Um pouco perdido profissionalmente

Olá pessoal!

Eu trabalho como programador numa empresa pequena faz dois anos. Antes disso trabalhei como designer e aos poucos fui aprendendo programação e mudei.

Não tenho graduação nenhuma, apenas um curso técnico de muitos anos atrás.

Bom, apesar de ser programador (medíocre, eu reconheço), essa não é a área pela qual tenho maior interesse. Decidi trabalhar com isso pq parecia uma carreira mais estável. Meu interesse sempre foi por ilustração (longe de ter skill profissional aqui também).

Eu tentei por um tempo ser artista, estudar os fundamentos e tal, mas a ideia de seguir essa profissão é muito assustadora, ainda mais que não existe disso na minha cidade e se mudar não é viável. É como se eu estivesse indo de encontro a miséria e a passar fome hehe. Martelei tanto isso na cabeça que acabei desistindo, e o sentimento de culpa é algo que carrego.

Eu já estou velho (25), sem formação e ainda um “profissional” medíocre e sem muita perspectiva.

Os caras que trabalharam comigo sempre dizem que gostam da área e tal.

• Gostaria de saber se vocês conhecem pessoas bem sucedidos que fazem isso apenas pelo dinheiro.

• Também gostaria de saber se vocês trabalham em projetos pessoais em casa. Eu já tentei inúmeras vezes mas sempre bate o desânimo.

• Não sei se vale a pena entrar numa graduação já tendo experiência, apenas por uma garantia a mais no processo seletivo.

A questão é que estou sem perspectiva mesmo, não sei pra onde ir.

Crise + mimimi hehe.

Abraços.

Antes de qualquer coisa você tem que se definir.

Mas, quando você começou a programar foi por mera necessidade? Interesse zero?