usuário root não compila programa java no linux ubuntu

Galera é o seguinte. Eu editei o arquivo /etc/profile e adicionei as variáveis de ambiente. Porém, se eu estou como usuário root e executo um comanda java -version ou javac, aparece um erro no console: Java: Comando não encontrado. Agora se eu estiver no meu usuário atual sem ser o root, o sistema aceita normalmente esses comandos.

é default isso ?

Eu além de configurar o /etc/profile edito tambem o /etc/bashrc

nano /etc/bash.bashrc

adicionando as seguintes linhas

export JAVA_HOME=/usr/local/java/
export PATH=:/usr/local/java/bin:$PATH

Substituindo “/usr/local/java”, pelo diretório de instalação do seu jdk

Agora é estranho isso funcionar, com usuário comum…
Qual sua versão do Ubuntu ?

[quote=efcjunior]Galera é o seguinte. Eu editei o arquivo /etc/profile e adicionei as variáveis de ambiente. Porém, se eu estou como usuário root e executo um comanda java -version ou javac, aparece um erro no console: Java: Comando não encontrado.
[/quote]

O usuário root, por razões de segurança, não lê as configurações de /etc/profile.

[quote=thingol][quote=efcjunior]Galera é o seguinte. Eu editei o arquivo /etc/profile e adicionei as variáveis de ambiente. Porém, se eu estou como usuário root e executo um comanda java -version ou javac, aparece um erro no console: Java: Comando não encontrado.
[/quote]

O usuário root, por razões de segurança, não lê as configurações de /etc/profile.[/quote]

certo, mas então como eu faria para startar meu oracle, sendo que eu preciso de digitar: java -jar …etc. Ou então, um usuário normal não tem permissão para acessar este arquivo de start do oracle, eu suponho pq ele está na raiz: /oracle.

Cara, eu consigo rodar o Java tanto como root, como usuário comum.
Tenta as configurações acima são só três linhas de comando…

Perceba que, se o javac não é encontrado, isso é problema de PATH, algo intrinseco ao sistema operacional e as politicas de segurança da distribuição que vc utiliza.

Agora, rodar Oracle ou Java como root é mesmo necessario? Geralmente vc cria um usuario especifico para as suas aplicações e utiliza o que existe de melhor do sistema de permissões para realizar o papel. Mesmo que vc precise rodar algo como root, não ter o programa no PATH não é motivo para panico pois vc pode informar o /caminho/completo/da/aplicacao

:wink:

[quote=alexegidio]Cara, eu consigo rodar o Java tanto como root, como usuário comum.
Tenta as configurações acima são só três linhas de comando…[/quote]

a versão Ubuntu: 8
configurei o arquivo
reiniciei a a maquina

e funcionou meu brother…valeu !!!

[quote=peczenyj]Perceba que, se o javac não é encontrado, isso é problema de PATH, algo intrinseco ao sistema operacional e as politicas de segurança da distribuição que vc utiliza.

Agora, rodar Oracle ou Java como root é mesmo necessario? Geralmente vc cria um usuario especifico para as suas aplicações e utiliza o que existe de melhor do sistema de permissões para realizar o papel. Mesmo que vc precise rodar algo como root, não ter o programa no PATH não é motivo para panico pois vc pode informar o /caminho/completo/da/aplicacao

:wink: [/quote]

eu acato a sua sugestão que é muito bem-vinda…mas acontece que estou fazendo uma simulação de um servidor na minha maquina utilizando uma vm. Estou configurando ele como se fosse o servidor.

obrigado.