Udp?

Olá, pessoal do GUJ.

Eu já aprendi a como manter uma conexão entre sockets TCP. Agora tenho um outro objetivo. Eu gostaria de fazer um simples jogo de rpg online. Eu pesquisei na internet e em vários tópicos eles comentavam que a conexão de um socket TCP não era recomendada pra jogos online. Então disseram que era para eu procurar sobre UDP em Java, pois diziam ser mais eficiente. Peço a vocês, por favor me apontem as vantagens de se usar esse tipo de protocolo e que tipo de dicas vocês podem me dar para desenvolvimento de um jogo online.

Grato, desde já.

Numa visão bem simples, o UDP transfere os dados de forma mais rápida que o TCP porque não faz muitas validações que garantem a integridade dos dados…porém aumentam o tráfego.
O UDP é indicado em casos em que não é necessário garantir a entrega íntegra dos dados, por exemplo a transferência de vídeo.

Opa, valeu pela sua resposta.

Obrigado pela breve explicação! Você ou alguém pode me indicar algum site ou me dar alguma dica de como eu devo realizar essa transferência do estado dos jogadores?
Eu tenho um palpite: Eu devo criar uma classe ‘jogador’ que envie o seu estado atual como o quadro da animação atual e posição.
O problema nesse meu palpite é que eu não sei como criar uma conexão por protocolo udp e passar o valor de uma variável. Ajuda?

Dê uma olhada nesse tópico do GUJ sobre o assunto, acredito que pode ajudar bastante: