Mas em momento algum eu disse que arquiteto não programa. O que eu quero dizer é que tem gente que pensa que o arquiteto vai lá fazer uma tela de cadastro de produtos. Mas isso é errado, um arquiteto programaria apenas o que é relacionado a arquitetura da aplicação.
[/quote]
Deixa eu ver se entendi, tem gente que pensa que seu arquiteto poderia ser mais util?
Geralmente vc não precisa de arquiteto pra fazer uma tela de cadastro, mas se arquiteto é um papel e não um cargo, basta tirar o chapeu quando for programar coisas triviais. Me parece que vc tem o privilegio de ser pago pra programar apenas a “arquitetura da aplicação” (seja lao que isto signifique na pratica), neste caso vc devia agradacer seu chefe todo dia.
[/quote]
Uma equipe de 6 profissionais, concordo com você. Agora quando passa dos 40, se o cara ficar programando não faz coaching por exemplo e no mercado, o valor hora de um arquiteto é maior, logo seria um disperdício de dinheiro se ele ficasse programando igual a um programador Sr. e realmente ele terá inúmeras atribuições, pode acreditar.
PS: Dá um pulo em empresas de grande porte como Claro ou Bovespa e espie o dia-a-dia de um arquiteto de lá, vai começar a entender que o buraco é mais embaixo.
PS2: As duas empresas citadas, conheço seus respectivos arquitetos e problemas que caem no colo deles, todo dia.Vai desde Match de operações em tempo real à projetos de Billing para milhões de transações por dia…Aí, não tem tempo mesmo pra fazer qualquer telinha que seja. [/quote]
Então a equipe tem 40 pessoas (!) alocadas no projeto e pra vc desperdício está em 1 arquiteto ficar programando?
O fato de uma empresa ser de grande porte não justifica projetos com 20, 30, 40 pessoas. Nem mesmo o google tem esse monte de gente trabalhando no mesmo projeto. Se esse é o dia-a-dia das empresas citadas eles não servem como exemplo como desenvolvimento de software pra ninguém.