Usar banco de dados para aplicação desktop?

5 respostas
wellington7

Tenho um projeto para desktop, uma IDE e Compilador, que em momento nenhum utiliza acesso a servidor, web ou qualquer comunicação externa, apenas a aplicação rodando por conta no PC.
E estou com dúvida sobre o melhor meio para salvar os dados, de modo que o software seja portável a ponto de eu poder acrescentar e remover atributos das classes e, com o mínimo de mudanças, manter a compatibilidade com versões antigas - o software novo sempre deve conseguir abrir os programas escritos nas versões mais antigas.
A classe java.io me pareceu deixar a desejar, estive lendo sobre os bancos de dados com JDBC e SQL, sobre Hibernate, sobre EJB, achei interessante mas ainda estou com algumas dúvidas:

• Hibernate e EJB são apenas para acesso a dados em um servidor? Ou posso usar na minha aplicação desktop e salvar os dados em “Meus Documentos”?
  • Entre estes e outros, qual modo vcs recomendam para salvar os arquivos no pc de modo a manter essa flexibilidade (eu poder alterar o software e manter a compatibilidade com o mínimo de alterações no código)?

ps. De preferência com acesso rápido aos dados, fiz testes com serialização e achei um tanto lerdo demais… (e depois fiquei sabendo dos outros problemas da serialização e abandonei de vez…)

5 Respostas

davidbuzatto

Vc pode utilizar um banco de dados embarcado como o Apache Derby por exemplo.

Até mais!

reinaldob

As informações que vc iria gravar, eram fontes abertos no momento que fechou, propriedades ou configurações específicas certo ?
Se for isso, sugiro vc utilizar arquivos .properties mesmo… mais tranquilo, e vc tem controle fácil para tratar atributos novos no java…

Agora se for outro tipo de dado, com maior número de registros, aí tb sugiro bancos embarcados, lembrando que o derby já sitado vem nos jdks mais novos…

Maniezo

Se for pequeno seu projeto indicaria o HSQLDB, é um banco feito em JAVA tambem, é um pouco limitado mas gostei!

wellington7

Como assim “maior número de registros”? Pode ser que seja grande quantidade de dados, caso o usuário escreva um programa grande… Mas nada que ultrapasse umas 10 mil variáveis… acredito que seja pequeno…

wellington7

Arquivos .properties são do Hibernate?

Criado 23 de novembro de 2007
Ultima resposta 23 de nov. de 2007
Respostas 5
Participantes 4