Boa tarde. A dúvida é a sequinte: Nesses tempos de mobilidade em alta, como se especializar para as vagas que requerem Analistas ou Desenvolvedores Java? O que as empresas de Java querem num profissional? Atualmente, no que eu deveria me especializar?
Alguem dessas empresas de desenvolvimento que olham aqui neste fórum, poderia me ajudar indicando “o quê” um profissional Java tem de saber de mais atual e necessário numa empresa? E sobre frameworks? Quais estão em alta que são muito requisitados pelas empresas?
Desde já agradeço e fico no aguardo. Obrigado.
Procure as vagas que te interessam e vejam o que eles solicitam.
Então Marky.Vasconcelos
Obrigado pela sua resposta, mas vou colocar 3 vagas (2 SP e 1 RJ) para vc “entender” que meu questionamento não é despropositado…
SP
Detalhes da Vaga:
Conhecimento dos principais sistemas para versionamento de softwares e controle de códigos Experiência em atividades com SLA de respostas. CONHECIMENTOS: Programação JAVA, JBOSS/Tomcat/Glassfish, PL/SQL, Oracle e SQL Server, Orientação a Objetos- Avançado/Design Patterns, Javascript
SP
Desenvolvimento de sistemas em JAVA (J2EE, J2SE), conhecimento em Spring, Spring OSGI, RichFaces, Hibernate, EclipseLink, Swing e AWT. Servidores de aplicação: Jboss, Glassfish e Apache TomCat Requisitos: 2 anos de atuação com tecnologia JAVA
RJ
ANALISTA PROGRAMADOR JAVA WEB
Requisitos: ? Conhecimento e Experiência prática em projetos J2EE como programador usando ferramentas/especificações/frameworks Faces, Hibernate, Maven, Eclipse, EJBs, JPA, Design Patterns.
Entendeu? É uma salada de coisas… sei que há a banco de Dados solicitado, e alguns frameworks, mas a dúvida é que linha seguir. Quais direções tomar para conseguir ficar “antenado” já que existe em certos casos 2, 3 frameworks que chegam no mesmo resultado.
De qualquer forma obrigado pela resposta.
Por isso mesmo que o recomendável é você fazer um levantamento estatístico bem feito, com uma quantidade de dados significativa. Feito o trabalho “braçal”, precisa dedicar atenção na interpretação das informações recolhidas, avaliando os frameworks com a opinião do mercado e com o tipo de empresa que deseja trabalhar.
A primeira e a terceira vaga são Web back-end (que utlizam estes frameworks que foram adotados pela empresa)
A segunda vaga é de Web front-end que usa JSF e também exige demais por querer J2SE também (Swing desktop).
Isso que é o pior. Muitas vezes nem é exigência, é que o recrutador viu que tinha lá na sopa de letrinhas essa opção e também marcou.
Algumas vagas você vê conhecimentos em TomCat/Glassfish/JBoss/Jetty. Poutz, sério, qual programador Java conhece e já trabalhou com esses 4 pra dizer que realmente conhece? O que é conhecer? Já ter feito alguma coisinha neles ou realmente colocar um software funcional e testado em produção? Se for a primeira, eu conheço os 4 e mais OC4J e Websphere, mas no meu currículo você só verá TomCat e JBoss.
Então tem essas coisas. No final das contas quando eu vejo que o cara quer um Programador Java e na descrição da vaga tem Glassfish como requisito, eu não ignoro a vaga só porque não sou fera em Glassfish, afinal é apenas uma ferramenta.
A mesma coisa se você manja de VRaptor e o cara quer que saiba de SpringMVC, ou você sabe Oracle e o cara quer SQL Server. No final das contas, tudo você aprende, desde que saiba os fundamentos. Então nesse caso minha dica é pra você aprender Java pra Web/Mobile/Desktop dependendo de onde quer atuar, o resto da sopa de letrinhas vem com o tempo, depois que você já sabe a base. São apenas ferramentas.
Abraços