Universidades que possuem usuários trabalhando com Java

Acho que o título não ficou muito legal, mas o objetivo de abrir este tópico é pelo fato de muitos de nós usuários aqui do GUJ, possuir a instituição onde cursa Computação.

Se for de comum acordo de todos, acho que seria legal relacionar aqui a Universidade onde cursa e de que maneira Java é apresentado para os mesmo nas suas instituições.

No meu caso, eu estudo no Centro Universitário Feevale em Novo Hamburgo. Possuímos um pequeno contato com Java na cadeira de Análise B e pouco se pesquisa sobre esta tecnologia dentro da Faculdade.

Fica livre para os moderadores perimitirem ou não a continuação deste tópico.

Valeu galera.

Estudo ciencias da computação no mackenzie.
Já é a segunda linguagem mais usada no curso, perdendo somente para C/C++.
Tenhos uma cadeira de OOP e 2 de engenharia de software que usam java.

Só para complemento, a gente também utiliza um pouco de Java na cadeira de Sistemas Distribuídos.

Apesar de ter pouca influência dentro da Universidade, tem alunos já indo a trás para aprender.

Eu estudo Sistemas de Informação na FAE, em São João da Boa Vista/SP. O curso é focado em Java, e o conteúdo programado é bom, apesar de o professor não ter aguentado a pressão e ter caído fora… :roll:

Estudo na Universidade São Judas Tadeu, e quem entrou neste ano pegou a grade curricular nova, que inclue Java desde o primeiro ano.
Estou no segundo ano e tenho aula de java com o instrutor que deu aula na Sun. Tenho a matéria de metodologia de sistemas que envolve muito OO…UML…e q explica várias coisas sobre Java.

Estudo na Universidade Federal de Pernambuco e lá o curso é 100% java , tem por fora tb um grupo de estudo pra C# e tb vemos outras linguaguens mais especificas em algumas cadeiras, como VHDL q é pra descrição de hardware.

Aqui na USP de São Carlos há poucos professores envolvidos com Java. A preferência do pessoal aqui é por C/C++. Mas tivemos Java em um curso em 2001 (?!), mas não acho que o curso tenha sido muito bom. Mas, em compensação, o ICMC tem um professor que manda muito bem em Java. O nome dele é Dilvan Moreira e atua na área de sistemas distribuídos. A página dele (absurdamente abarrotada de applets :stuck_out_tongue: ) é http://java.icmc.usp.br/index.html.

Eu fiz PUC-SP e me formei em 2000.

Lá iniciamos com C/C++. As turmas posteriores que começaram com Java. Porém no terceiro e quarto ano decidimos apresentar os trabalhos em Java. Além do quarto ano ter sido forte em Eng. de SW e OOP.

Faço Análise de Sistemas na PUC-PR, o curso é voltado pro java, tenho a sorte de ter um professor tb maluco por java. Os trabalhos são voltados para as coisas lega do java como soap, struts, j2ee entre outros.

Acho besteira o que muita faculdade (2da e 3ra linha) fazem com os alunos.

Muitas, durante o curso, põe uma matéria onde os alunos desenvolvem um sisteminha assim ou assado, segundo recomendações e um sugestão passo-a-passo do professor. Os caras acabam saindo especialista em sisteminhas daquele tipo.

É legal a iniciativa de se ensinar uma tecnologia pros alunos, porém, seria muito melhor instigar a curiosidade dos alunos e do pessoal para explorar o potencial das tecnologias de mercado.

Eu ainda não faço faculdade. Tenho apenas curso técnico no qual quando eu entrei houve a primeira tentativa de se dar JAVA. Minha professora era muito ruim, mas eu dei uma de louco e resolvi fazer o tcc em JAVA. Ninguém acreditava que poderia dar alguma coisa, nem mesmo minha equipe, mas no final o projeto tava funcionando com conexão ao MySQL, um bom visual em SWING, orientação a objeto e em Linux…

Aqui na UFSC agora parece que há uma matéria que aborda JAVA, mas o pessoal diz que é pouco, temos também a UNIVALLI que tem desenvolvido ótimos projetos em JAVA. Eu provavelmente vou pra UFSC (salvo eu passe pro ITA), estou meio desanimado em ver um monte de coisas que já conheço, mas tenho certeza que vou incomodar bastante pra poder fazer bons projetos em JAVA… (ah! estou em SC)

Gustavo Guilherme BacK

estudo Sistemas de Informação na puc/MG em BH, e vimos java só em uma cadeira. logica e estruturadas de dados são ensinados em c++.

prá ensinar (e aprender) c++ é melhor, pq dá prá vc ver exatamente como funcionam ponteiros e coisas do tipo, alocando, desalocando memoria. acho isso legal. (:

é isso.

Ueba,

eu faço Ciencia da Computação na Univap e é considerável o uso de Java na faculdade.

Eu peguei a fase de transição, então as principais matérias que involvem linguagens de programação diretamente ainda eram em C (Estruturas, Algoritimos, por ai vai) … OOP eu tive em Java mesmo. Hoje quase tudo é java.

O nível abordado é bem baixo (como a maioria das faculdades) mas os professores são bons e até que sabem Java (tá, uns 3 ou 4, mas valem pelo resto) … tem até um livro que foi escrito usando o curso como laboratório :lol:

[]s

No caso da PUC-SP

Aulas que ensinam OOP e Eng. de SW apenas mencionam as linguagens que implementam isso (Java, C++, Delphi, Smal Talk), porém não temos exemplos na prática.

A gente escolhe uma tecnologia, implemente o projeto e entrega pro professor.

A gente acaba aprendendo melhor os conceitos puros de OO, Patterns e etc, independente da linguagem.

Aqui na Universidade Federal de Viçosa nós aprendemos C++ nas matérias de programação de estrutura de dados, mas depois (nas de engenharia de software e programação concorrente) nós desenvolvemos trabalhos em Java.
Apesar de a linguagem principal do curso ser C++, os trabalhos de iniciação científica e projeto final de curso são quase 100% feitos em Java.

Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
Cuiabá-MT

temos JAVA em técnicas de programação… mas a maioria dos professores tem aversão a JAVA…

tem muitos alunos estudando e implementando seus projetos em JAVA (sistemas web-based, programação concorrente e computação gráfica- API JAVA3D)…

Eu faço engenharia de software na metodista e lá eles ainda não tocaram no assunto do java então eu estou correndo atraz!

Eu faço UECE, Universidade Estadual do Ceará, e aqui o negócio está indo bem com JAVA. Vários projetos, cadeiras e alunos certificados em JAVA.

A galera aqui ta indo atrás. O que eu não gosto são dos professores :frowning:

Noooossa, tem um perdido da Metodisney aki, hehehe :slight_smile:

Aqui no CES/JF (Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora) tem duas disciplinas dedicadas ao Java.
Antes era C++ mas tive sorte de entrar na fase de transição.
Acho que o Java é a melhor linguagem para se aprender OOP.

O único problema aqui é que tem muita prática em laboratório e não se explica muito os conceitos…
Tipo, qual a melhor forma de estruturar algoritmos no Java e tal.