Uns subindo, outros descendo... (Apple e Microsoft)

[quote]Microsoft vai demitir 5 mil funcionários; lucros decepcionam

Resultados trimestrais divulgados pela Microsoft ficaram abaixo da expectativa de Wall Street. A empresa declarou que também poderá cortar até 5 mil postos de trabalho e disse não poder dar estimativa de ganhos para todo o resto do ano fiscal.

No seu segundo trimestre fiscal, encerrado em 31 de dezembro, a Microsoft registrou um lucro líquido de 4,17 bilhões de dólares, ou 0,47 dólar por ação, mas a receita líquida teve queda de 11%.

A receita da empresa cresceu 2% em relação ao mesmo período do ano anterior, para 16,63 bilhões de dólares, abaixo também da expectativa dos analistas, que era uma receita de 17,1 bilhões de dólares.

Para cortar custos, a Microsoft informou que vai eliminar até 5 mil empregos nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, marketing, vendas, setor financeiro, jurídico, de recursos humanos e de tecnologia da informação nos próximos 18 meses. Já nesta quinta-feira, serão dispensados 1,4 mil funcionários.

Os cortes visam a reduzir as despesas operacionais anuais que ficam em torno de US$ 1,5 bilhão.
[/quote]
Fonte: iMasters

[quote]Resultados da Apple superam estimativa dos analistas

Fonte: Reuters

A Apple informou um lucro trimestral que superou a estimativa dos analistas de Wall Street. As previsões da empresa agradaram aos investidores, o que fez com que suas ações subissem até 10%.

De acordo com a Apple na última quarta-feira, seu lucro líquido no primeiro trimestre fiscal, encerrado em 31 de dezembro, subiu para 1,61 bilhão de dólares, ou 1,78 dólar por ação. Há um ano, esses valores foram de 1,58 bilhão de dólares, ou 1,76 por ação.

Os analistas esperavam um lucro por ação de 1,40 dólar.

A receita líquida da empresa cresceu 5,8%, para 10,2 bilhões de dólares, também acima da média de 9,74 bilhões de dólares projetada pelos analistas.

A Apple, conhecida por suas previsões conservadoras, disse também esperar um lucro entre 0,90 e 1 dólar por ação no trimestre que se encerra em março, com uma receita líquida entre 7,6 bilhões e 8 bilhões de dólares.

O resultado coroa um mês tumultuado para a Apple, que enfrenta preocupação crescente dos investidores sobre a queda no consumo e os planos de sucessão na empresa, depois que o presidente-executivo Steve Jobs informou precisar tirar uma licença médica até junho.
[/quote]
Fonte: iMasters

Post interessante sobre o suposto “layoff” da Microsoft:
http://www.cringely.com/2009/01/bob-the-impaler/

Ótimo artigo Kicolobo. Apesar de que tem umas partes “teoria da conspiração”, tem uns argumentos bem convincentes também. A renovação é necessária mesmo, a estabilidade sempre ameaça a criatividade.