Olá pessoal,
como usar o void? Eu não sei porque, mas eu só uso o método void assim:
public static void nomedometodo() {
corpo do metodo...
}
Olá pessoal,
corpo do metodo...
}
vc usa o void quando seu método não tem retorno…
o uso do static não é obrigatório, a não ser que vc esteja acessando o seu método através de outro método que também seja static.
exemplo se vc for acessar um método qualquer através do método main esse método qualquer obrigatoriamente precisa ser static.
Como o nome já diz, ele não retona nada, e nem precisa usar a palavra resevada static.
Exemplos de métodos estáticos.
A classe utilitária como a classe Math possui diversos métodos para operações matemáticas como cálculos de raiz quadrada, funções trigonométricas, logaritmos, arredondamento de números, geração de números aleatórios e outras.
Exemplo:
Public class Exemplo{
Public static void main(String [] args){
System.out.pritln(?raiz quadrada de 700: ?+Math.sqrt(625));
System.out.pritln(?numero aleatório: ?+Math.random());
System.out.pritln(?4.77 arredondando: ?+Math.round(4.77));
}
}
Veja que não foi necessário criar uma instancia da classe Math (New Math()) para utilizar esses métodos pois eles foram acessados diretamente a partir do nome da classe.
O exemplo mais comum de métodos estáticos é o main, porque a jvm não instancia um objeto da classe indicada para execução mas apenas chama seu método main.
Um método estático pode acessar somente membros estáticos porque, como já foi visto, pode ser chamado sem a necessidade de uma instancia da classe. Membros não estáticos são criados somente na construção da instancia.
Boa sorte.
Voce eh uma piada.
Esse fórum cada vez mais faz com que eu atinja o meu objetivo de lecionar, para enfiar alguma coisa na cabeça dessa juventude. Voce não disse que ia desenvolver um SO?
Engraçado, todos agem muito passivamente com esse tipo de atitude, acho que eh a hora de mudar.
Por favor, alguem me mostra um lugar que esteja pré estabelacida a complacencia dos Moderadores desse fórum.
[quote=getAdicted]Voce eh uma piada.
Esse fórum cada vez mais faz com que eu atinja o meu objetivo de lecionar, para enfiar alguma coisa na cabeça dessa juventude. Voce não disse que ia desenvolver um SO?
Engraçado, todos agem muito passivamente com esse tipo de atitude, acho que eh a hora de mudar.
Por favor, alguem me mostra um lugar que esteja pré estabelacida a complacencia dos Moderadores desse fórum.
[/quote]
?
[quote=yhhik][quote=getAdicted]Voce eh uma piada.
[/quote]
?[/quote]
Que foi?
[quote=getAdicted]Voce eh uma piada.
[/quote]
Não há motivos para ser rude. Vários alunos de informática entram na área com “sonhos”, seja o de fazer um SO ou um MMORPG melhor que o WOW.
Além disso, o usuário em questão jamais foi rude, desrespeitoso, ou gerou trolling no fórum, portanto, não há nada o que moderar.
A única atitude que eu realmente poderia moderar é essa sua resposta mal educada.
Se tem críticas a moderação, encaminhe suas sugestões à guj@guj.com.br, ao invés de simplesmente reclamar num tópico qualquer do fórum aberto.
Se não quer ver dúvidas básicas de java, não entre no fórum de Java Básico.
nada colega…somente não entendi o comentário.
Nada com voce, eu o acompanho em seus cometários e sempre me agregou e muito.
[]'s
[quote=ViniGodoy][quote=getAdicted]Voce eh uma piada.
[/quote]
Não há motivos para ser rude. Vários alunos de informática entram na área com “sonhos”, seja o de fazer um SO ou um MMORPG melhor que o WOW.
Além disso, o usuário em questão jamais foi rude, desrespeitoso, ou gerou trolling no fórum, portanto, não há nada o que moderar.
A única atitude que eu realmente poderia moderar é essa sua resposta mal educada.
Se tem críticas a moderação, encaminhe suas sugestões à guj@guj.com.br, ao invés de simplesmente reclamar num tópico qualquer do fórum aberto.
Se não quer ver dúvidas básicas de java, não entre no fórum de Java Básico.[/quote]
Se eu deixei a desejar em algum momento, por favor, me diga. É bom receber esse tipo de feedback.
[quote=mcirqueira]Olá pessoal,
corpo do metodo...
}
[/quote]
Amigo, eu acompanhei os seus comentarios em todos os momentos, inclusive, pensei comigo: foi pouco animador o que o pessoal disse a respeito das suas ideias.
Estamos aqui para incenvitar e propor melhorias, conheço muitas pessoas que se interessariam pelo seu projeto, se quiser, me passa seu email, msn. Voce tem realmente esse tipo de duvida, se sim, eu acho que voce deveria entender melhor a visão do pessoal do fórum e não colocar esse tipo de imagem “estabanada”… Alguem pode se ofender…
Acho que a sua duvida jah foi sanada pelo velhinho ai… Fica com deus!
[]'s
[quote=ViniGodoy][quote=getAdicted]Voce eh uma piada.
[/quote]
Se não quer ver dúvidas básicas de java, não entre no fórum de Java Básico.[/quote]
Eu sei Vini…
Seu soh pensei o seguinte: “poxa, o rapaz foi massacrado por tantos e me aparece com esse tipo de duvida…” =/
Mas voce tem razão, até voce como mestre deve ter os seus que dah um branco. Sem falso moralismo… Um bom feriado a todos!
[edit] eu jah tomei um puxão de orelha do Luiz uma vez, não quero mais atrito com niguem. [/edit]
Abraços!!
[quote=mcirqueira]Olá pessoal,
corpo do metodo...
}
[/quote]
Esta dúvida é comum quando os ambientes de desenvolvimento sugerem realizar isso quando você está querendo chamar este método dentro de um outro que já é static, como exemplo na situação:
public Class MinhaClasse{
// método void
public void somar(){
// comandos ....
}
// método principal
public static void main (String[] args){
//chamada do método void aqui não deve ser assim:
somar();
// mas sim, do seguinte modo:
MinhaClasse minhaClasse = new MinhaClasse();
minhaClasse.somar();
}
}
Se você está chamando o método como no primeiro modo, o ambiente de desenvolvimento (Eclipse, NetBeans…) irá sugerir uma correção, onde o método somar() recebe a cláusula “static”. Lembre-se: Métodos static não podem evocar métodos que não sejam static e, para isso, deve-se instanciar a classe que contém o método (como na linha 13) para depois (linha 14) chamá-lo.