Olha manu eu to estudando pra cetificação, sabe eu ja li os livros java use a cabeça da kathy comprei e to lendo o SCJP da kathy tambem e tenho o java como programar 6 edição e mais 1 chamado universidade java , desmotivação eu não tive porque tenho certeza do que busco e quero, sabe se vc estudar sem forçar a barra um dia vc va colher os frutos e sera um programador, mas você só vai ser mais um programador, não sei se eu sou diferente mas somente isso pra min não basta, o livro java como programar eu to relendo ao mesmo tempo que estou lendo o SCJP e refazendo todos exercicíos do java 6° edição e com gosto, mas a minha familia acha que sou doente, pois eu sou uma pesoa que não sai na noite, nunca nem finais de semana, preciso trabalhar muito pois tenho 2 filhas pra manter, então trabalho arrumando computadores e fazendo servidores as 8 ou 10 hora diarias ate sabado, e o restante que sobra é todo do java, pois além de amar a linguagem eu odeio ser um mecanico de computador(odeio hardware e servidores de rede dominio), ja participei de um grande projeto com 2 anos de java, um projeto de gestão escolar, foi muito massa, as vezes quando eu acreditava querendo estar um pouco desmotivado eu parava de estudar os livros e ia pros foruns de java aprender coma s dúvidas dos outros, o grande detalhe é que com o pouco tempo que tenho pra me dedicar eu só ando dormindo 4 horas das 24 que tenho no dia, não sei quanto tempo vou conseguir fazer isso, pois meu chefe me reclama direto que eu vivo sonolento hehehehe, mas acho que antes de qualquer coisa vc deve se perguntar pra vc mesmo se é isso que vc realmente quer, porque eu não tenho duvidas, eu quero ser um mago do código não um programadorzinho qualquer o.0, mas não me tenha como parametro eu sou doente por java, casei com java
pretendo fazer a prova pra certificação ate janeiro, não estudo pra passar estudo pra gabaritar, não vou me contentar com menos de 98%.