Notícia de Charles Ditzel divulgada no http://cld.blog-city.com/read/1126337.htm .Informa que usuários do Eclipse estão migrando para o NetBeans, um dos motivos seria que o NetBeans inicializa mais rápido e, que o SWT do Eclipse fora da plataforma windows é lento e tem seu desempenho comprometido pelo GTK. Por outro lado em plataformas não Windows o NetBeans 4.1 e IntelliJ IDEA tem sido a solução mais viável e está dando um show de performance em desenvolvimento swing . Relata também comentários de usuários do Eclipse que migraram para o NetBeans http://www.netbeans.org/switch/realstories.html , e que a atual versão 4.1 beta do NetBeans possui o “ Import Eclipse Projects “ que é uma ferramenta extremamente fácil para importar projetos Eclipse.
Opa… Será que vai começar mais uma daquelas discussões quentes!!!
Bom… não vejo problema algum em usuários eclipse migrarem para o NetBeans… afinal, eu desenvolvia em Netbeans e migrei para o Eclipse!!
Como já disseram: “No mercado há espaço para mais de uma IDE!”
Como já disse, quando se trata de Swing, acho que o Netbeans é excepcional. Mas quanto disseram que estão migrando por causa de desempenho … hummm… ai pisaram na bola!
Utilizo o Eclipse em um Linux Slackware, e mesmo assim roda muito mais rápido do que no Netbeans rodando no Slackware também!!!
Outros argumento são válidos, mas performance…???
NetBeans pode até ficar mais rápido, mas não é um diferencial em potêncial!!
Um Grande Abraço!
Thiago
Se escolher uma IDE eh o seu maior problema ao desenvolver software, entao por favor troque de emprego comigo, pq a IDE eh o uuuuuuuuultimo dos meus problemas (eu uso IntelliJ IDEA e Eclipse). Alias, se vc trabalha num projeto tao facil que ate um editor de tela Swing tipo o do NetBeans, VEP ou algo do genero resolve a parada, entao eu reforco o pedido :mrgreen:
Isso eh verdade. As vezes fica-se viajando muito no comeco escolhendo o “time” de IDE, framework view, framework MVC, framework ORM, API para log, conversoes XML, banco de dados, linguagem de script compativel com VM Java, etc, e o principal, que eh o trampo mesmo, demooooora pra sair (ou nem sai, dependendo do projeto). Eu ja fiz isso e as vezes ainda faco, em projetos pessoais, claro.
Resumindo: para de escolher IDE, pega o Eclipse logo e vai programar. :mrgreen:
Marcio Kuchma
…ou o IntelliJ, ou o NetBeans, ou o JDeveloper, pegue o que tiver por perto. O importante eh o que sai, nao como entra :mrgreen:
Vi o pessoal aqui comentando sobre o InltelijIDEA
Apesar de IDE ser o menos importante, a curiosidade é imprescindível… fui dar uma olhadinha sobre o que ele faz de legal!!
Parece muito interessante… Vou ter que experimentar!!!
Tirando essas que são muito legais:
find duplicated code
structural search & replace
split editor << famigerado
O Eclipse tem todo o resto (ok, jsp e ejb precisa de plugin)
E passei a respeitar e gostar mais ainda do Eclipse após a palestra sobre plugins do Louds. A arquitetura dele é algo simplesmente fantástico.
O pessoal que fala mal do Eclipse porque “tem que baixar um monte de plugin” não sabem do que estão falando :hunf: o próprio Eclipse é um plugin hehe palavras do DQO “o Eclipse na verdade é só a splash screen”.
Tem mais umas coisas legais no IDEA, as teclas de atalho por exemplo sao bacaninhas e acho que todos os refactorings tao na ponta dos dedos (alias, eu tou usando ele sem mouse ja :D). Ele vem com um monte de analises diferentes de codigo alem do “find duplicate code”, tipo a analise de dependencias circulares, que eh bem util.
Mas, de fato, se for pela arquitetura, o Eclipse detona :mrgreen:
se o problema é fazer telinhas de cadastro, acho que devem ficar com o netbeans…
quando ele tiver o mesmo suporte a refctoring do eclipse, talves eu pense em mudar…
ps. ja usei netbeans ate a versão 3.6.
[]'s
Netbeans era um treco meio tosco que se parecia com uma IDE, né? :twisted:
Viche… também não é pra tanto!!!
O Netbeans tem lá suas qualidades…
por exemplo… imagine que você foi obrigado a usar o JBuilder… por exemplo. Imagine que o site do Eclipse deu pau, e que é impossível obtêlo… e que ainda por cima vc tem que trabalhar com Swing…
Há… mais um detalhe… o IntelijIDEA Faliu!!!
Daí é só vc usar o Netbeans nas escondidas e pronto!
Acho que o NetBeans ainda vai ganhar algum espaço no mercado com o tanto de mudanças que ocorreu nele… mas vamos esperar para ver.
Thiago
Usem o NetBeans 40 ou 4.1, vcs. vão gostar...principalmente para desenvolvimento WEB. É usar para acreditar...
Abraços;…
Esqueci de mostrar porquê…"" Smile
Arrow
O que voce pode fazer agora:
Facilmente percorra e navegue suas classes usando o novo componente Navigator.
Percorra e configure a classpath do projeto utilizando os nos das Bibliotecas nas visoes do Projeto.
Automaticamente gere arquivos de depuracao e ações de projetos com Builds de construcao existentes (Ant integrado).
Monte projetos com raizes de fonte multiplas.
Crie uma aplicacao de J2EE, automaticamente some modulos de EJB e modulos de Web, e faca deploy da aplicacao.
Crie um modulo de EJB e faca deploy como um modulo stand-alone ou empacote uma aplicacao de J2EE.
Crie rapidamente Session Beans, Entity Beans e Message-Driven Beans.
Crie Entity Beans que usam um schema existente de banco de dados.
Crie um modulo de Web, gere chamadas a EJBs, e ou faca deploy do modulo de Web como uma aplicacao de Web Stand-Alone ou pacote de uma aplicacao de J2EE (TomCat integrado).
Crie, registre, e teste servicos de Web.
Experimente as aplicacoes de amostra para aprender e entender a tecnologia de J2EE.
Importe seus projetos de J2EE existentes.
Valide suas aplicações usando o J2EE Verifier.
Visualmente configure seu EJBs, Web Services e Components de Web.
Acrescente multiplas pastas de modulo EJB ou modulo Web, crie testes >> de Unidade como uma parte do projeto (JUnit integrado).
Importe projetos do Eclipse com “Eclipse Project” , diretamente da pasta workspace;
Tomcat 5.5…integrado;
Suporte e refatoração;
Suporte à desenvolvimento WEB " COMPLETO "
Padrões recentes de JSP,Servlets,JSTL e JSF.
Mobility Pack para criação de MiDlets (MIDP 1 e MIDP 2)
Etc…etc…etc…
A versao final esta prevista para meados de Maio:
October 22, 2004: NetBeans IDE 4.1 Early Access 1 Release
January 2005: NetBeans IDE 4.1 Early Access 2 Release
February 2005: NetBeans IDE 4.1 Beta Release
May 2005: NetBeans IDE 4.1 Final Release
Obs. Apesar de ser uma versão Beta pode ser usada sem problemas.
Agora faz o seguinte, fica percorrendo a internet procurando plug-ins que facam a mesma coisa. E quando voce encontrar lembra tambêm que existe o modulo Mobile do NetBeans totalmente integrado entao apenas senta e chora. Arrow
PS. Também uso o Eclipse 3.1M4 + MyEclipse+ FacesIDE+ HTMLEditor…ok…
Falar de NetBeans 3.6 é como falar de Eclipse 2.0 , isso já é passado experimente o novo NetBeans 4.1 e o utilizem com os seus recursos vcs. vão gostar…sem bugs…sem travamentos fantásticos…sem…ufa…etc…
" NetBeans na cabeça e os pés no chão...."
Abraços…e espero a réplica…
Eh a galera do netbeans descobrindo as maravilhas que o Eclipse suporta a decadas
Rafael
Rafael,
O quê por exemplo e sem plugins ok…, vc. pode dar exemplos disso???
8)
PS…Meu time (Santos F.C.) tá uma caquinha, mais o NetBeans não… :twisted:
Willian, nao existe exemplo sem plugins. O Eclipse É todo feito de plugins. Tudo. O Netbeans apenas vem com tudo embutido na distribuicao padrao, enquanto no Eclipse voce tem que pegar algumas coisas por fora.
Eu nao disse que o Nebeans eh ruim, voce que esta sentindo-se acuado ;).
Rafael
Caro Rafael,
Vc. Respondeu o que eu queria, e me sinto feliz com a tua competência e honestidade…, regra que está se tornando uma das qualidades do GUJ.
Abraços…
PS…
" Sinto em vc. uma pequena queda pelo NBens, mais não quer dar o braço a torcer…
:roll: "
Eu uso o netbeans com um skin do Eclipse, mas nao espalha :mrgreen:
Rafael
Comecei a testar o NetBeans a partir dessa versão 4.1 beta, achei bem mais rápido que o Eclipse, tanto na inicialização quanto no code-completion.
Uma coisa que sempre me incomodou no Eclipse são as paradas que ele dá de vez em quando (deve ser o GC rodando), ainda não vi isso com o NB.
Achei o Antialiasing do NB ruim, acho que por isso que vem desabilitado. :mrgreen:
Algumas dicas p/ melhorar o uso:
:arrow: Mude todas as fontes para Courrier New, tamanho 13 em todas as categorias. A aparência fica bem melhor: fica em Tools -> Options -> Editing -> Java Editor -> Fonts and Colors.
:arrow: Diminua o tempo que leva p/ aparecer o Code completion (eu gosto de 0):
Tools -> Options -> Editing -> Java Editor -> Delay of Completion Window Auto Popup.
:arrow: Mude o Code completion p/ case-insensitive (do jeito original é inútil): Tools -> Options -> Editing -> Java Editor -> Case Sensitive Code Completion.
Nos próximos dias irei usá-lo para meus estudos, vamos ver se mudo de vez. Quem tiver mais dicas de como melhorar seu uso, aceito sugestões.
Ola pessoal… não gosto de entrar nesta briga… mas lah vou eu!!
Uso o NetBeans a anos e gosto muito dele. Não troco ele pelo Eclipse, apenas de existirem facilidades não encontradas na ferramenta que uso. É questão de GOSTO!!! Então, por favor, não há necessidade de discutimos algo tão trivial, já que a melhor ferramenta é aquela a qual você melhor trabalha.
Tenho artifícios para supi alumas necessiddes da ferramenta, como gravar macros personalizadas, a questão de teclas de atalho é totalmente (100%) modiicável, etc…
A última versão (4.1) está muito melhor, incomparável com a versão 3.x.
[]'s