Estou criando uma aplicação e estou usando por enquanto Hibernate, DAO e uma camada de negocios.
Estou na duvida em utilizar DAO neste caso…
Pois, pelo que vi não ficou todo transparente da camada de persistencia a camada de negocios…
As vezes transações são feitas na camada de negocios e utilizo as classes do hibernate…
Fiz um “genericDAO” que faz algumas coisas uteis, mais nem tanto.
Sera mesmo ultil utilizar essa camada dao?
Pois me pareceu essa camada aumentando a complexidade e não sendo tão necessaria.
Olá cara, entra no site da CAELUM que la tem uma apostila que vc vai gostar, fala dos padroes DAO e MVC, falow, para desenvolvimento WEB
Abraços
T
Tecnoage
Então, não é bom fazer isso mesmo. A sua camada de persistencia, sempre q possível deve somente trabalhar com persistência, deixando a camáda de negócios realizar a lógica de negócios. Se precisar de mais ajuda, ou uma ajuda mais específica, mostre seu problema de uma forma mais “real” que a gente dá uma ajudinha, se for possível… abraços!
TheMask
A camada de negócios não deve tomar conhecimento da camada de persistência. A recíproca é falsa.
Na verdade, controle transacional podem ocorrer até em camadas mais altas. Pesquise por transações declarativas.
Depende do que você está chamando de DAO e como você o implementou. Procure também estudar um pouco de DDD, principalmente, o padrão Repository.
Aqui no GUJ mesmo há zilhões de discussões sobre tudo isso que falei. Leia todas. Muitas dúvidas que você tem já foram muito debatidas.
rodrigoy
Se vc está usando o Hibernate ele é a camada de persistência.
Sua classe entity é um elemento da camada de negócios.