como premissa facilitar a vida do “usuário comum”, segue um forte ritmo de desenvolvimento e vem evoluindo em bom passo. Por isso aposto nessa iniciativa.

De qualquer maneira, somos livres pra usarmos o que der na telha, não é mesmo :wink:

obs: Assim que conseguir juntar fundos suficientes, vou buscar meu macbook pro com o incrível snow leopart, na apple store, sem dúvida!

[quote=asaudate]Não uso pessoalmente por motivos pessoais. Mas uso no servidor daqui e só temos problemas com a performance (se encher a swap, abraço, reinicia que resolve).
[/quote]

Eu vim de servidores Windows, então pra mim o Ubuntu server está sendo uma maravilha principalmente em relação a performance.
De qualquer forma, eu teria muito, mas muiiiiito medo se meu servidor estivesse enchendo a swap.

Eu uso tem um ano e estou bem satisfeito. O único problema que venho tendo é com aceleração 3d, mas aí é problema da minha placa e do driver do fabricante.

Antes de mais nada: Minha experiência com FreeOpenSourceSoftware é intermitente. Comecei por volta de 2001 com o Conectiva 6 -> RedHat 7 -> Debian Woody -> FreeBSD 6 -> OpenBSD. Mas atualmente só tenho o WindowsXP no PC.

A última vez que usei GNU/Linux, Ubuntu, foi ano passado no penúltimo emprego. Não gostei nem um pouco do Ubuntu Server, a manpage do firewall falava uma coisa, o comando fazia outra e a documentação (Ubuntu Server Guide) é quase tão boa quanto o Centro de Ajuda e Suporte do Windows, não estou zuando. Mas nem por isso vou falar que não presta ou que “makes Linux look bad”, resolveu meu problema.

Quanto a matéria postada: Considerando que aqui é um fórum de programadores, caras que metem a mão na massa e produzem software. Vocês acham realmente que é fácil manter uma distribuição desse tamanho? Ainda mais quando ela tentar ser a mais “amigável” possível para o usuário? E o kernel então… Vocês acham realmente que é fácil manter um kernel desse tamanho? Com desenvolvedores mudando códigos toda hora e trazendo novas features? Eu sempre fico de olho em quem escreve esse tipo de crítica, porque é muito fácil comparar distros, OSs ou até versões da própria distro sem entender o que se passou por de trás dos panos. Se fosse fácil seria assim: mate uma galinha preta virgem, tome umas cachaças, dê umas giradas e pronto, a nova versão do seu software predileto sem bug nenhum. Reclamar é fácil, comparar é fácil, fazer é muito difícil. Por isso eu não vou nem um pouco com a cara desses que ficam escrevendo esse tipo de coisa ou fazendo a guerrinha do “o meu é melhor que o seu”.

É como o Theo de Raadt falou uma vez:

[quote]There is no community that you speak of.

There are people who write diffs, and people who don’t write diffs.

In that sub-group of people who don’t write diffs, there are a few who
whine loudly and say we are the reason why. Boo hoo.

If you’re not going to write diffs, stop being whiny babies who say
that you don’t write diffs because of us… either step up to the
plate or shut up.

geez, is this kindergarden?
[/quote]
:twisted::twisted::twisted::twisted:

Olá GradeBook

Acho que o que o autor do artigo quis dizer é que, por Ubuntu ser uma das distribuições mais usadas no planeta, as pessoas tentem a escolhê-la quando querem conhecer o ambiente Linux e acabam se frustrando com alguns problemas “bobos” que enfrentam.
Eu mesmo cansei de ouvir que Linux é mais seguro, que Linux não trava e quando comecei a usar o vi travar várias vezes…

Bom, foi o que eu disse lá em cima. Ubuntu é uma distribuição grande e tem seus problemas. O problema é que essa versão foi considerada “estável” e, mesmo assim, tem problemas de versão beta.
Sobre a magnitude de um projeto, é um problema de seus mentores. Ora, faltou organização para manter uma distribuição desse tamanho!
E sobre ser amigável, essa é a primeira coisa que um usuário (doméstico ou não) olha em um sistema, a facilidade de uso.

Vale o que eu disse acima :wink:

Mas em nenhum momento foi feita nenhum tipo de comparação entre OSs e nem entre Linux distros.

Mais uma vez acho que a discussão é sobrw a distro Ubuntu… se vc acha q o autor está certo ou não em dizer que ela não causa boa impressão para os usuários e por que motivo vc acha isso… ^^

Não estou levando nada pro lado pessoal, caso tenha parecido, e sei que você também não está. :lol:

É que nesse tipo de assunto as coisas acabam sendo tratadas de uma maneira muito simplista, vide o própio título da matéria do cara. É esse tipo de coisa que sempre acontece independente de OS, distro, etc. e que eu não suporto. Por isso é que expandi a minha crítica ao autor para além do Ubuntu.

Entendi.

Eu acredito que o título dele faz o que tem que fazer… chamar a atenção apelativamente para que as pessoas tenham interesse em lê-lo.

Se fosse um título do tipo Analisando o Ubuntu, apesar de ilustrar bem do que o artigo trata, não chamaria tanta atenção… =)

Na minha humilde opinião de recém chegado ao linux digo o seguinte. Qualquer distro linux é melhor que o windows.

Eu já havia mexido com distribuições linux antes, principalmente com os falecidos Conectiva e Kurumim, mas nunca havia sido meu SO principal, por causa de várias dificuldades de hardware e de configuração, e eu não tinha tempo/paciência para resolver.

Estou usando o Ubuntu desde a 8.04 e, sinceramente, não me lembro qual foi a última vez que usei o Windows em casa. Aliás, o Windows só não foi limado ainda do meu PC por causa da minha esposa (ela agora usa praticamente só o Ubuntu, mas quer ter o Windows instalado para casos de “emergência” :smiley: ).

Historinha divertida que passei neste fim de semana:

Fui ao shopping com minha esposa e entramos em uma mega loja de informática recém inaugurada. Tinha PCs, Notes, impressoras e…Macs.

Minha esposa ficou encantada com o Mac (mulheres adoram essas coisas cut-cut…). O vendedor, ao ver o interesse dela e de olho na comissão (R$ 4.000,00 o bichinho…) já chegou falando como o Mac OS é bom, não trava, não pega vírus…eu olhei pra cara dele e quase disse: o meu também…

Mania que as pessoas têm de achar que todo mundo usa Windows…

[quote=pango]
Historinha divertida que passei neste fim de semana:

Fui ao shopping com minha esposa e entramos em uma mega loja de informática recém inaugurada. Tinha PCs, Notes, impressoras e…Macs.

Minha esposa ficou encantada com o Mac (mulheres adoram essas coisas cut-cut…). O vendedor, ao ver o interesse dela e de olho na comissão (R$ 4.000,00 o bichinho…) já chegou falando como o Mac OS é bom, não trava, não pega vírus…eu olhei pra cara dele e quase disse: o meu também…

Mania que as pessoas têm de achar que todo mundo usa Windows…
[/quote]
:lol: Que mania! Maldita mania.

Mas quanto à crítica daquele cara, é simplesmente incabível. Faltou organização da equipe para o lançamento? Provavelmente. O sistema tem bugs? Claro (assim como qualquer outro; ainda bem que ele não fez um “Hey Vista, Stop Making Windows Look Bad” a contagem ia ser grande - não querendo comparar SOs, mas o Vista foi uma furada…). Agora, ele não pode simplesmente dizer que a distribuição que mais ajudou a popularizar o Linux (e a mais usada atualmente) está fazendo o Linux parecer ruim.

Além do mais, alguns dos bugs citados não são do Ubuntu (são de softwares disponíveis para ele que estão no repositório). Poderia ser pensado como instalar um programa no seu Windows, ele não funcionar direito e você mandar um e-mail reclamando para a Microsoft (novamente: não há como comparar; foi só uma analogia pois são universos totalmente diferentes).

E como já dito aqui: falar mal é fácil… críticas construtivas geralmente são bem aceitas, mas apenas reclamar… (sem contar que a “distribuição” - na verdade, apenas um instalador para o Gentoo - que ele fez deve ser perfeito; tanto que a página de bugs está fora do ar).

Ainda sim, creio que o Ubuntu seja a melhor distribuição “para gente normal” hoje, e continuará com esse cargo, com todas as suas inúmeras funções que não foram citadas.