Galera… tô programando um jogo bem simples… em que consiste em 3 rodadas, um “baralho” que vai de 1 a 10, ganha a rodada quem jogar a “carta” mais alta, com esses dois únicos métodos: iniciaJogo() e jogaCarta().
Vou colocar o que escrevi até agora:
class Truco
{
java.util.Random gerador = new java.util.Random();
int carta1 = gerador.nextInt( 10 ) + 1;
int carta2 = gerador.nextInt( 10 ) + 1;
int carta3 = gerador.nextInt( 10 ) + 1;
int carta4 = gerador.nextInt( 10 ) + 1;
int carta5 = gerador.nextInt( 10 ) + 1;
int carta6 = gerador.nextInt( 10 ) + 1;
void iniciaJogo()
{
System.out.println("Voce recebeu as cartas " +carta1 +"," +carta2 +"," +carta3 +".");
}
void jogaCarta() **//nesse método eu não estou conseguindo com que eu jogue a carta1, carta2 e a carta3, que seriam as cartas do jogador (as cartas carta4, carta5 e carta6 seriam a do computador)//**
{
while **//esse while é pra quando um dos jogadores ganharem 2 rodadas para finalizar o jogo, podem ver que o código está incompleto mesmo, eu só deixei para lembrar de fazer isso no final, pois ainda estou no começo e nem consegui fazer o jogo em uma rodada, quanto mais iria fazer em 3.//**
if( carta1 > carta5 ) **// esse if na verdade eu fiz só pra testar a entrada do jogaCarta()//**
{
System.out.println("Voce recebeu as cartas " +carta1 +"," +carta2 +"," +carta3 +".");
}
else
System.out.println("A carta eh maior bobao!");
}
}
Isso é um programa que eu devo fazer para a faculdade pra matéria de programação (Intr. a Computação), então se vocês puderem me explicar bem eu iria agradecer e muito, já que estou apanhando muito forte nessa matéria…
Bom, ja que ta na facul começa a aprender desde ja a projetar e fazer uma logica pra seu codigo.
Vc gera dez cartas, dá 3 para o jogador certo e três para o oponente , que no caso é o pc certo?
ai a pessoa pode escolher qual carta jogar certo?
ai o pc joga uma tbm e quem mandar a maior ganha certo?
pronto vc tem um levantamento bobo, mas tem um levantamento do que seu programa faz.
Faz um algoritmo agora sobre ele em portugol mesmo e ve a logica dele ai pra ver se vai ficar do jeito que vc quer que fique.
Depois implementa o portugol para java ai , vai ficar mais facil de vc montar seu jogo em java.
Bom… pra fazer o programa lógico que a primeira coisa a resolver são os problemas que o programa vai enfrentar.
Só que a minha dúvida não era essa. Sem falar que pra esse joguinho, os problemas não são tão complexos e são de fácil resolução.
O problema mesmo é a programação em SI, utilizar os IFs/ELSEs, INTs, coisa e tal… parece ser bem simples, mas bom… pra mim não é muito, entendo bem mais ou menos essa parte e estou programando bem no chute mesmo…
No meu outro reply, segue o o meu progresso quanto ao joguinho.
Bom, vc estudou algo sobre algoritmos estruturados? sobre programação estruturada não? se não , não estaria programando um jogo como trabalho pra facul , seria impossivel.
if , else , switch , for , while , essas coisas ai hauehuaheu , fazem parte da programação estruturada de qualquer linguagem de alto nivel de programação.(em algumas mudam o nome e a sintax mas a função é a mesma) bom se não entendi sobre programação estruturada em java, procura um pouco sobre tutoriais basicos de java , que irá te explicar.
Mas a ideia pra que serve vc ja deve saber.
Por isso que te disse pra fazer um portugolzinho sobre o que vai acontecer em sequenicia em seu programa pra poder seguir programando por ela.
Ja era pra eu estar formado , mas to com a facul trancada. To estudando java e j2ee e estudei dotnet, a facul não ensina pra faler, so te passa os conceitos e com o resto vc se vira, é foda.