Uso de Design Patterns em aplicações J2ME

Bom dia amigos,

Conforme postei anteriormente, sou novato em J2ME. Eu venho da plataforma JEE e uma questão me veio à mente enquanto desenvolvia meu primeiro MIDLet: como fica a questão dos design patterns? Visto que a plataforma é mais limitada e que o código deve ser otimizado, há algum pattern que vocês desenvolvedores e arquitetos J2ME utilizam para aumentar a performance? Quais os patterns do GoF que são mais utilizados na plataforma?

Um abraço à todos!

Thiago, teoricamente você pode usar grande parte dos design patterns do GOF, o que vai depender e gerar impacto é, processamento de aparelho pra aparelho, espaço de armazenamento, enfim.

Se você por exemplo for desenvolver pra smartphones, onde a capacidade de processamento é boa, teoricamente o céu é o limite, mas sem empolgar muito, pois qualquer aplicação acima de 100 kb já se torna totalmente inviável, mas padrões como MVC, Abstract Factory por exemplo, podem ser facilmente implementados sem problemas de overhead e processamento.

Bruno, obrigado pela resposta.

Então, a princípio estou interessado em CLDC, ou seja, em aparelhos com poder de processamento limitado, como celulares por exemplo. O que eu percebi é que talvez os padrões criacionais (Singleton, Abstract Factory, Builder, etc) e estruturais (adapter, decorator, facade, etc) possam ser implementados nos midlets sem muito impacto, mas será que posso dizer o mesmo dos padrões comportamentais?

Num ambiente real de desenvolvimento CLDC, quais são os padrões mais utilizados? Quais que fazem sentidos em serem utilizados?