Usar Swing para desenvolver um soft para comércio é ruim?

Pessoal,

Estou pensando em desenvolver um sofware para comércio usando o Swing+JWS. Alguém já fez isso? acha inviável? é melhor partir pro VB mesmo?

Não vejo pq vc precisaria partir para VB. A não ser que saiba bem VB e nada de Java e não queira perder muito tempo aprendendo.
Se vc fizer em Java, inclusive os usuários de linux poderia usar seu sistema.

[quote=romarcio]Não vejo pq vc precisaria partir para VB. A não ser que saiba bem VB e nada de Java e não queira perder muito tempo aprendendo.
Se vc fizer em Java, inclusive os usuários de linux poderia usar seu sistema.[/quote]

Estou dizendo isso pq o Swing tem algumas coisas chatas, como definitir teclas de atalho, coisas que no VB já é mais intuitivo.

Nada que não seja fácil depois de acostumar.

A maioria dos componentes tem um setMnemonic (coisa assim) que define o atalho com alt.

E voce pode usar o InputMap para atalhos compostos como Ctrl+Shift+

[quote=eduacsp][quote=romarcio]Não vejo pq vc precisaria partir para VB. A não ser que saiba bem VB e nada de Java e não queira perder muito tempo aprendendo.
Se vc fizer em Java, inclusive os usuários de linux poderia usar seu sistema.[/quote]

Estou dizendo isso pq o Swing tem algumas coisas chatas, como definitir teclas de atalho, coisas que no VB já é mais intuitivo.[/quote]

Ola,

Eu diria que Swing tinha estas coisas chatas, mas vc pode usar um plugin do eclipse para fazer o designer das telas, assim ele te dá suporte a criar as teclas de atalhos, muito similar ao VB.

Para designer de telas free, eu aconselho o matisse, que vem junto com o netbeans, que é um dos melhores, a meu ver e estou vendo agora um que o Google criou, Windows Builder Pro.

eduacsp,

Não vejo problema nenhum, inclusive, nesse tópico http://www.guj.com.br/java/129026-colocar-teclas-de-atalho-swing-vs-swt, criado por você mesmo, o colega já disse o caminho das pedras. No NetBeans, criar um atalho é intuitivo.

Já vi vários sistemas (PDV, Retaguarda de Loja e etc) implementados em Swing rodando muito bem.

Caso não queira se prender ao Swing, por que nã tenta usar o JavaFX ou o Abode Flex + Air?

Acho que o problema está mais em sair do "conforto" que o VB proporciona do que nas dificuldades com o Swing. Se estiver enganado, me desculpe.

[quote=molmedo]eduacsp,

Não vejo problema nenhum, inclusive, nesse tópico http://www.guj.com.br/java/129026-colocar-teclas-de-atalho-swing-vs-swt, criado por você mesmo, o colega já disse o caminho das pedras. No NetBeans, criar um atalho é intuitivo.

Já vi vários sistemas (PDV, Retaguarda de Loja e etc) implementados em Swing rodando muito bem.

Caso não queira se prender ao Swing, por que nã tenta usar o JavaFX ou o Abode Flex + Air?
[/quote]

É que tive sérios problemas para implementar teclas de atalho e vi que no VB isso é muito simples. Talvez pq o VB foi sempre uma linguagem de “caixa de padaria” e oferece mais facilidades para quem quer algo simples e direto.
Sei que o Swing tem muitas APIs interessantes e poderosas, mas estou tentando analisar a ferramenta que tenho disponível à solução que o cliente precisa.

Oi,

Está falando do vb.net?

Nossa o homem sumiu rsrs… :stuck_out_tongue:

Sinceramte não sei por que sempre tem alguém falando que Swing é um bicho de sete cabeças…
É super normal desenvolver um aplicativo comercial para desktop,não vejo tanta diferença no desenvolvimento entre Java SE e VB.NET,agora se estiver falando de VB 6,bom ai é mais facil mesmo,mas não vale a pena…

Não vejo problema nenhum…Tendo conhecimento ou buscando o pelo menos,já vi aplicações boas em Desktop,Agora só acho um pouco improdutivo…Mais da para fazer.

Oi,

O que quer dizer com improdutivo…

Só no sentindo que para fazer uma interface bem amigável leva bastante tempo,pois são muitos detalhes.(ainda mais se for fazer o software sozinho)

Recomendo você estudar muito bem o Swing se quiser fazer algo. Tenho experiência no desenvolvimento de um software comercial em Swing e a performance dele era muito ruim. Muita da culpa era nossa(dois programadores inexperientes sem ninguém com mais vivência para corrigir os erros, utilizando RAD ainda por cima), mas é aquela coisa: os donos, que só conheciam Delphi, colocaram a culpa no Java.

Então caso você opte por Swing, estude bem e evite RADs. Eles viciam a pessoa de uma maneira que ela não sabe o que se passa no código e acabaram por deixar o sistema mais lento. Isso que era o Visual Editor, que gera código muito mais limpo que o Matisse.

ok… :wink:

[quote=eduacsp][quote=romarcio]Não vejo pq vc precisaria partir para VB. A não ser que saiba bem VB e nada de Java e não queira perder muito tempo aprendendo.
Se vc fizer em Java, inclusive os usuários de linux poderia usar seu sistema.[/quote]

Estou dizendo isso pq o Swing tem algumas coisas chatas, como definitir teclas de atalho, coisas que no VB já é mais intuitivo.[/quote]

Não é o VB q é intuitivo, e sim o Visual Studio que é. Mas se eu fosse desenvolver em “algo.net” escolheria C# mais proximo de java.
Agora preferir “algo.net” para desktop em vez de Java, é bobagem.

Mas a verdade é eu"Escolheria Java", pq é a LP que estou envolvido, que tenho contato diario. E isso faz muita diferença.
Ok dot.net pode ser intuitivo em alguns quesitos, mas, em outros não! Tente programar sem o Visual Studio para você ver…

Abs

Algumas dicas que podem ser relevantes no contexto de programação swing são:

Saiba usar bem o conceito de threads, no swing, não deixe que tudo seja alocado para a threadlocal dele, pois frequentimente algumas operações podem ficar em ?locked?;

Utilize o Swing Application Framework, inclusive, o netbeans já vem com projeto de exemplo, um escopo simples e já feito para apresentar como trabalhar como esse novo padrão;

Utilize o Matisse para geração das telas, é intuitivo, fácil de administrar, mesmo com alguns bugs.

Cara…sinceramente eu no seu lugar…dominando os dois ambientes e sendo uma aplicação pequena…faria em VB. Por outro lado…se dominar Java e quiser fazer algo em Desktop e que que tenha performance legal…faça em SWT. SWING tem mais informações…porém come um desempenho tremendo da máquina porque trabalha com os recursos da JVM, ao contrário do SWT que utiliza recursos do Sistema Operacional.

O mérito da facilidade não é do VB, mas do Visual Studio.
Na verdade desconheço uma IDE pra Java que tenha um programação RAD tão boa quanto o Delphi e o VB, que não geram lixo no código e que são fáceis de ter o controle do código.

Mesmo pra tarefas simples em Java, você é obrigado a saber muito mais de programação, arquitetura e conceitos do que precisaria pra fazer em Delphi, que também permite que se faça coisa sofisticada.

Por causa disso, o Java conseguiu penetrar bem nos grandes mercados mas nunca conseguiu se firmar entre os pequenos programadores e aqueles que só sabem arrastar e soltar telas. O pior é que tem muita gente que considera isso uma vantagem do Java.

[quote=marcosalex]O mérito da facilidade não é do VB, mas do Visual Studio.
Na verdade desconheço uma IDE pra Java que tenha um programação RAD tão boa quanto o Delphi e o VB, que não geram lixo no código e que são fáceis de ter o controle do código.

Mesmo pra tarefas simples em Java, você é obrigado a saber muito mais de programação, arquitetura e conceitos do que precisaria pra fazer em Delphi, que também permite que se faça coisa sofisticada.

Por causa disso, o Java conseguiu penetrar bem nos grandes mercados mas nunca conseguiu se firmar entre os pequenos programadores e aqueles que só sabem arrastar e soltar telas. O pior é que tem muita gente que considera isso uma vantagem do Java.[/quote]

Concordo. Mas vou tentar usar o Netbeans+Swing+JWS e vou ver se fica performatico. Obrigado a todos.

Entendi seu ponto de vista.

Porem vc já notou que toda “linguagem” que se firma entre “pequenos programadores e aqueles que só sabem arrastar e soltar” tem resultados desagradaveis?

Por exemplo:

a) Cai em desuso ou vira “carne de vaca” (Clipper, Dbase (II, III, V), Basic, Vb, Delphi);
b) Drastica redução de “salarios”.
c) Sistemas dificeis de se fazer manutenção.
d) Arquitetura pobre.
e) Alta rotatividade.
f) Abandono de projetos.
g) Desvalorização da classe.

flws

Cair em desuso, acredito que toda linguagem acontece isso, não somente as simples e fáceis. Nos exemplos que você citou, Clipper, Dbase e Basic caíram em desuso porque eram ótimas linguagens pra ambiente ASCII mas não se firmaram em ambiente Windows. VB e Delphi eram boas pra programação Windows mas não se firmaram em ambiente Web.

Esses tópicos que você falou acontece dentre os programadores que citei. Os que ficam em projetos maiores, seja em Java, Delphi Flex, VB, esses não são afetados. Mesmo que mude a linguagem, são profissionais que ficam no mesmo nível, quando não valorizam. Conheço analista em Delphi ganhando 80 a hora e analistas Java ganhando 15.

Bom, é minha opinião, não vou brigar por causa disso. heheheh