Ultimo registro do banco de dados

Pessoal…

é o seguinte, eu tento puxar o ultimo registro do meu banco para poder jogar dentro de um caixa de texto o proximo a ser cadastrado:

<% res = stm.executeQuery(" select max(cod_cliente) from clientes"); int cod_cliente; if (res.next()) { int cod = res.getInt(1) + 1; cod_cliente = cod; out.println("<input name='cod_cliente' type='text' id='cod_cliente' size='2' maxlength='4' readonly value=" + cod_cliente + ">"); } %>

o problema é que se eu cadastro um e deleto o proximo que ele puxa é o ultimo cadastrado mais 1, correto?

mas se eu ja cadastrei 10 e deletei os dois ultimos o proximo que ele puxa é 9, mas cadastra como 11…

queria entao que ele puxa-se o 11, ou entao cadastra-se como 9…

entenderam?

será que alguem pode me dar uma força… to aprendendo ainda… mas um dia eu chego la… haha :smiley:

valeeu, abraço

Cara, seguinte… pra ti pegar o ultimo registro no teu banco de dados usa o last()!

... if(res.last()) {...}

Eno select faz o seguinte:

Certo?

ah blz, brigadao pela ajuda

flw

olá

faça no sql:

select max(cod_cliente) from clientes

que seleciona o ultimo cadastrado

Falow doidão

pessoal, meu problema ainda não foi solucionado,

é o seguinte:

tenho por exemplo 5 registros no banco, se deleto o ultimo, ficam 4, ok,
mas dai em vez de o proximo ser cadastrado como 5 é cadastrado como 6…

existe alguma “memoria” no banco?

desculpem a ignorancia, mas to começando.

queria ou que fosse cadastrado como 5 novamente, ou que quando puxasse na caixa de texto o proximo a ser cadastrado puxasse o 6 e não o 5. entenderam?

ja tentei usar o if(res.last()) {…} mas mesmo assim ele puxa o numero 5 e cadastra o numero 6…

agradeço qualque ajuda…
obrigado

opaa

acho q consegui resolver…

não sei se da forma correta…

só setei a propriedade da tabela em vez de myISAM pra ISAM

tem algum problema?

valeu pelas ajudas

Brigadao

Opa,

Bem não vejo esta como a melhor solução. Primeiro, esqueça este negócio de que eu deletei o último registro, queria que a chave primária voltasse. Um exemplo para te comprovar que isto é desnecessário, por exemplo:

O Zé da Feira acaba de criar teu cpf agora, e ao sair é atropelado e morre. O próximo maluco que for fazer cpf não não usar o mesmo número que o Zé da Feira obteve só porque ele já morreu. Ou seja, o número é único, é identificador, se não existe mais, significa que um dia já existiu.

Outro problema que você está criando é que o tipo de tabela ISAM não é suportado mais apartir da versão 5.0 como fala a documentação http://dev.mysql.com/doc/refman/4.1/pt/isam.html.

Dica, não mostre identicador para usuário, e deixe teu banco se preocupar com isto, como diz o Lula: este problema não é meu companheiro.

:okok: