Vale a pena aprender Ruby?

Acho que vale a pena aprender qualquer linguagem (desde que nao seja do tempo dos dinossauros).
Na minha opiniao aprender uma linguagem te ajuda a ser um bom programador em outras linguagens tb. Desde quando eu comecei a desenvolver em C# eu melhorei bastante em Java provavelmente Java me ajuda no C# tb.

Eu estou estudando paralelamente Ruby e objective C (pra desenvolver app pra iPhone) :slight_smile:

//Daniel

Eu peguei o RoR pra aprender a pouco tempo pra aplicar um projeto WEB de medio porte que inicialmente eu planejava portar pra Java (Foi feito e PHP a primeira versao). e posso te dizer que estou gostando muito! As idéias do Ruby são fabulosas, a sintaxe é a mais “cool” que eu ja vi e a famosa curva de aprendizado pra quem já programa a algum tempo é bem tenue.

O que mais me chama a atenção no RoR é a possibilidade de escrever tudo em Ruby e não precisar usar XML’s pra tudo. Eu acho chato d+ escolher tecnologias pra trabalhar com Java, tem muiiiiiiiiiitas opções e cada uma trabalha de uma forma, voce acaba tendo que aprender pseudo-linguagens toda hora e se muda a tecnologia/framework tem que aprender tudo de novo (claro que existem as semalhanças). Outra sacada legal do RoR é o script/generate que padroniza a estrutura da sua aplicação e cria tudo baseado nas convenções do RoR, assim você não tem que decorar tudo pra começar.

“Valer a pena” é muito amplo, eu acho que algo vale a pena pelo conhecimento, não pretendo ganhar dinheiro (ainda) com o RoR e to gostando muito do que to vendo. Recomendo. Estou lendo o livro Rails for PHP Programmers que é muito bom.

[]

Acho que o problema do Java não é a falta de escolhas, é o excesso de escolhas ruins :slight_smile:

O problema é uma omissão da informação e não fazer uma avaliação justa por interesses comerciais sobre uma tecnologia e outra.