Vamos supor que estou fazendo um programa para a parte administrativa de uma loja com VRaptor. E eu precise criar um portal para os clientes consultarem as compras que eles fizeram.
O mais correto seria usar o mesmo projeto da parte administrativa com views “isoladas”? Ou criar um novo projeto do Java e interligá-los usando REST?
Bom vamos ver se eu posso te ajudar …
Se este sistema administrativo já é um Front-End por exemplo e funciona direitinho … crie separado …mas isto depende muito do projeto em si … hj em dia as empresa tem em seu site principal um portal de serviços …para o seu caso por exemplo pode-se pensar em um serviço de consulta de dados , relatórios, aplicando as respectivas regras de acesso a estas novas funcionalidade direto no site da empresa por exemplo… opinião pessoal …
O “problema” é que muitas views podem ser compartilhadas, só que com dados diferentes. (tem como fazer essa separação do conteúdo com o VRaptor??).
Nesse meu caso é um portal para escolas. Então, serão 4 níveis de acesso: Administrador, Professor, Pai, Aluno.
Então, por exemplo, a parte de digitação de avaliações:
*O pai e o aluno não podem digitar avaliações.
*O professor só pode digitar as avaliações dele
*O secretário pode conferir a digitação da avaliação de todos os professores, inclusive, editá-las.
Então, a tela do professor e do secretário serão as mesmas, só mudará o combo box de seleção das turmas. O professor só poderá selecionar as turmas dele, enquanto o secretário pode selecionar qualquer turma do ano letivo.
Mesma coisa, acontece na hora de visualizar o boletim. O aluno só pode visualizar o boletim dele, enquanto o pai pode visualizar o boletim de todos os filhos. A tela é a mesma só muda a opção de filtragem.
Consigo montar esses 4 portais “diferentes” dentro do mesmo projeto Java com o VRaptor? Não teria problemas com as URL Patterns?
O VRaptor com certeza pode te ajudar , me diga uma coisa , quais são as tecnologias que estão no sistema legado ?
Não há sistema legado. É um sistema que está sendo criado.
Atualmente, tenho o projeto VRaptor + interface em Flex para a parte administrativa.
Estou fazendo agora o portal para os outros níveis administrativos, e depois quero portar a parte administrativa também sendo um portal a parte.
Então acredito que o VRaptor te ajude sim neste caso …eu já participei de projetos para portais utilizando apenas Java , JSF , Richfaces, JBOSS e funcionava legal …então basta você estabelecer a regra de acesso e navegação das páginas em seus Managed Beans e ou controles …que funcionará muito bem com certeza … qual servidor vc vai usar ?
Tranquilo então …boa sorte qq coisa vc posta ae …abçs …
[quote=RafaelViana]O “problema” é que muitas views podem ser compartilhadas, só que com dados diferentes. (tem como fazer essa separação do conteúdo com o VRaptor??).
Nesse meu caso é um portal para escolas. Então, serão 4 níveis de acesso: Administrador, Professor, Pai, Aluno.
Então, por exemplo, a parte de digitação de avaliações:
*O pai e o aluno não podem digitar avaliações.
*O professor só pode digitar as avaliações dele
*O secretário pode conferir a digitação da avaliação de todos os professores, inclusive, editá-las.
Então, a tela do professor e do secretário serão as mesmas, só mudará o combo box de seleção das turmas. O professor só poderá selecionar as turmas dele, enquanto o secretário pode selecionar qualquer turma do ano letivo.
Mesma coisa, acontece na hora de visualizar o boletim. O aluno só pode visualizar o boletim dele, enquanto o pai pode visualizar o boletim de todos os filhos. A tela é a mesma só muda a opção de filtragem.
Consigo montar esses 4 portais “diferentes” dentro do mesmo projeto Java com o VRaptor? Não teria problemas com as URL Patterns?[/quote]
isso você pode controlar via controle de acesso, você pode deixar armazenado perfis de acesso e permissões de acesso para perfil e dos dados para o usuário, validando isso antes de processar alguma view, e isso é indiferente a qual framework MVC você vai usar…