UML - duvidas em modelagem padrão (Pessoa - Pessoa Fisica - Pessoa Juridica)

Ae galera…

Sou novo na linguagem java e em UML, comecei a fazer uns projetos com finalidade de aprender e surgiram algumas duvidas!

Li em vários tópicos sobre o problema de modelagem Objeto Relacional, nós aprendemos a pensar no raciocinio do banco de dados e pelo menos eu fico meio atordoado a pensar em objetos!

Bem estou pensando em fazer a modelagem padrão de um cadastro de Pessoas (Fisicas e Judiricas) e estou tendo algumas dúvidas!

Estava pensando nas Classes padroes uma classe Pessoa abstrata e depois uma classe Pessoa_Fisica e Pessoa_Juridica que extendem essa classe Pessoa… mas nao sei bem, nao vejo muita coisa em comum entre Objetos Pessoa Fisica e Objetos Pessoa Juridica para precisarem de uma superclasse entre eles.

Estava pensando em uma super classe Pessoa Fisica com os atributos padroes(id, nome, dtnasc, uma Classe Estado Civil, uma classe Raca, Set de Classes Endereco, set de Classes Telefones, set de Classes Documentos) e o mesmo para Pessoa Juridica mudando somente os atributos simples respectivos a pessoas juridicas.

Vendo dessa forma poderia criar uma classe Pessoa apenas com os atributos id e Set de Enderecos e Set de Telefones e depois fazer as classes pessoas fisicas e juridicas derivarem da mesma, mas mesmo assim nao acho uma boa solucao.

Forçar uma interface simples Pessoa obrigaria a ter os mesmo metodos em ambas as classes PFs e PJs e nao acho isso viavel…

Ou seja estou na duvida… Rss

Li o post do GUJ http://www.guj.com.br/posts/list/43507.java e nao achei esclarecedor!

Queria saber o modelo mais usado, a convencao mais utilizada, ou o padrão da UML mais adotada em software houses que desenvolvem em POO!

Alguem pode me ajudar?

Desde já agradeço!

opa…