Oi, gostaria de saber se vale a pena estudar Java, principalmente na área de I.A, nos dias atuais.
OBS: Gostaria de saber as fontes das opiniões
Não. Python e R são mais produtivos.
Espero que sim porque entrei em um curso de 6 meses de Java. 
…mas para IA é melhor partir para Python, Lisp, Prolog.
PS: Por que não usar Java + linguagem de IA?
É mais trabalhoso, não compensa.
Imagine milhares de pessoas desenvolvendo bibliotecas de IA para R ou Python.
Além disso tem a sintaxe reduzida.
Com poucas linhas de código vc faz muita coisa.
É mais simples, só isso.
Menos trabalhoso.
Obrigado pelas repostas. Mas agora como faço para aprender python?
Udemy
YouTube
Google
Não entendi. R e Python já não são linguagens com vastas bibliotecas direcionada para IA, Machine Learning e Business Inteligence?
O que estou falando é de a camada de apresentação e de negócios ser em Java e a de serviços nessas linguagens.
Primeiro: entenda que linguagem de programação não é religião ou time de futebol, é apenas uma ferramenta, como um espécie de martelo ou alicate, ou seja a depender do que você vá fazer um momento você pega o que for mais conveniente.
Pra I.A realmente o java não é a ferramenta mais indicada.
Querer usar Java a todo custo soa como religião mesmo.
Java para front-end também é fora de cogitação hoje.
Sim, mas há pessoas desenvolvendo e disponibilizando estas soluções.
Vc está correto, mas minha resposta foi direcionada para IA e não para o servidor.
Veja, nos seus termos, java funciona como um atravessador e não como um produtor.
Assim, como ele não vai utilizar java para fazer análises, não compensa estudar java para fins de IA conforme proposta apresentada pelo autor do tópico.
Em R vc faz muito com pouco esforço, não tem nem como comparar.
Isso lembra justamente a discussão sobre linguagens para apropriadas para finalidades distintas.
Por analogia, seria como se eu tivesse que escolher entre Java e um SGBD para fins de persistência, ou seja, embora eu possa serializar, salvar e recuperar objetos utilizando apenas java, o indicado é usar um SGBD pra isso.
Eu considero REST full como o mais apropriado para aplicações, seja web, seja desktop, seja mobile.
Isso descarta qualquer coisa que não seja html, CSS e JS na camada view em aplicações web, mas isso não impede a existência de endpoints personalizados para enviar as páginas.
Só tenho contra o REST a burocracia como na imagem a seguir de um curso de SpringBoot:
Como contornei a burocracia:
Sei só o básico de SpringBoot, pois comecei a estudar semana passada, só gastei tempo mesmo com as configurações.
Sim Vale.
Java é completo.
Segurança, grande numero de bibliotecas, portabilidade,ótimo para dar manutenção e criação de apis, frameworks, bibliotecas e tem a maturidade.
Acho interessante a sintaxe do Python, mas Java realmente está em praticamente tudo e continua forte. Foram e são muitas melhorias na linguagem, em bibliotecas e a modularização a muito tão esperada, ainda mantem a Segurança que falta em muitas outras tecnologias, não basta apenas ser multi plataforma gerando nativos é necessário ter Segurança e nisso o Java dá uma aula. Dizer que gostamos do Java não necessariamente anula os pontos legais e interessantes de outras tantas tecnologias. Penso que no fundo tem o seu espaço para ambas, mas já ví um teste entre IA no Prolog e em Java a implementação do mesmo algoritimo e Java deixou Prolog comendo poeira, interessante isso né !.
Veja o cenário hoje em dia.
Você tem uma demanda para desenvolver para desktop, mobile, servidor e micro dispositivos.
Tirando Java e C/C++ quantas linguagens você irá precisar dominar para desenvolver e dar manutenção ?
O Legal é que Java é mais elegante que C/C++, mais seguro e quando precisa de C/C++ o tem como um forte aliado.
Agora tem projeto que em C/C++ fica melhor e isso o programador com certeza saberá.
Então olha que coisa, digamos que você desenvolva em Python ou R ou Prolog, Lisp e outras tantas e agora tem um projeto que precisa embarcar num micro controlador por exemplo e você não quer e não pode usar Rede, tem que ser local, 1… , você terá problemas e quando achar se achar a solução nessas tecnologias talvez tenha que pagar um caminhão de dinheiro.
Muito obrigado pelas ótimas repostas. Eu entendo que linguagens de programação são ferramentas e devemos procurar as melhores para a situação, mas gostaria de saber qual é a melhor para investir atualmente python ou java ? Sou mais adaptado ao java, mas encontro a maioria dos códigos em python.
O legal é ter opções na nossa caixa de ferramentas. Usar conforme o cenário e não ser radical.
Olhe pra o seu cenário, você aprendendo uma linguagem, qual você encontra empresas próximo a você que podem lhe contratar?
Não adianta simplesmente achar que você deve pensar com a cabeça dos outros, isso não existe, o que pode ser bom pra mim talvez nem tanto pra você e vice versa.
Se for o caso aprenda ambas e tire suas proprias conclusões.
Talvez em determinados projetos prefira uma ao invés da outra.
Tambem tem muito analista de sistemas de empresas por ai ou mesmo gerente de projeto que diz em qual tecnologia prefere, que não entende nada de programação, e acha que entende porque fez uma telinha com um pouco mais ou menos de linhas de codigos e já acha que tal linguagem seja melhor ou pior.
Quem entende é a gente que programa diariamente e sabe das dificuldades e dos pontos fortes e fracos das ferramentas e linguagens que usamos.
JavaFX tá excelente para Desktop, mobile e raspberry ( risos )