Pessoal…
é o seguinte, eu tento puxar o ultimo registro do meu banco para poder jogar dentro de um caixa de texto o proximo a ser cadastrado:
<% res = stm.executeQuery(" select max(cod_cliente) from clientes");
int cod_cliente;
if (res.next()) {
int cod = res.getInt(1) + 1;
cod_cliente = cod;
out.println("<input name='cod_cliente' type='text' id='cod_cliente' size='2' maxlength='4' readonly value=" + cod_cliente + ">");
}
%>
o problema é que se eu cadastro um e deleto o proximo que ele puxa é o ultimo cadastrado mais 1, correto?
mas se eu ja cadastrei 10 e deletei os dois ultimos o proximo que ele puxa é 9, mas cadastra como 11…
queria entao que ele puxa-se o 11, ou entao cadastra-se como 9…
entenderam?
será que alguem pode me dar uma força… to aprendendo ainda… mas um dia eu chego la… haha 
valeeu, abraço
Cara, seguinte… pra ti pegar o ultimo registro no teu banco de dados usa o last()!
...
if(res.last()) {...}
Eno select faz o seguinte:
Certo?
ah blz, brigadao pela ajuda
flw
olá
faça no sql:
select max(cod_cliente) from clientes
que seleciona o ultimo cadastrado
Falow doidão
pessoal, meu problema ainda não foi solucionado,
é o seguinte:
tenho por exemplo 5 registros no banco, se deleto o ultimo, ficam 4, ok,
mas dai em vez de o proximo ser cadastrado como 5 é cadastrado como 6…
existe alguma “memoria” no banco?
desculpem a ignorancia, mas to começando.
queria ou que fosse cadastrado como 5 novamente, ou que quando puxasse na caixa de texto o proximo a ser cadastrado puxasse o 6 e não o 5. entenderam?
ja tentei usar o if(res.last()) {…} mas mesmo assim ele puxa o numero 5 e cadastra o numero 6…
agradeço qualque ajuda…
obrigado
opaa
acho q consegui resolver…
não sei se da forma correta…
só setei a propriedade da tabela em vez de myISAM pra ISAM
tem algum problema?
valeu pelas ajudas
Brigadao
Opa,
Bem não vejo esta como a melhor solução. Primeiro, esqueça este negócio de que eu deletei o último registro, queria que a chave primária voltasse. Um exemplo para te comprovar que isto é desnecessário, por exemplo:
O Zé da Feira acaba de criar teu cpf agora, e ao sair é atropelado e morre. O próximo maluco que for fazer cpf não não usar o mesmo número que o Zé da Feira obteve só porque ele já morreu. Ou seja, o número é único, é identificador, se não existe mais, significa que um dia já existiu.
Outro problema que você está criando é que o tipo de tabela ISAM não é suportado mais apartir da versão 5.0 como fala a documentação http://dev.mysql.com/doc/refman/4.1/pt/isam.html.
Dica, não mostre identicador para usuário, e deixe teu banco se preocupar com isto, como diz o Lula: este problema não é meu companheiro.
:okok: