Usando java como plataforma: Um projeto poliglota é possível?

Olá bom dia.

Não sei se essa pergunta deveria ter sido feita em outro forum, por isso se for preciso mover o tópico… Bem minha duvida é o seguinte seja um projeto web ou desktop eu posso ter arquivos .java, .rb (ruby), .py (python) e .php e a JVM (com os devidos engines instalados como jruby, Jython e quercus¹) já interpretalos (o javac converter esses caras para bytecode).

Bem não sei se fui claro então vou exemplificar:

Tenho um projeto simples desktop que vai fazer acesso a banco de dados, usar cálculos cientificos e ter uma interface (GUI). Poderia eu ter uma estrutura tipo arquivos de acesso a banco de dados em java, arquivos (classes) de cálculo escritas em python e arquvos ruby lidando com swing para interface?

Mas assim, sei que vão falar da JSAPI (Java Scripting API), só que eu quero programar usando as libs destas linguagens tipo no python usando um

import os

Sei que vão perguntar o por que fazer isso. E é mais por curiosidade, mesmo e quem sabe eu tente fazer isso num projeto para o meu tcc.

Grato.
Paulo Patto

[size=9]¹ - No caso do quercus eu sei que sim, pois é um WAR no servidor.[/size]

Paulo,

se vc criar classes java ou interfaces vc pode tramitar os dados de outra linguagem para java, mas vc não pode fazer um import do python direto no java

fiz um post sobre ScriptEngine de uma olhada ae http://blog.rollingwithcode.com/2009/07/java-scriptengine.html

Eu ja tive que trabalhar em um projeto feito isto (Delphi, VB, phyton, clipper, cobol e java) e digo e um tiro no pe e noites perdidas de sono e alem de xingar o pobre funcionario publico que conseguio realizar esta façanha deixou isto como legado ate sua aposentadoria. Resultado 1 ano migrando todo o sistema para uma linguagem unica.

Em um projeto interno da empresa que fiquei durante um tempo é meio assim.
É uma salada de tecnologias.
SAP, Oracle, Rails, JEE, PHP, Python e várias outras tecnologias.

Mas esse projeto é legado,
e o pessoal do projeto tem que trabalhar demais para conseguir produtividade no meio
de tanta tecnologia. O pessoal até dividiu as pessoas por partes do projeto. Quem manja JEE fica com JEE,
quem sabe PHP fica com PHP e assim por diante. Não é a melhor solução, mas foi a melhor encontrada até agora.

Um conselho, se você puder evitar essa salada de tecnologias, EVITE,
pois para manter o código depois é um pesadelo,

e se não for você que manterá esse código rodando futuramente, é
bom você Não conhecer a pessoa que irá manter o seu código legado…
por segurança sua mesmo… :smiley:

Heheh, vlw pessoal.

Então se nãoq uero que algumas pessoas falem coisas sobre mamãe, melhor não usar isso pelo que entendi… Ok então. Valew pessoal.

Abraços.