Usar java pra manipular linhas de script (comandos) em linux

pessoal, o iptables (firewall) no linux pode ser configurado através de um script, ativado na inicialização.
minha dúvida é a seguinte. esse script, posso usar uma interface gráfica para ativá-lo?
tipo assim:
eu uso um executável java, com um painel (interface), com um botão, digamos, ‘liberar porta 366’.
ao clickar nesse botão, o java age sobre o script, carregando por exemplo, a linha do script
iptables -D INPUT -p tcp --dport 366 -j DROP

o q eu queria é isso. o java permite isso?

Permite sim/mais ou menos.

Sobre o iptables tive que perguntar a um amigo, mas, o Java permite edição de arquivos-texto (logo você pode alterar o arquivo de configuração do Iptables colocando a porta que você quiser liberar) e o Java permite também execução de comandos no sistema operacional através da classe Runtime com a linha Runtime.getRuntime().exec(comando);

Dessa forma, através do Java você pode dar um reload do iptables ou iptables-save e depois um iptables-restore.

ok, evandro, valeu.

no entanto, sei q a situação é mais complicada do q parece. pelo seguinte.

o ideal seria o java atuar em linhas do spript.

digamos q o usuário click num botão para ativar o iptables.

o java teria q, teoricamente, acrescentar essa linha no script, ou , no mínimo, descomentá-la.

no caso de portas, o java acrescentaria talvez toda uma linha, colocando como nome da porta o parâmetro.

e, sem dúvida, o iptables teria q salvar e reiniciar.

a questão é complicada. e é o projeto q quero desenvolver em tcc. por isso meu interesse.