Usando herança para que um POJO suporte Active Record!

Olá Guj’s!

Estive pensando em uma possível arquitetura para usar ActiveRecord, mas quero que as classes que serão utilizadas na view não tenham acesso algum aos métodos de persistencia.

O camada de controle por exemplo seria mais ou menos assim:

[code]public Team createTeam(Team team) {
TeamAr teamAr = TeamAr.valueOf(team);

teamAr.save();

return teamAr;

}[/code]

As classes Team e TeamAR seriam mais ou menos assim:

[code]public class Team {

private Long id;	
private String name;
private String trainer;
private Date foundationDate;

private Set<Player> players = new HashSet<Player>();

/* construtores */

/* getters and setters */

/* equals, hashcode and toString */

}[/code]

[code]
public abstract class TeamAR extends Team implements ActiveRecord {

private TeamRepository teamRepository;

/* persistence methods */

public void save() {
	repository.save(this);

}

public static Set<Team> listAll() {
	return teamRepository.listAll();
}

public static Set<Team> listTeamsByChampionship(Championship championship) {
	return teamRepository.listTeamsByChampionship(championship);
}

/* fabrica de objeto AR */
public static TeamAR valueOf(Team team) {
	// aqui converto um objeto team em um objeto AR
	return teamAr;
}

}[/code]

Assim, toda injeção de dependência será feita no TeamAR. A classe Team fica simples. Está meio crú esta idéia, mas eu queria saber o que vocês acham. Alguma opinião, melhoria ou críticas? Será que estou viajando na maionese e escrevendo código desnecessário?

Olá Thiago!

1. Minha humilde opinião: isso aí não é camada de controle pra mim, se estamos falando de MVC como se fossem camadas. Isso aí é regra de negócio.

2. Sugestões: usar Façades, transformar Team em uma interface (não parece muito legal), transformar os métodos de persistência em private (já que seria o próprio objeto que se persistiria), etc etc etc…

3. Eu tentaria criar um Team “puro” e um Team “concreto” com capacidade de persistência, como você tá fazendo, só que onde o Team “ideal” não conhece o Time persistível. Mas como fazer isso?

Olá Renato,

Putz, rsrs. Acho que estou com problemas para definir o que realmente é camada de negócio. Por exemplo, se de um lado tenho um facade da aplicação que sabe criar alunos, e por outro lado o facade internamente chama minha classe aluno que sabe como se persistir, ou seja:

facade.criaAluno(aluno);
ou
aluno.save();

Neste caso, posso considerar as duas situações como classes de negócio? Hoje apenas considero o aluno.save() como método de negócio.

Talvez usando composição vc pode criar uma classe Team “persistivel” que conhecerá o Team, e não o contrário. Apesar que de certa forma, o que propus, a classe Team não sabe que a classe TeamAR existe.

O que pretendo fazer é algo bem desacoplado. Vou fazer um gráfico meia boca.

View  ---------->   Controle   ---------->  Facade  --------->  teamAr.save()
           Team                             Team                    TeamAR

O desafio aqui é usar AR. Mas não quero que a view e o controle não conheçam os métodos de persistência do meu modelo.

Outra dúvida que tenho é como injetar as dependências no meu TeamAR sem acessar diretamente o BeanFactory do Spring, por exemplo.

o legal seria fazer mais ou menos assim:

TeamAR teamAr = new TeamAR();
applicationContext.register(teamAr);

ao invés de

TeamAR teamAR = BeanFactory.getBean(TeamAR.class);

até agora não encontrei nada que me deixe fazer algo mais ou menos assim, mas preciso conferir se o hivemind faz isso.

Valeuz!
Thiago

Cara, viajei legal legal :oops:, eu pensei que o createTeam faz parte do próprio Team…

Me parece ser um a parte controladora sim, pois no meu conceito de MVC o “C” é o que “dá vida” ao MV…

O resto leio depois que tenho que vazar… fuuuuui…

Eu gosto da idéia de que o controle só vai delegar a tarefa para meu façade. O façade por sua vez sabe como lidar com o modelo.

Assim fica fácil migrar de uma aplicação web para swing. Talvez uma sigla MVFC seja mais apropriada. :mrgreen:

Verdade, eu tinha viajado…

[quote=Thiago Senna]Eu gosto da idéia de que o controle só vai delegar a tarefa para meu façade. O façade por sua vez sabe como lidar com o modelo.

Assim fica fácil migrar de uma aplicação web para swing. Talvez uma sigla MVFC seja mais apropriada. :mrgreen: [/quote]

Pois é, pra isso que se usa Façade né? Não acho que o Façade facilite a migração, mas a separação da lógica central, com ou sem ele.[/quote]

Quanto ao Spring eu não sabo, não consego :frowning: