Olá, trabalho com Java para a web, e nos ultimos meses tenho ouvido falarem muito sobre Ruby. Minha dúvida é: vale apena aprender Ruby atualmente? Qual livro vocês recomendam? Qual o melhor curso?
A melhor ferramenta para Web é Ruby on Rails, Java é proporcional perante atividades que envolve um aspecto de infra envolvendo uma característica stand-Alone e não mais orientado web semântica isso é para tecnologias orientado a console programando scripts OO.
Traduz, por favor!
A melhor ferramenta para Web é Ruby on Rails, Java é proporcional perante atividades que envolve um aspecto de infra envolvendo uma característica stand-Alone e não mais orientado web semântica isso é para tecnologias orientado a console programando scripts OO.[/quote]
Duran, pegou pesado rsss dica : http://www.submarino.com.br/produto/1/1870870/por+que+as+pessoas+de+negocios+falam+como+idiotas
Caraca, estou tentando entender tudo isso, quebrando por partes … mas tá difícil 2 cents pra quem traduzir
Em se tratando de linguagens de programacao qualquer coisa vale a pena aprender, ate Ruby! :twisted:
A melhor ferramenta para Web é Ruby on Rails, Java é proporcional perante atividades que envolve um aspecto de infra envolvendo uma característica stand-Alone e não mais orientado web semântica isso é para tecnologias orientado a console programando scripts OO.[/quote]
Acho que ele quis dizer que Ruby é melhor que Java.
Não concordo muito não, se for assim, o cara começa a estudar tudo o que vê, não fica bom em nenhuma e fica sabendo um pouquinho de tudo.
Acho que tem de focar em duas ou três linguagens no máximo, estudar a fundo cada uma delas e só, imagina vc estudando Phyton, Java, C++, PHP e Ruby On Rails, o cara fica doido…
acho o RoR uma ótima opção pra um projeto de pequeno/médio porte e que esteja em um ambiente isolado.
aprender ruby e usar ruby sem rails (na minha opinião) não vale a pena, principalmente pela aplicabilidade e curva de aprendizado…
Não concordo muito não, se for assim, o cara começa a estudar tudo o que vê, não fica bom em nenhuma e fica sabendo um pouquinho de tudo.
Acho que tem de focar em duas ou três linguagens no máximo, estudar a fundo cada uma delas e só, imagina vc estudando Phyton, Java, C++, PHP e Ruby On Rails, o cara fica doido…
[/quote]
Concordo. Eu quis dizer que dessas 2 ou 3 que vai focar ruby pode ser uma boa escolha pra fazer sites.
Mas quais são as vantagens do Ruby? Como posso aprender Ruby de forma rápida e prática?
Traduz, por favor![/quote]
O Rails ou mais conhecido como Ruby on Rails ou RoR é um "meta-framework"
desenvolvido em Ruby e de código aberto assim como Ruby, de cara leva em sua arquitetura o design pattern “MVC” (Model-View-Controller).
O molde MVC oferece vantagens significativas no desenvolvimento de aplicativos, através da separação das camadas, possibilitando implementar com maior facilidade e clareza questões programáticas importantes como a persistência de dados, controle de segurança, comunicação em rede e fluxo de visualização.
O Rails ainda contém 5 outros frameworks:
* Active Record;
* Action Pack;
* Action Mailer;
* Active Support;
* Active WebServices.
Cada um destes “mini-frameworks” está disponível via gem (sistema de gerenciamento de pacotes para Ruby), mas todos eles são baixados e instalados automáticamente quando se instala o gem do Rails.
Um dos grandes problemas de vários frameworks que vejo por aí no mercado é sua configuração complexa baseados em arquivos xml´s, isso deixa em MUITO a desejar para quem esta aprendendo, tornando a curva de aprendizado maior. Em Rails isso praticamente não existe pois a idéia é que no lugar de configurações existem somente convenções facilitando a configuração do banco de dados e outros.
Outro ponto forte do rails é o DRY (Don’t Repeat Yourself, Não se repita) é o conceito por trás da técnica de definir nomes, propriedades e códigos em somente um lugar e reaproveitar essas informações em outros. Por exemplo, ao invés de ter uma tabela Produtos e uma classe Produto com uma propriedade um método “acessador” (getter) e um “mutador” (setter) para cada campo na tabela tem-se apenas no banco de dados. As propriedades e métodos necessários são “injetados” na classe através de funcionalidades da linguagem Ruby.
Com isso, economiza-se tempo, já que não é necessário alterar a tabela, o “bean”, o “form bean”, o “local home”, o “home”, o “session”, … Alterando apenas no banco de dados, [color=blue]tudo o que se baseia nessas informações são atualizadas automaticamente.[/color]
Bem, depende muito da sua “vontade”, mas eu comecei com o “Agile Web Development With Rails” e com o Programming Ruby do lado pra ajudar a tiras as dúvidas da linguagem que surgiam com a leitura do livro de Rails.
Se você estiver realmente interessado, eu indicaria também a compra desses outros:
Com isso você já vai longe em Ruby e Rails, depois é só procurar os livros e materiais mais exóticos. Obviamente, todo esse material pode ser encontrado na internet, mas ter tudo junto e organizado em um livro só sempre ajuda.
[quote=Kenobi][Marcio Duran]
Caraca, estou tentando entender tudo isso, quebrando por partes … mas tá difícil 2 cents pra quem traduzir
[/quote]
Bom veja se ficou melhor !!! :lol: :lol: :lol:
Antes que pareça que o Duran escreveu esse texto aí de cima, ele retirou ele daqui -> http://blog.egenial.com.br/?p=3
Aprenda a citar as fontes dos textos que você copia rapaz, plágio é crime.
[quote=Marcio Duran]O Rails ou mais conhecido como Ruby on Rails ou RoR é um "meta-framework"
desenvolvido em Ruby e de código aberto assim como Ruby, de cara leva em sua arquitetura o design pattern “MVC” (Model-View-Controller).
O molde MVC oferece vantagens significativas no desenvolvimento de aplicativos, através da separação das camadas, possibilitando implementar com maior facilidade e clareza questões programáticas importantes como a persistência de dados, controle de segurança, comunicação em rede e fluxo de visualização.
O Rails ainda contém 5 outros frameworks:
* Active Record;
* Action Pack;
* Action Mailer;
* Active Support;
* Active WebServices.
Cada um destes “mini-frameworks” está disponível via gem (sistema de gerenciamento de pacotes para Ruby), mas todos eles são baixados e instalados automáticamente quando se instala o gem do Rails.
Um dos grandes problemas de vários frameworks que vejo por aí no mercado é sua configuração complexa baseados em arquivos xml´s, isso deixa em MUITO a desejar para quem esta aprendendo, tornando a curva de aprendizado maior. Em Rails isso praticamente não existe pois a idéia é que no lugar de configurações existem somente convenções facilitando a configuração do banco de dados e outros.
Outro ponto forte do rails é o DRY (Don’t Repeat Yourself, Não se repita) é o conceito por trás da técnica de definir nomes, propriedades e códigos em somente um lugar e reaproveitar essas informações em outros. Por exemplo, ao invés de ter uma tabela Produtos e uma classe Produto com uma propriedade um método “acessador” (getter) e um “mutador” (setter) para cada campo na tabela tem-se apenas no banco de dados. As propriedades e métodos necessários são “injetados” na classe através de funcionalidades da linguagem Ruby.
Com isso, economiza-se tempo, já que não é necessário alterar a tabela, o “bean”, o “form bean”, o “local home”, o “home”, o “session”, … Alterando apenas no banco de dados, [color=blue]tudo o que se baseia nessas informações são atualizadas automaticamente.[/color]
[/quote]
[quote=Mauricio Linhares]Antes que pareça que o Duran escreveu esse texto aí de cima, ele retirou ele daqui -> http://blog.egenial.com.br/?p=3
Aprenda a citar as fontes dos textos que você copia rapaz, plágio é crime.[/quote]
:thumbdown:
“Vai aprender o que é plágio para depois você firmar sua colocação” , [color=blue]pior é um ignorante passando por intelectual[/color].
acho q vale muito a pena…
li o The Ruby Way para entender os fundamentos da linguagem…e quebrei alguns paradigmas formados por anos programando apenas em java…
agora estou estudando Rails com Agile Web Development with Rails …
Citando Fontes:
http://blog.fragmental.com.br/2007/10/02/ruby-ou-rails/
É assim que se participa de uma discussão: sem agressões ou provocações. É claro que, de vez em quando, algum desrespeito é cometido, como postar um texto como se fosse SEU mas é de autoria de OUTRA PESSOA. Se vale a pena aprender Ruby? Acho que vale mais a pena praticar e discutir aspectos técnicos do que perder tempo com discussões amplas demais. Aprender uma nova linguagem abre a nossa mente, entretanto alguns tipos de discussão abrem tanto a mente que o cérebro escorre pro chão, portanto mão na massa
Vamos entender uma coisa, autoria de matéria intelectual é uma publicação registrada e autorizada, tendo disponível em sites que lhe torne de uso publico isso é fonte de pesquisa e não de apropriação, querer dizer de onde o conteúdo vem ou postar link de matéria publica isso é parte de quem quer ou não dispor por livre e espontânea vontade sendo em fórum público ainda mais não pago por esta aqui e não me pagam patrocinar ninguem, sendo assim o mesmo texto foi localizado por quem afirmou em dizer sobre plagio, em não entender o que é de fato apropriar-se de uso ou obra intelectual em benefício próprio.
:idea: Blablablabla.
:arrow: Indique a fonte e pare de encher o saco.
[quote=peczenyj] :idea: Blablablabla.
:arrow: Indique a fonte e pare de encher o saco.[/quote]
:lol: :lol: :lol: http://marcioduran.wordpress.com , ai tem assuntos interessantes também a parte de Ruby ainda vou disponibilizar, claro o blog esta sempre em constantes mudanças mas qualquer dica saudável é bem vinda :thumbup: