UML com anotação

Srs(as) mestres(as) da UML!!

Como vcs acham que deve ficar um diagrama (de colaboração e de classe, por exemplo) em um sistema configurado por anotação?!?
Exemplo, desenvolvemos um framework (uma nova versão, pra ser mais exato) que é todo mapeado por configuração… e temos que desenvolver a parte do RSA e do RSM referente aos projetos que vão ser implementados nessa arquitetura…
Alguns exemplos do uso das anotações:

• A validação segue a mesma linha do Hibernate Validator, mas com anotações proprias (não questionem a reinvenção da roda, por favor, eu já briguei bastante aqui dentro por isso, mas…)
  • Configuração dos eventos e processos do framework
  • Configuração do JCA e do MQSeries
  • Configuração dos Proxys Dinâmicos para SOA

E a pergunta: Deve-se mostrar no modelo a anotação? Como demonstrar?!?

Anotação e configuração, se fossem para aparecer em algum lugar (acho que em particular não precisariam), deveriam aparecer em um diagrama de classes.
Entretanto acho que só as interfaces de anotação, não as classes anotadas, é que apareceriam nesse diagrama.
Como são coisas utilitárias, deveriam ficar em um diagrama separado.

É… depois que escrevi o topico que fiquei pensando em um ponto onde essa configuração apareceria, que não no diagrama de sequencia da arquiteura, para exemplificar o funcionamento do framework… neste caso, como eu devo mostrar as anotações, posso colocar só as interfaces com alguma coisa para deixar diferenciado…
Ma bad!!!

eu acho mais sentido utilizar anotacoes ou identificadores no javadoc de forma que você possa identificar as dependências existentes no seu projeto, ou seja, em determinado ponto você quis saber quais são as dependências no caso de uma manutenção de uma determinada funcionalidade que você queira modificar.

agora digo isto no ponto de vista da usabilidade para anotacoes/configuracoes de identificadores para uml. não se empolgue muito com anotações. de preferência procure fazer em um projeto isolado de forma a buscar esta vivência sem influenciar tanto o projeto a ser desenvolvido.

[quote=rodrigoallemand]Srs(as) mestres(as) da UML!!

Como vcs acham que deve ficar um diagrama (de colaboração e de classe, por exemplo) em um sistema configurado por anotação?!?

[/quote]

Use estereótipos e Tagged Values.

O framework em si deve fazer parte do seu modelo como um Profile, definindo assim os tipos de dados, estereótipos e tagged values.

A minha ideia era fazer o RSM gerar código direto pelo template do RSA, fazendo com que o desenvolvedor não precise de configuração em nada, já que a regra de negocio ficará na plataforma alta… com isso, o analista iria preparar os templates de analise, o desenvolvedor mexeria um pouco na parte de design e geraria o código o mais próximo da realidade…
P.S.: Mas “oh negocinho” enrolado esse tal de RSA, hein?!?!?