Vale a pena estudar Java?

Oi, gostaria de saber se vale a pena estudar Java, principalmente na área de I.A, nos dias atuais.
OBS: Gostaria de saber as fontes das opiniões

Não. Python e R são mais produtivos.

Espero que sim porque entrei em um curso de 6 meses de Java. :joy:

…mas para IA é melhor partir para Python, Lisp, Prolog.

PS: Por que não usar Java + linguagem de IA?

É mais trabalhoso, não compensa.
Imagine milhares de pessoas desenvolvendo bibliotecas de IA para R ou Python.

Além disso tem a sintaxe reduzida.
Com poucas linhas de código vc faz muita coisa.

É mais simples, só isso.
Menos trabalhoso.

1 curtida

Obrigado pelas repostas. Mas agora como faço para aprender python?

Udemy
YouTube
Google

Não entendi. R e Python já não são linguagens com vastas bibliotecas direcionada para IA, Machine Learning e Business Inteligence?

O que estou falando é de a camada de apresentação e de negócios ser em Java e a de serviços nessas linguagens.

Primeiro: entenda que linguagem de programação não é religião ou time de futebol, é apenas uma ferramenta, como um espécie de martelo ou alicate, ou seja a depender do que você vá fazer um momento você pega o que for mais conveniente.

Pra I.A realmente o java não é a ferramenta mais indicada.

1 curtida

Querer usar Java a todo custo soa como religião mesmo.

Java para front-end também é fora de cogitação hoje.

1 curtida

Sim, mas há pessoas desenvolvendo e disponibilizando estas soluções.

Vc está correto, mas minha resposta foi direcionada para IA e não para o servidor.

Veja, nos seus termos, java funciona como um atravessador e não como um produtor.

Assim, como ele não vai utilizar java para fazer análises, não compensa estudar java para fins de IA conforme proposta apresentada pelo autor do tópico.

Em R vc faz muito com pouco esforço, não tem nem como comparar.

Isso lembra justamente a discussão sobre linguagens para apropriadas para finalidades distintas.

Por analogia, seria como se eu tivesse que escolher entre Java e um SGBD para fins de persistência, ou seja, embora eu possa serializar, salvar e recuperar objetos utilizando apenas java, o indicado é usar um SGBD pra isso.

Eu considero REST full como o mais apropriado para aplicações, seja web, seja desktop, seja mobile.
Isso descarta qualquer coisa que não seja html, CSS e JS na camada view em aplicações web, mas isso não impede a existência de endpoints personalizados para enviar as páginas.

Só tenho contra o REST a burocracia como na imagem a seguir de um curso de SpringBoot:

Como contornei a burocracia:

Sei só o básico de SpringBoot, pois comecei a estudar semana passada, só gastei tempo mesmo com as configurações.

1 curtida

Sim Vale.
Java é completo.
Segurança, grande numero de bibliotecas, portabilidade,ótimo para dar manutenção e criação de apis, frameworks, bibliotecas e tem a maturidade.

2 curtidas

Acho interessante a sintaxe do Python, mas Java realmente está em praticamente tudo e continua forte. Foram e são muitas melhorias na linguagem, em bibliotecas e a modularização a muito tão esperada, ainda mantem a Segurança que falta em muitas outras tecnologias, não basta apenas ser multi plataforma gerando nativos é necessário ter Segurança e nisso o Java dá uma aula. Dizer que gostamos do Java não necessariamente anula os pontos legais e interessantes de outras tantas tecnologias. Penso que no fundo tem o seu espaço para ambas, mas já ví um teste entre IA no Prolog e em Java a implementação do mesmo algoritimo e Java deixou Prolog comendo poeira, interessante isso né !.

2 curtidas

Weka tambem está interessante
https://iaexpert.com.br/index.php/2016/09/01/java-weka-na-pratica/

Veja o cenário hoje em dia.
Você tem uma demanda para desenvolver para desktop, mobile, servidor e micro dispositivos.

Tirando Java e C/C++ quantas linguagens você irá precisar dominar para desenvolver e dar manutenção ?

O Legal é que Java é mais elegante que C/C++, mais seguro e quando precisa de C/C++ o tem como um forte aliado.

Agora tem projeto que em C/C++ fica melhor e isso o programador com certeza saberá.

Então olha que coisa, digamos que você desenvolva em Python ou R ou Prolog, Lisp e outras tantas e agora tem um projeto que precisa embarcar num micro controlador por exemplo e você não quer e não pode usar Rede, tem que ser local, 1… , você terá problemas e quando achar se achar a solução nessas tecnologias talvez tenha que pagar um caminhão de dinheiro.

2 curtidas

Muito obrigado pelas ótimas repostas. Eu entendo que linguagens de programação são ferramentas e devemos procurar as melhores para a situação, mas gostaria de saber qual é a melhor para investir atualmente python ou java ? Sou mais adaptado ao java, mas encontro a maioria dos códigos em python.

O legal é ter opções na nossa caixa de ferramentas. Usar conforme o cenário e não ser radical.

Olhe pra o seu cenário, você aprendendo uma linguagem, qual você encontra empresas próximo a você que podem lhe contratar?

Não adianta simplesmente achar que você deve pensar com a cabeça dos outros, isso não existe, o que pode ser bom pra mim talvez nem tanto pra você e vice versa.
Se for o caso aprenda ambas e tire suas proprias conclusões.

Talvez em determinados projetos prefira uma ao invés da outra.

1 curtida

Tambem tem muito analista de sistemas de empresas por ai ou mesmo gerente de projeto que diz em qual tecnologia prefere, que não entende nada de programação, e acha que entende porque fez uma telinha com um pouco mais ou menos de linhas de codigos e já acha que tal linguagem seja melhor ou pior.
Quem entende é a gente que programa diariamente e sabe das dificuldades e dos pontos fortes e fracos das ferramentas e linguagens que usamos.

JavaFX tá excelente para Desktop, mobile e raspberry ( risos )