Ok. Vou estudar Java e Python. Gostei bastante das dicas e reflexões desde tópico. Muito obrigado pessoal me ajudaram demais.
Vamos começar pelo princípio: não existe bala de prata.
Para cada necessidade, existe uma solução mais adequada. Afinal, nem todo problema é prego e nem toda solução é martelo, não é verdade?
Obviamente que, desde que alguém teve a ideia de colocar javascript no backend, a coisa meio que degringolou, mas…
Java é bom para certas coisas, assim como C#, PHP ou mesmo C. Lógico que estas certas coisas podem ser as mesmas coisas e podem ser coisas distintas e únicas.
Para IA, efetivamente, é muito mais fácil usar linguagens como python. Para web, depende da razão pela qual o projeto será criado. E-commerce pode ser em php ou asp ou node + angular ou vue. Corporativo, pode ser asp ou java. E assim por diante.
Agora, uma dica: estude uma linguagem por vez. É mais fácil entender conceitos e assimilar a sintaxe.
Mais facil não significa ideal nem melhor. Longe disso.
Mas Weka em Java tá bem facil viu !!!
É que criou uma modinha aqui, nesse forum.
Quase tudo que aparece por regra é melhor que Java.
Aqui é quase que proibido falar bem de Java.
Concordo totalmente. Na verdade, a modinha nem é daqui do fórum, é num nível muito maior.
O “mais fácil”, nesse caso, é que há muito mais material associando uma coisa à outra. Assim como é muito mais comum encontrar materiais de estudo para kotlin voltado para desenvolvimento mobile (vide udemy), embora kotlin tenha um espectro muito mais amplo que apenas o mobile.
Tem uma quantidade enorme de material do Java sdk da google por ai, é só procura.
Sempre vale a pena estudar para aprender algo novo.
Existe este, bem interessante, e outros projetos feito com Java e Prolog.
Cada projeto tem as suas peculiaridades de linguagem que melhor se adapta para a solução, porém, dominar completamente uma única linguagem requer dedicação pois são muitos javadoc’s e referências para assimilar. Dedique-se a uma linguagem por vez como disse o @darlan_machado.
É jovem, escolhe uma por vez conforme sua necessidade prioritária.
O legal do Kotlin é que ele está bastante semelhante ao Swift, surgiu um trampo pra eu fazer no iOS aqui e optei em usar o Swift. É bem semelhante, bem legal mesmo.
Falando ainda sobre o Java, eu fiz um App de um programa desktop que a empresa tem (pra portaria, feito em Java), consegui implementar o Firebase tanto no Desktop quanto no Mobile (ate notificação push eu consegui enviar via Desktop), em 3 dias de desenvolvimento já consegui fazer muita coisa aproveitando códigos, o legal do Java é isso.
Acredito que se o programador souber se virar bem na linguagem, pode solucionar muito problema, tanto em economia de compra de papéis até redução de funcionários em um quadro (trazendo o ganho na nota).
Java, C#, C++ são muito fortes e dificilmente morrerão
As vezes acontece isso aqui no fórum, alguém pede uma orientação sobre linguagem e tudo é transformado em uma “batalha” pra saber qual linguagem é a melhor.
Desconsidere declarações inflamadas e que tratam a linguagem como um “ente querido”. O raciocínio tem que ser frio mesmo, a linguagem foi criada pra ser “usada” e pode ser descartada e substituída a qualquer momento a depender da circunstância.
Não existe isso de linguagem pior ou melhor em si. A depender do cenário vai se optar por uma ou outra.
Uma recomendação, se você quiser pode seguir ou não. Para efeito didático e melhor aprendizado, não é recomendável estudar as duas simultaneamente, pois cada linguagem é um universo. Foque em uma e depois va pra outra.
Acho que um ponto que não foi tocado aqui é que nem sempre tem-se a liberdade de escolher uma linguagem. Em empresas maiores a mudança é mais difícil. Trabalho em uma estatal onde apto a extinção dos “dinossauros”(mainframes) e suas linguagens(Cobol, Easytrieve, …) optou-se por basic até que por uma decisão equivocadamente dada ao pessoal de banco de dados tivemos que engolir um tal de Openroad.
Com o tempo o basic e na web o asp passaram a ser a base e só recentemente migramos para o C#.
Quem programa em Java e é produtivo sabe o quanto Java é bom, e nem por isso a gente odeia ou não programa ou não conhece outras linguagens.
Queria ver se tudo estivesse em Javascript, se você teria toda essa “facilidade”. Podem até defender desenvolver em JavaScript, mas quem tem que dar manutenção sabe que é tão terrível quanto em C/C++. Agora imagina usar uma biblioteca de IA em JavaScript e dá um problema nesse negocio, o cara terá que dançar com o capeta.
Em javaScript, tem horas que Eu olho o codigo aqui, e daqui vai pra lá e de lá vai pra outro lugar, uma hora é em Objeto outra é Procedural, ave maria, isso pra dá manutenção não vai.
Salve Java.
Vixi, acho que você tacou pedra na cruz de Cristo, bom !!! ao menos você é bem remunerado.
Usar o paradigma mais apropriado pra cada caso nao é problema. O problema é aplicar mal ou querer usar um único paradigma pra tudo.
Importante lembrar que esse post esta disponível na internet pra outras pessoas pesquisarem e de uma forma objetiva poder ajudar nas suas demandas.
Ser radical não vai ajudar em nada as pessoas.
“Vale a pena estudar java?”
No geral eu respondo que sim pois é uma linguagem muito poderosa e muito aceita no mercado, porém pra ser mais preciso eu recomendo cada um avaliar: o que quer? Em que tipo ou que empresa quer trabalhar? Se na região as empresas que pode conseguir vaga possuem desenvolvimento em java?
Por exemplo: Você já é funcionário de uma empresa e essa possui um setor de desenvolvimento, porém a linguagem adotada é Python com framework Django, então vamos pensar um pouco, caso você aprenda Java vai ajudar você conseguir uma vaga no setor de desenvolvimento? hum, acho que nesse caso não vai muito. Entendeu o que estou falando?
A coisa mais certa que temos na nossa profissão é: Tudo vai mudar rapido!
Comecei em tecnologia da informação na metade dos anos 90, já vi muitos profissionais muitos bons desaparecerem do mercado, apenas porque morriam de amores por sua linguagem de estimação e se armavam em verdadeiras trincheiras “intelectuais” a menor ameaça a novas tecnologias, se lançavam com justificativas e mais justificativa pra continuar usando a mesma tecnologia. O tempo passou e eles ficaram presos algum lugar do passado…
Sou repetitivo mesmo, linguagem de programação é apenas uma ferramenta. O bom desenvolvedor vai aprender varias delas da vida e a mágica é saber como e quando usar cada uma, apenas querer “empurrar” de goela a baixo a sua “linguagem” ao mercado não é o caminho.
Aprender a aprender e saber identificar o momento de usar a ferramenta adequada é muito mais inteligente.
O problema é na hora da portabilidade, segurança, performance, manutenção principalmente em codigos de terceiros.
Ai se vê que o tal do paradigma único faz todo o sentido.
Dizer que se quer usar Java pra tudo não faz sentido porque em outras tecnologias a coisa fica mais produtiva, isso nem sempre de fato cobre tudo o que engloba o Java e deve ser pesado com cuidado.
Não me venha com essa de programar em React Native (JavaScript ) ou Flutter (Dart)
ou QT, porque o mercado tá usando ou empresa tal tá usando, Se Eu vou programar sou Eu que tem que medir se será viável ou não.
Quase sempre nessas tecnologias alguma coisa nelas falta que no Java tem de sobra.
Tem muita biblioteca desenvolvida no Java que não deixa nada a a desejar para PHP, Node.js, IA e tantas outras coisas por ai.
Por fim tudo depende da habilidade de cada um, se Eu posso desenvolver em Java, então pra mim é mais fácil aprender uma nova Biblioteca que uma nova linguagem.
Sim, concordo com o seu pensamento, e tenho certeza que linguagens vem e vão e o programador de verdade fica.
Mas tem exageros por aqui, pelo fato de achar que querem e até utilizam ou tentam utilizar Java pra tudo que exatamente tudo de novo que aparece seja de fato melhor que o Java.
Isso nem sempre é verdade, é preciso analisar sem essa paixão toda ou mesmo sem esse ódio todo.
Esse tópico já ficou bastante grande e creio que já tem bastante informações aqui suficientes a ajudar a futuros navegantes, porém a internet é rica de informações e tem determinados tipos de materiais que de acordo com sua qualidade, embasamento e relação com o assunto discutido aqui que é um pecado não incluir, segue um vídeo de Fabio Akita, na verdade são dois, mas vale muito a pena assistir até o final os dois.
Sobre os 2 videos.
Claro que linguagens são ferramentas isso todo programador deve saber.
Acontece que com elas nos identificamos mais ou menos, somos mais ou menos produtivos,
nos sentimos mais ou menos confortáveis, sofremos mais ou menos para escrever ou dar manutenção.
E tudo isso conta.
Penso que quem sabe num futuro próximo, existam ótimas ferramentas de conversão de c[pdigo de linguagens para aquela em que o programador melhor se identificada e possa ler
e dar manutenção, sei que já existem alguns conversores, mas ainda são primitivos.
Ou seja, Eu escrevo na linguagem de minha preferencia e você lê tudo que Eu fiz e dá manutenção linguagem na da sua preferencia.
Seria mesmo um absurdo achar que todos vão gostar de uma unica linguagem.
O progresso é constante.
Normalmente se “cria” alguma coisa e em torno dela juntam pessoas e essas desenvolvem para ela. Veja o sucesso do HTML, mas se você olhar bem não precisa ser assim, alias é facinho pra esses caras que vendem cursos enganar pessoas fazendo introspecção no codigo e alterando o valor do saldo que aparece na conta, pra dizer que Ele é o tal e fatura bastante. Podem até argumentar, mas o navegador poderia ocultar tudo isso, sim poderia mas não oculta, e tambem o navegador poderia rodar somente byte code (risos).
Sim, linguagem é uma ferramenta importante e em torno dela acontecem coisas incríveis.
Nem todo problema é prego, nem toda solução é martelo. 
É por ai mesmo.