UML - Modelagem de processos do sistema

Ola à todos,

estou com uma dúvida quanto a modelagem de processos onde não há interação entre o ator e o sistema, como, por exemplo, uma rotina de backup.

O sistema deverá possuir essa rotina e, para ter idéia de esforço, como ficaria a exibição dele como caso de uso, por exemplo? Um balão solto no meio da área de trabalho?

Esse sistema de backup é geral, pois é feito tanto para o banco de dados quanto para os arquivos anexados a uma rotina. Após realizado esse backup o sistema tem a opção de gravar a cópia gerada em 1 ou mais DVD-Rs. Então, como é um procedimento que engloba alguns passos, e o ator só entra na hora de escolher se quer gravar em mídia ou não, como seria a modelagem disso?

E se em caso de o ator não interferir de qualquer maneira, como ficaria?

Desde já agradeço a colaboração. :wink:

Se entendi bem sua dúvida, a resposta é o seguinte:

Você está pensando que ator só pode ser um humano, mas na verdade (se não me engano) pode ser um módulo, um subsistema ou até um sistema adjacente, simples assim.

flws

E como ficaria a representação visual para a utilização do próprio sistema como ator de uma de suas próprias rotinas (no meu caso, a rotina de backup) ?

Para rotinas agendadas você pode criar um ator ‘Temporizador’, que inicia todas elas.

O próprio sistema não pode ser ator de si mesmo, e não há outro agente externo envolvidos no disparo da funcionalidade.

O ‘Temporizador’ representa um agente que inicia todos os casos de uso que são automáticos, e que possuem um tempo determinado para sua execução.