Uso do NetBeans 6.5/7 e Layouts para construção de GUI

Olá,

Eu gosto muito do Java, sua portabilidade é fantástica, mas construir GUI em JAVA é a pior coisa do mundo. O uso do NetBeans (que é o melhor para construção de GUI) chega a ser frustante e extremamente decepcionante.

A simples criação de uma GUI apenas com 3 colunas e 4 linhas num Frame pequeno é coisa pra da dor de cabeça se for permitir o resize dos componentes. A pergunta é : existe um tutorial semelhante a este http://wiki.codeblocks.org/index.php?title=WxSmith_tutorials feito para wxWidgets (também cross plataform) e C++ para Java ? Neste tutorial há exemplos de como usar graficamente todos os layouts disponíveis, e não apenas no código como no Java. E digo mais, eu fiz meu TCC em C++ e usei esse conjunto de ferramentas para a criação de GUI, eu criei uma GUI extremamente complexa com várias abas, gráficos, imagens e componentes posicionados de forma extremamente eficiente e proveitosa, até mesmo em tempo de execução (a criação dos gráficos), sem ter absolutamente nenhum conhecimento pŕevio em wxWidgets.

O estranho é que fui usar meus conhecimentos do wxSmith (que eu achei fantástico) para a manipulação das interfaces em JAVA e não encontrei nada parecido. Mesmo deixando de lado o wxSmith não consegui de forma alguma criar interfaces proveitosas com os layouts diponiveis (exceto no null, este funciona =D).

Os layouts e minhas considerações (que podem estar erradas)

Free Design: é pra te deixar maluco, acho que presta só pra isto. Eu até fiz uma vídeo meu do uso deste layout, e kralho que coisa cabulosa. Lembrem-se que não sei muito sobre criação de GUI em Java, costumo programar mais baixo nível, olhem como um LEIGO se comporta. (quando upar coloco o link)
Box Layout: Pra que serve se não posso alterar o tamanho (vertical) ? wxSmith tem.
Card Layout: Não tenho a minima idéia pra que utilizar, e muito menos seu formato.
Flow layout: Extremamente util se você tiver liberdade com ele tal como no wxSmith, exemplificando, o uso de colunas mais largas que as demais, a definição de uma céula especifica não sofrerá resize, etc. wxSmith tem.
GridBagLayout: Extremamente complexo, e nada do que você faz em Customize, altera a sua GUI. Realmente muito estranho.
GridLayout: Muito fixo, não para fazer quase nada
Null/Absolute Layout: Quase bons, mas as linhas imaginárias do free Desing deveriam dar uma mão.

Alguém se habilita a fazer comigo um tutorial primeiramente em Português depois em Inglês de como se utilizar os layouts no NetBeans ? E quem sabe até dar um jeito de mandar o pessoal do Matisse dar uma olhada no wxSmith =D. Lógico que primeiro eu vou ter de aprender a usar a GUI do NetBeans para fazer este trabalho.

Abraço.

Aprendei a usa o Free Desgin \o/

O segredo (The Secret)

Se você for precisar relacionar em tamanho e posição mais do que 5 itens diferentes, é altamente aconselhável a criação de um JPanel pra juntar tudo, assim os resizes dos componentes fica muito mais prático, pois você aplica as regras para todo JPanel.

Resize

Nunca esqueça de usar as opções dentro do menu de contexto de cada componente (botão direito).
Anchor
Auto Resize
Set Around Component

Espero ter ajudado alguém, o manual ainda ta de pé caso alguém saiba boas praticas para os demais layouts.

Abraço.

Olá amigo

usa o openswing . Já faz um monte de coisa para vc.

http://oswing.sourceforge.net/

Um abraço

Silvio Guedes