Quero agradecer a todos os posts relevantes ao assunto do tópico, muito obrigado pelo tempo de vocês (naosouusuario, igor_ks, javaflex, A H Gusukuma, Luiz Augusto Prado ). Ao do YvGa principalmente, que me fez tirar o pó da minha pasta de desenhos e dar uma olhada .
Ainda não concluí nada e por isso não vou responder a cada um separadamente, espero que entendam.
Tenho mais duas perguntas, se puderem tirar mais um tempinho para responde-las, seria de grande ajuda, principalmente a primeira (Como disse, ainda não decidi o que fazer):
1 - O mais provável seria que eu continuasse programando, mesmo não amando. Eu nunca vou querer ser um gerente de projetos ou coisa parecida, no máximo vou querer não ser um programador que outros programadores odeiam. Que tipo de recomendação vocês me dão? Encarar a faculdade ou tentar setar uma agenda – mesmo que forçado as vezes – pra estudar? Ou vocês acham que só o trabalho é o suficiente pra me ensinar o que preciso? Só tenho dois anos programando e na maioria é coisa mais trivial, só tem dias que aparece algo que não dou conta.
2 - Digamos que eu tente seguir o conselho dos amigos que acham que eu deveria ser artista, e começar trabalhar novamente nas minhas art skills quando chego em casa depois do trabalho. Bom, eu iria todo dia chegar em casa e trabalhar nisso, e apenas programar no trabalho (aqui entra um pouco da questão 1))… Vocês acham que isso iria me atrapalhar em relação a minha profissão programador? Fazendo isso por uns dois/ três anos talvez, sei lá. E estando ciente aqui de que, as chances de se conseguir ganhar a vida com ilustração são muito baixas, então eu poderia estar jogando esses três anos fora caso não dê em nada.
[quote=barr]Quero agradecer a todos os posts relevantes ao assunto do tópico, muito obrigado pelo tempo de vocês (naosouusuario, igor_ks, javaflex, A H Gusukuma, Luiz Augusto Prado ). Ao do YvGa principalmente, que me fez tirar o pó da minha pasta de desenhos e dar uma olhada .
Ainda não concluí nada e por isso não vou responder a cada um separadamente, espero que entendam.
Tenho mais duas perguntas, se puderem tirar mais um tempinho para responde-las, seria de grande ajuda, principalmente a primeira (Como disse, ainda não decidi o que fazer):
1 - O mais provável seria que eu continuasse programando, mesmo não amando. Eu nunca vou querer ser um gerente de projetos ou coisa parecida, no máximo vou querer não ser um programador que outros programadores odeiam. Que tipo de recomendação vocês me dão? Encarar a faculdade ou tentar setar uma agenda – mesmo que forçado as vezes – pra estudar? Ou vocês acham que só o trabalho é o suficiente pra me ensinar o que preciso? Só tenho dois anos programando e na maioria é coisa mais trivial, só tem dias que aparece algo que não dou conta.
2 - Digamos que eu tente seguir o conselho dos amigos que acham que eu deveria ser artista, e começar trabalhar novamente nas minhas art skills quando chego em casa depois do trabalho. Bom, eu iria todo dia chegar em casa e trabalhar nisso, e apenas programar no trabalho (aqui entra um pouco da questão 1))… Vocês acham que isso iria me atrapalhar em relação a minha profissão programador? Fazendo isso por uns dois/ três anos talvez, sei lá. E estando ciente aqui de que, as chances de se conseguir ganhar a vida com ilustração são muito baixas, então eu poderia estar jogando esses três anos fora caso não dê em nada.
Obrigado.[/quote]
Esta é uma escolha sensata, afinal já está empregado. Com o trabalho vai aprender bastante, mas, não o suficiente. Precisa complementar com estudos ou cursos.
Quanto ao rendimento de estudar por conta própria, faz um teste, arrume o material para estudar, estabeleça um tempo de dedicação semanal (nem muito pouco, nem muito exagerado), e acompanhe o seu desempenho.
Em relação à faculdade, é uma opção que melhoraria bem os seu perfil profissional, quanto aos fatores empregabilidade e conhecimentos básicos fundamentais.
Qual linguagem de programação que você trabalha?
Primeiro, não encare nenhum investimento em aprendizado como inútil, olhando apenas o retorno financeiro (imediato). Segundo, não faça uma agenda fixa, como “todo dia …”, faça uma agenda flexível e que seja possível de ser cumprida. Senão, vai acabar desanimando. Mas, defina um certo número mínimo de horas semanal. Se tiver interesse em designer digital, você pode trabalhar em qualquer lugar do planeta e ter cliente em qualquer lugar, também.
Quanto a atrapalhar o trabalho, não enquanto você estiver desempenhando a contento como programador. O que faz nas horas fora do trabalho, não sendo ilegal, é de sua competência definir.
Procure não definir que em casa só uma atividade, melhor definir um x e y (tempo) para cada atividade, dependendo da necessidade e época.
Procure organizar o seu tempo. elimine os desperdícios.
Reserve tempo para lazer e esportes.
Mantenha-se atento à motivação, seja perseverante.
Obrigado A H Gusukuma pelo seu ponto de vista. Eu uso html, css/less, js/jquery, php.
Vou tentar me disciplinar melhor e tentar fazer um pouco de cada… fazer algumas experiências por um tempo.
Tenho um amigo que é arte educador que passou a vida inteira ouvindo da família que “arte é coisa de vagabundo” e que ele deveria ter uma profissão “de verdade”, leia-se engenheiro, advogado, médico, etc.
Ele acabou arrumando um meio termo e trabalhando com desenho técnico na área de engenharia. Mas não era feliz. Até que perdeu o emprego depois dos 40 e não conseguiu recolocação no mercado porque era “velho”. Então a esposa o incentivou a investir no que ele realmente gostava: arte. Com muito sacrifício fez faculdade na área e hoje é arte educador e está mais feliz que pinto no lixo. Não ganha como um engenheiro, médico… mas e daí? Tem uma vida tranquila e faz o que ama.
Eu sou daqueles que acredita que você pode ser bom em qualquer área, mas se for aquela que você adora, as coisas não só fluirão melhor como você terá grandes possibilidades de ser “o cara”.
Você deveria procurar nos fóruns de estudantes de artes mais informações sobre a área. Provavelmente existem muitas possibilidades que você nem deve saber que existem.