Uma coisa que reparei é que hoje em dia as pessoas têm dificuldade imensa para entender uma divisão inteira.
Dá a impressão que a calculadora substituiu a capacidade de fazer contas; portanto, explicar o que é uma divisão inteira (ainda ensinam a fazer isso na escola ? ) é tarefa sobre-humana.
Por isso, fico às vezes maravilhado com algumas pessoas que conseguem fazer contas de cabeça e dar o troco corretamente sem usar uma calculadora; esse tipo de pessoas era muito comum antigamente, mas hoje é bem difícil encontrá-las. (Não estou me referindo àqueles orientais que têm um ábaco (ou “soroban” ) na cabeça, estou falando de gente como a gente).
Considere que divisão de inteiro por inteiro sempre vai dar um resultado inteiro independente de vc fazer essa conta em uma variavel double.
Como a variavel que armazena o 1 / 2 é inteira e os números são inteiro entao ele so mostra a parte inteira da conta (a parte decimal é simplesmente cortada e não arredondada).
No caso do % ele só mostra o resto da divisão mesmo.
Sei, sei… você consegue extrair uma raiz quadrada usando só lápis e papel? Digamos, a raiz quadrada (inteira, é claro; não quero nenhuma casa depois da vírgula) de 21462 ?
Calma… eu só disse que evitei. Me senti inutil agora.
Mas de qualquer forma vemos no colegial muitas pessoas resolvendo contas de multiplicação/divisão/adição/subtração na calculadora pela dificuldade com numeros. Para essas operações nunca precisei e para algumas coisas mais complexas também. E hoje em dia na faculdade vejo pessoas com os mesmos problemas, problemas que não tenho por não ter esse costume.