Uso excessivo de annotations?

21 respostas
urubatan

O que vocês acham que pode ser considerado uso excessivo de annotations?
Por exemplo desenvolver uma aplicação web sem tocat em XML apenas com:
:arrow: @Bean para registrar beans no container IoC
:arrow: @UrlMapping para dizer qual bean é responsavel por processar uma URL
:arrow: @Entity para dizer que o bean é persistente (aqui ainda precisa configurar cada um no hibernate.cfg.xml)
:arrow: @Transactional para dizer que o metodo em questão precisa de uma transação
:arrow: Outras anotações do Hibernate para configurar os objetos persistentes
Com isto da pra fazer uma aplicação sem tocar em XML com exceção do hibernate.cfg.xml.
vocês acham que isto é uso excessivo de annotations? sera que estou resolvendo um problema e criando outro?

21 Respostas

Mauricio_Linhares

E anotações não são simplesmente pra retirar essas informações dos XMLs e colocar nas classes?

C

E anotações não são simplesmente pra retirar essas informações dos XMLs e colocar nas classes?

Sim, mas há certas vantagens. A anotação conta com informações adicionais, vindas daquilo que é anotado, como o tipo retornado por um método, por exemplo.

Mauricio_Linhares

carneiro:

Sim, mas há certas vantagens. A anotação conta com informações adicionais, vindas daquilo que é anotado, como o tipo retornado por um método, por exemplo.

Nada diferente do que pode ser feito com XML. No XML do Hibernate você não precisa dizer qual o tipo de uma coluna, pelo tipo da propriedade no objeto ele sabe disso automaticamente. E o meu Eclipse não auto-completa anotações, isso é normal?

pcalcado

Annotations para marcar comportamento são sadias (transacional, requer privilégio X, persistível…) metadados com configuração (nome de tabela, usuário, datasource, senha…) são totalmente questionáveis IMHO.

Mauricio_Linhares

Mas você não acha que dizer se um campo é “persistível” ou não e onde persistir ele não seria também uma funcionalidade da anotação?

Já que ela carrega informações sobre o código, eu acho que o nome da coluna lá no banco também seria parte do “código” dela. Ou não?

C

O que eu acho que não rola é as named querys ficarem em anotações… Se for assim, prefiro colocá-las diretamente nos métodos.

Acho que vou colocar em properties…

pcalcado

Acho que é o mesmo caso quando temos um “C:\Programa\dados” hardcoded no seu sistema. Lembro de um projeto que para rodar no Windows eu tive que criar diretórios c:\home, c:\opt, c:\usr …

Eu acho que especificamente para esquema de dados o código deve ficar o mais longe possível deste, e para isso temos mapeadores como hibernate. Vincular o código de negócios com um esquema relacional qualquer é ptrender seu código a este esquema e agora que nós conseguimos nos livrar deste acoplamento voltar a tê-lo só para evitar um arquivo XML não me parece muito legal.

C

Então você prefere os hbm.xml às anotações?

pcalcado

Como falei, no caso de mapeamento O-R existem duas coisas distintas que são feitas pelo, por exemplo, Hibernate.

Uma é descrever a estrutura de uma classe em como vai ser persistida. Esta informação de Many-2-Many, Primary Key, etc. pode ficar no código (ainda que eu prefira um jeito mais leve de descrição não específico para Banco de Dados, a gente falou sobre isso aqui faz algum tempo).

Outra é configuração. Em que tabela, qual a URL do SGBD, qual a senha, otimizações, banco de dados utilizado, etc. Este deve ficar à parte do código do sistema.

O primeiro descreve objetos, normal que fique nos objetos. O segundo descreve configuração de uso de banco de dados, este tipo de configuração é dinâmico e não faz parte do código do negócio, além de ser uma informação pertencente à Camada de Persistência, não de Negócios.

Um DataMapper oferece um ponto único desta informação. Apenas um lugar no seu código, seja um DataMapper JDBC manual ou o framework configurado desta forma, deve contêr informação sobre como transformar classes em tabelas e isto nãod eve ficar misturado com regras de negócio.

Mauricio_Linhares

Aí então o cara vai ficar com os dois? XMLs e anotações?

Eu prefiro ficar só com XML no caso do Hibernate :smiley:

peczenyj

:shock: :shock: :shock:

E eu q tive problemas com uma aplicação que tinha um proxy hard coded…

urubatan

concordo com você, datasource, usuário, senha, … não devem estar atrelados ao código fonte
só não acho que a tabela em que um objeto ai ser persistido, o nome do campo correspondente a uma coluna, qual é a PK da tabela, … devam entrar no mesmo saco, ou seja, devam ser considerados o mesmo tipo de informações.
ainda mais que estas informações não são do tipo que muda durante o deploy de um sistema, assim como qual a URL de um controller/action/coloque aqui como o seu framework chama.
Ela é sempre a mesma dentro do contexto da aplicação.

então, este tipo de informação acho que não tem problema ser configurado com anotações, ja o qe pode ser alterado, ai sim vai pra um XML, properties, …

não sei se estou separando os tipos de informação de forma errada, mas até o momento estou achando bastante confortavel de trabalhar assim :smiley:

Fabricio_Cozer_Marti

Eu não vejo problemas em usar os dois, nessa separação de configurações que o Phillip falou fica interessante, pois você não tem aqueles xmls ‘pesadões’, e também permite o cara alterar algumas informações em run-time, através de xmls.

_fs

Síntese com destaque:
[color=red]O problema é o excesso de configuração necessária, não onde a configuração mora.[/color]

SENDO ASSIM, prefiro deixar o código Java o mais livre de lixo possível, como o Shoes colocou.

plentz

Uma coisa que seria legal era se o hibernate só exigisse o nome da coluna/tabela quando elas fossem diferente do nome do atributo/classe. Ex:

@Entity public class Pessoa{ private Integer id; private String nome; private Integer idade; //getters e setters }

E ele já saberia que o dito cujo teria que ir pra tabela pessoa e onde colocar cada atributinho.

G

E dá-lhe convention over configuration.

M

Mas já é assim.
Neste seu exemplo, se os nomes são os mesmos, só é necessário mais uma annotations a @Id e pronto.

Ex:

@Entity public class Pessoa{ @Id private Integer id; private String nome; private Integer idade; }

plentz

mauro_schneider:
Mas já é assim.
Neste seu exemplo, se os nomes são os mesmos, só é necessário mais uma annotations a @Id e pronto.

Ops :oops:
Acho que preciso dar uma lida melhor na documentação :stuck_out_tongue:

Fabricio_Cozer_Marti

mauro_schneider:
Mas já é assim.

Ex:

@Entity public class Pessoa{ @Id private Integer id; private String nome; private Integer idade; }

e pq esse @Id ?

urubatan

pq toda entidade mapeada pelo hibernate precosa de uma pk :slight_smile:

cv1

Ideia: crie uma interface Environment, que define os getters pra todas as configuracoes (ou outras interfaces quen nao sao muito mais que bundles de configuracao).

Implemente essa interface: TestingEnvironment, DevelopmentEnvironment, UserAcceptanceTestingEnvironment, ProductionEnvironment, e os bundles especificos, caso necessario (InMemoryTestingDatabase, por exemplo). Basicamente, essa interface e as amigas dela contem toda a configuracao necessaria - de IoC a mappings do Hibernate a detalhes de JDBC, JNDI e o escambau.

Crie uma classe Application, com os metodos start(), isStarted() e stop(). Implemente essa interface pra todos os Environments.

Ponha uma main() nas implementacoes de Application apropriadas.

No projeto onde eu estava mes passado, a gente tinha um internet banking inteiro que subia meramente chamando a main() de DevelopmentEnvironment: Jetty, HSQLDB, simuladores dos mainframes e mais uns brinquedinhos, todos iniciados dali.

Nao eh soh se preocupar com configuracao, eh o deployment inteiro que precisa ser levado em conta :wink:

Criado 1 de maio de 2006
Ultima resposta 19 de jun. de 2006
Respostas 21
Participantes 11