Vale a pena estudar JavaFX hoje?

Bom, o título já diz tudo. Vale a pena? Se sim, qual material de estudos vocês me recomendam?

Além da documentação, é claro rsrs.

Aprendizado nunca é demais.

Mas não se ve vaga para trabalhar com JavaFX.

Se você não sabe web, estuda-la seria bom

2 curtidas

Se você quer estudar aplicação para desktop o JavaFX é melhor.

https://www.tutorialspoint.com/javafx/

E tem o canal do Ram Alapure no youtube

1 curtida

Nada, nem adianta estudar nada. Já tem gente que domina tudo isso, acha mesmo que vai conseguir algum espaço?

Cara, ironias a parte, concordo com o @Mike, todo aprendizado é útil.
Porém, eu pensaria em algo mais amplo, talvez, algo fora do java, kotlin ou python mesmo.

1 curtida

Então, é que estou na dúvida se inicio meus estudos em web agora ou aprendo primeiro JavaFX, mas pelo que andei lendo em vários lugares, acho que irei focar em web no momento e mais para frente aprendo JavaFX só para ter um conhecimento a mais.

1 curtida

Alem de valer a pena estudar, vale ainda mais desenvolver com ele.

Muito se fala de emprego aqui no Brasil, porem se você for um desenvolvedor independente e quer fazer um software multi plataforma de qualidade e vender pro mundo inteiro, vai fundo e não arrependeras. E tambem existem empresas nacionais e internacionais que desenvolvem em javaFX.

Em relação a material

https://docs.oracle.com/javase/8/javafx/get-started-tutorial/index.html

2 curtidas
  • A partir do JDK 11, a Oracle removerá o JavaFX do JDK, embora continue a fornecer suporte comercial no Oracle JDK 8 até ao menos 2022, de acordo com o blog da Oracle, a tecnologia que é usada para aplicações cliente multiplataforma, estará disponível de forma separada.

  • O código fonte do JavaFX já está liberado desde 2011 como parte do Open JDK, e a evolução da tecnologia será de responsabilidade do comunidade OpenFX.

  • O JavaFX encontrou um “nicho” apoiado por uma “comunidade de desenvolvedores apaixonada”, o surgimento do HTML 5, as evoluções do JavaScript e dispositivos móveis nativos fez com que o mercado para kits de ferramentas multiplataforma como o JavaFX diminuísse.

  • Não vejo isso como um enfraquecimento do JavaFX, muito pelo contrário. Ao separar o JavaFX do restante da plataforma a tecnologia pode ter uma evolução muito mais rápida.

  • Quanto ao uso do Swing e AWT, estas tecnologias estão sendo mantidas na plataforma simplesmente porque não tem mais atualização mesmo. Não faz sentido desenvolver nada novo para ela. E com o Java 9 é possível empacotar a aplicação como um executável nativo, o que torna Java ainda mais interessante para este tipo de código.:grinning:
    https://www.infoq.com/br/news/2018/04/JavaFXRemovedFromJDK/#theCommentsSection

Entre web e desktop, 1° web, 2° web, 3° desktop.
Como você precisa do lado financeiro, você terá mais oportunidades em web.

Não é uma questão de gosto, mais de necessidade.

Farinha pouca, meu bolso 1°.
Dê a devida atenção ao inglês.

Desktop é prazeroso, mas vc vai perder um tempo precioso quando poderia estar trabalhando depois do aprendizado web.

1° web.

Mercado desktop em maioria é para atender legados. Sendo assim, no mundo Java o Swing é mais importante no mercado e pra Oracle do que JavaFx. JavaFx veio numa época em que desktop já entrava em declínio, naturalmente tendo pouca adoção. O texto citado acima é bem claro “o surgimento do HTML 5, as evoluções do JavaScript e dispositivos móveis nativos fez com que o mercado para kits de ferramentas multiplataforma como o JavaFX diminuísse.”

Em casos que realmente precise ser uma nova app desktop, C# é a solução mais prática pra Windows. Embora pior que Java em alguns aspectos, atualmente Electron vem ganhando mais espaço para multiplataforma do que Java.

Eu acho que vale, seja o swing ou o javafx. Nem estou falando em termos profissionais, mas em construir pequenos aplicativos locais na sua máquina. Para que construir algo que tenha o navegador como camada de apresentação quando você pode criar diretamente na interface gráfica do desktop?

1 curtida

E ainda mais para quem desenvolve usando Linux ou Mac.
Java é o casamento perfeito.
E javaFX tá incrível.
Fala mal dele quem nunca desenvolveu nada usando ele.

Estou me referindo a mercado, para desenvolvedor individual cada um escolhe o que quiser. Eu dificilmente vou fazer algo pra ficar preso ao PC.

Na minha experiência, demandas para sistemas de informações tem sido 100% web e mobile nesta última década. Não que deixe de existir algo novo para desktop, mas seria algo muito específico.

Tomar uma decisão profissional demanda pensar nas oportunidades.

Web e mobile são os mercados dominantes. Não se trata de JAVAFX, mas de mercado web vs desktop.

Ele pode estudar REST e interface do cliente pode ser web, mobile ou desktop, e isso demanda justamente matérias relacionadas à web.

Mas se 95% dos projetos dele forem web, ele vai focar naturalmente em web.

Mesmo considerando demandas específicas para desktop multiplataforma, JavaFx deixou de ser relevante nesse nicho. Espaço mais ocupado pelo Electron, que já possui muitos cases famosos:

Mas tem que ser profundo conhecedor de Javascript para usar Eletron?

O mesmo que qualquer tecnologia. Pra quem já teve experiência com várias linguagens, é só mais uma.

Somente pra citar algumas das coisas incríveis com JavaFX

https://www.jpro.one/?page=demos

https://openjfx.io/

Agora se for colocar aqui as aplicações que usam Java, esse forum torna-se pequeno.