Usar SDK específica(Nokia, Sony, Etc) para jogos, faz diferença?

Pessoal, boa noite. :!:
Sei que minha pergunta parece meio tosca e muitos vao me mandar procurar no google, mas gostaria de saber se realmente faz diferença usar a SDK de uma determinada fabricante. estou perguntando porque fiz um pequeno jogo, e o mesmo roda super bem no emulador. coloquei o mesmo em 3 aparelhos, dois nokia e um Sony ericsson, e tive comportamentos distintos(o mais estranho foi no SE, que numa determinada parte o jogo trava e não volta mais). Isso realmente se deve ao não uso da SDK? vale lembrar que eu tentei de todas as formas possíveis não consumir recursos abusivamente(destruir objetos não utilizados, quantidade de loops, usar arrays ao invéz de vetores, etc).

Então fica aí a minha dúvida, um jogo ou aplicativo para celular em J2ME realmente tem dependencias fortes da SDK do fabricante?
Obrigado pela atenção.

Vamos diferenciar SDK <> APIs proprietárias

Alguns SDKs são baseados no WTK da Sun (Ex:Samsung). Não há diferença de comportamento entre eles, já que a emulação é a mesma, só mudando o conjunto de ferramentas que vem no pacote.

Outros são diferentes, como os da Nokia, que procuram mais realisticamente emular o aparelho alvo ou família.

Então entre Nokia e Samsung é esperado comportamento diferentes em algum ponto.

Agora falando de uma aplicação instalada nos aparelhos, mesmo usando a mesma API (Game API,etc), é esperado tb comportamentos diferentes devido a implementações diferentes e toda a pataquada que o desenvolvedor j2me calejado sabe q irá enfrentar.

E usando APIs proprietários é esperado mais ainda diferenças em performance já que o fabricante pode fornecer uma API mais otimizada do que a implementação padrão.
Exemplo: Temos o Canvas que faz parte da implementação padrão, mas temos o FullCanvas que faz parte da Nokia UI API.
É esperado uma performance superior se for usado esta API devido as otimizações feitas pelo fabricante.
Cabe a sua aplicação em run-time decidir se vai usar Canvas ou FullCanvas e por aí vai…

Obrigado Boone pela atenção.
Ficou bem claro agora, porque com APIs propriétárias, com certeza a otimização de recursos do aparelho é levada em conta.
Bem, o jeito então e focar nos itens que preciso e descobrir se para cada fabricante eu terei uma API própria.

valeu !!