E aí galera…é o seguinte:
Fiz o curso de java, comprei o livro da kathy e comecei a estudar para a certificação…só que dei uma desanimada cara, e nao sei se tem algo de errado comigo, falta de motivação, sei lá…aí queria saber se isso já aconteceu com vcs, como q foi…enfim, quero saber se é normal!
Talvez isso se dê pelo fato de eu ter contato com a linguagem ha pouco tempo (2 meses), aí chega nas partes mais difíceis, como excessões, IO, threads, etc…e eu acabo desanimando…
Mais uma coisa: Pra quem já passou, como vcs faziam pra estuda? faziam resumos, ou alguma coisa assim? pq já tô esquecendo o começo do livro…Alguem tem ou conhece um resumão bom q eu possa usa pra revisar todo o conteúdo?
Olha manu eu to estudando pra cetificação, sabe eu ja li os livros java use a cabeça da kathy comprei e to lendo o SCJP da kathy tambem e tenho o java como programar 6 edição e mais 1 chamado universidade java , desmotivação eu não tive porque tenho certeza do que busco e quero, sabe se vc estudar sem forçar a barra um dia vc va colher os frutos e sera um programador, mas você só vai ser mais um programador, não sei se eu sou diferente mas somente isso pra min não basta, o livro java como programar eu to relendo ao mesmo tempo que estou lendo o SCJP e refazendo todos exercicíos do java 6° edição e com gosto, mas a minha familia acha que sou doente, pois eu sou uma pesoa que não sai na noite, nunca nem finais de semana, preciso trabalhar muito pois tenho 2 filhas pra manter, então trabalho arrumando computadores e fazendo servidores as 8 ou 10 hora diarias ate sabado, e o restante que sobra é todo do java, pois além de amar a linguagem eu odeio ser um mecanico de computador(odeio hardware e servidores de rede dominio), ja participei de um grande projeto com 2 anos de java, um projeto de gestão escolar, foi muito massa, as vezes quando eu acreditava querendo estar um pouco desmotivado eu parava de estudar os livros e ia pros foruns de java aprender coma s dúvidas dos outros, o grande detalhe é que com o pouco tempo que tenho pra me dedicar eu só ando dormindo 4 horas das 24 que tenho no dia, não sei quanto tempo vou conseguir fazer isso, pois meu chefe me reclama direto que eu vivo sonolento hehehehe, mas acho que antes de qualquer coisa vc deve se perguntar pra vc mesmo se é isso que vc realmente quer, porque eu não tenho duvidas, eu quero ser um mago do código não um programadorzinho qualquer o.0, mas não me tenha como parametro eu sou doente por java, casei com java
pretendo fazer a prova pra certificação ate janeiro, não estudo pra passar estudo pra gabaritar, não vou me contentar com menos de 98%.
caramba hein aix…hahaha…na idade que to (21 anos) , estou proferindo apenas passar e curtir minhas baladas e minha faculdade…mas em suas condições com duas filhas você tem toda razão em trabalhar pra caramba e se dedicar a uma coisa que gosta…creio que daqui a uns 3 meses quando estiver formado me tornarei bem “louco” quanto você…
mas vamos ao assunto, estou estudando pra certificação também e a desmotivação creio que não venha por não gostar da linguagem ou pela dificuldade do livro, e sim por você ser novo em java e talvez não compreender certas coisas de orientação a objeto ou algumas api’s java. Sugiro talvez estudar mais e fazer bastante exercícios de livros mais didáticos e não tão específicos que nem o de certificação, mas que em minha opnião da pra aprender muito bem também.
E como o aix, pretendo tirar o mais breve possível mas só que até o final do ano e se possível até o mês 11, já que estou me formando esse ano e com a certificação no currículo seria um diferencial a mais.
Mas não se desmotive, claro que se gostar da linguagem Java, pois é uma linguagem sensacional e gostosa de se programar e de estudar.
[quote=gabrielmassote]caramba hein aix…hahaha…na idade que to (21 anos) , estou proferindo apenas passar e curtir minhas baladas e minha faculdade…mas em suas condições com duas filhas você tem toda razão em trabalhar pra caramba e se dedicar a uma coisa que gosta…creio que daqui a uns 3 meses quando estiver formado me tornarei bem “louco” quanto você…
mas vamos ao assunto, estou estudando pra certificação também e a desmotivação creio que não venha por não gostar da linguagem ou pela dificuldade do livro, e sim por você ser novo em java e talvez não compreender certas coisas de orientação a objeto ou algumas api’s java. Sugiro talvez estudar mais e fazer bastante exercícios de livros mais didáticos e não tão específicos que nem o de certificação, mas que em minha opnião da pra aprender muito bem também.
E como o aix, pretendo tirar o mais breve possível mas só que até o final do ano e se possível até o mês 11, já que estou me formando esse ano e com a certificação no currículo seria um diferencial a mais.
Mas não se desmotive, claro que se gostar da linguagem Java, pois é uma linguagem sensacional e gostosa de se programar e de estudar.
Abraço a todos e boa sorte na prova aix.[/quote]
vlw manu, mas profissional não precisa de sorte ^^
bom cara! isso é normal! aconteceu comigo durante meus 10 meses de estudo para certificação… sempre vai acontecer porem vc tem que buscar motivação, respondendo as seguintes perguntas:
-qual o objetivo que estou fazendo a certificacao?
-o que ela pode proporcionar na minha vida ?
Qdo estiver desanimado nao estude, busque refletir sobre o assunto, o investimento, dê uma olhada no mercado, vagas de emprego (mesmo aqueles que nao cobram certificacao)
Mas o importante é vc ter um objetivo definido com a certificação.
E a respeito de material dar uma olhada nesse link
E no meu blog na seção de certificacao há varios post sobre a SCJP, inclusive dicas de estudos, resumos etc…
Procura por testking ou testkiller, você vai ter umas questões bem interessantes pra estudar e quando aos resumos recomendo que você leia e faça seus próprios resumos. Você pode aprender java e tirar a certificação, ou decorar algumas coisas do resumo fazer a prova e passar , ao final quando precisar do conhecimento pro dia a dia vai ter achado melhor ter estudado bem antes.
isso e normal…
vou te dar um conselho… pega o testkiller e engole… faça todas as questões e refaça as que errou sabendo o pq errou… qdo conseguir uma pontuação acima de 70% no testkiller (mas veja que ele tem umas 300 questões ou mais… não lembro…) faça a prova…
isto continue assim que vc vai se dar muito bem… quem sabe encontre um bom emprego de barman de balada ganhando 20 conto por semana… pode não ser uma boa grana mas pelomenos te garante uma graninha pra ir em uma rave de 20 conto… então sem balada vc não vai ficar… :lol:
[quote=luistiagos]isso e normal…
vou te dar um conselho… pega o testkiller e engole… faça todas as questões e refaça as que errou sabendo o pq errou… qdo conseguir uma pontuação acima de 70% no testkiller (mas veja que ele tem umas 300 questões ou mais… não lembro…) faça a prova…
isto continue assim que vc vai se dar muito bem… quem sabe encontre um bom emprego de barman de balada ganhando 20 conto por semana… pode não ser uma boa grana mas pelomenos te garante uma graninha pra ir em uma rave de 20 conto… então sem balada vc não vai ficar… :lol:
[/quote]
uhauuhauh! barman pegou pesado uhauhauhau! so colhemos o que plantamos…
agora se você está afim de ficar o tempo todo ai que nem loco em sua faculdade e tirar 100% na prova de certificação ou no que seja…eu prefiro sair algumas vezes e tomar minha cerveja e tirar 90%…
até me formar tenho essa idéia…agora depois concordo que temos que ralar o máximo possível…
mas a única coisa que tem que existir é respeito com a decisão de cada um…
Pra mim não existe estudo ou leitura sem uma coisa muito simples: aquelas canetas de marcação.
Estou estudando para a certificação e estou indo muito bem.
Crie padrões para marcar partes de texto importantes.
No meu caso eu fiz assim:
Sublinho com a caneta amarela conteúdo importante mas que eu já estou cansado de saber.
Passo a caneta amarela em cima do texto inteiro em partes importantes.
Passo a caneta laranja em partes mega-importantes e “críticas” (as quais acredito que podem formar questões de pega, ou coisas de difícil abstração).
Isso é só a descrição da minha forma. Sem contar que tambem estou adotando uma espécie de metodologia ágil / scrum (não me chame de louco) pra estudar. Eu defini uns post-it com o que devo fazer todo dia. E todo dia eu estudo, e vou matando os post-it’s e atualizando meu quadro que contem tres colunas (hoje, amanha, depois de amanha).
:lol:
o foda e tirar certificações se formar e ganhar a mesma merreca de sempre… ou seja toda sua formação foi a toa… pois o que ganha não cobre nem as dispesas de seus estudos… isto sim é foda… e aqui no brasil o seu estudo não é nem um pouco valorizado…
Acho que varia de empresa pra empresa.
Mas no âmbito geral sim, concordo com você, não valorizam o suficiente…
Mas voltando ao ponto central deste tópico, eu acho que fazer resumos é um ótima idéia para você não desmotivar nos seus estudos. Eu fiz assim: para cada tópico escrevi o meu entendimento e, em muitos casos um programinha exemplo para testar. Vale muito a pena.
Outra coisa que ajuda bastante é você definir sua data e agendar o voucher. Tudo bem, eu sei que dá pra remarcar, mas coloque-se esse desafio com data marcada que você vai ver que a motivação aumenta.