Olá,
Eu gosto muito do Java, sua portabilidade é fantástica, mas construir GUI em JAVA é a pior coisa do mundo. O uso do NetBeans (que é o melhor para construção de GUI) chega a ser frustante e extremamente decepcionante.
A simples criação de uma GUI apenas com 3 colunas e 4 linhas num Frame pequeno é coisa pra da dor de cabeça se for permitir o resize dos componentes. A pergunta é : existe um tutorial semelhante a este http://wiki.codeblocks.org/index.php?title=WxSmith_tutorials feito para wxWidgets (também cross plataform) e C++ para Java ? Neste tutorial há exemplos de como usar graficamente todos os layouts disponíveis, e não apenas no código como no Java. E digo mais, eu fiz meu TCC em C++ e usei esse conjunto de ferramentas para a criação de GUI, eu criei uma GUI extremamente complexa com várias abas, gráficos, imagens e componentes posicionados de forma extremamente eficiente e proveitosa, até mesmo em tempo de execução (a criação dos gráficos), sem ter absolutamente nenhum conhecimento pŕevio em wxWidgets.
O estranho é que fui usar meus conhecimentos do wxSmith (que eu achei fantástico) para a manipulação das interfaces em JAVA e não encontrei nada parecido. Mesmo deixando de lado o wxSmith não consegui de forma alguma criar interfaces proveitosas com os layouts diponiveis (exceto no null, este funciona =D).
Os layouts e minhas considerações (que podem estar erradas)
Free Design: é pra te deixar maluco, acho que presta só pra isto. Eu até fiz uma vídeo meu do uso deste layout, e kralho que coisa cabulosa. Lembrem-se que não sei muito sobre criação de GUI em Java, costumo programar mais baixo nível, olhem como um LEIGO se comporta. (quando upar coloco o link)
Box Layout: Pra que serve se não posso alterar o tamanho (vertical) ? wxSmith tem.
Card Layout: Não tenho a minima idéia pra que utilizar, e muito menos seu formato.
Flow layout: Extremamente util se você tiver liberdade com ele tal como no wxSmith, exemplificando, o uso de colunas mais largas que as demais, a definição de uma céula especifica não sofrerá resize, etc. wxSmith tem.
GridBagLayout: Extremamente complexo, e nada do que você faz em Customize, altera a sua GUI. Realmente muito estranho.
GridLayout: Muito fixo, não para fazer quase nada
Null/Absolute Layout: Quase bons, mas as linhas imaginárias do free Desing deveriam dar uma mão.
Alguém se habilita a fazer comigo um tutorial primeiramente em Português depois em Inglês de como se utilizar os layouts no NetBeans ? E quem sabe até dar um jeito de mandar o pessoal do Matisse dar uma olhada no wxSmith =D. Lógico que primeiro eu vou ter de aprender a usar a GUI do NetBeans para fazer este trabalho.
Abraço.