Vale a pena fazer faculdade com 30 anos?

Fracassado / Mistico detected

[2]

[MODERAÇÃO: Removido - vulgar]

Em uma faculdade de TI, como você já conhece bem os assuntos, poderia fazer as provas de suficiência e diminuir alguns semestres da faculdade.

[2][/quote]
[3]

é acho que vc pode tentar validar as matérias que sabe e terminar o curso, já que já começou e falta só o final…

quanto a idade, qualquer idade é válida.
mas se para o emprego vc não precisa, entao isto seria, algo extra.

nem faça…os professores vão te tratar igual lixo…rs

Vale!!! :wink:

Estive pensando e concordei com a opinião de alguns colegas aqui. Para mim não vale mais apena fazer faculdade de TI pois já tenho muita experiência na área e já tirei tudo aquilo que poderia tirar com TI. Já ganho como formado e terminar esse curso seria perda de tempo, uma vez que as empresas estão pouco se lixando para faculdade, o que importa são os conhecimentos práticos e certificações, até porque a maioria das vagas são informais (PJ e freelance) e dispensam formalidades contractuais (diploma).

Além disso, nossa área está tão prostituída e desregulamentada que pensar 10 vezes antes de fazer um curso de TI seria no mínimo prudente. É verdade que tem muitas vagas em TI, mas se for ver as condições de contratação, o ambiente, a hierarquia dentro das empresas, verá que nada disso favorece nossas expectativas e necessidades.

Quanto à contratação, como já disse, a minoria é celetista (contratação legal). A maioria é daquele tipo sacana, PJ e freelance, que não paga férias, nem 13º, nem seguro de vida, nem inss, nem fundo de garantia, nem aviso prévio, nem idenização. Nós é que temos que pagar tudo isso dos nossos bolsos através da micharia que nos pagam como PJ, que raramente passa dos 3,5 mil. Fora o fato de que somos contratados por projetos ou para remendar sistemas legados, terminou? Tchau, vai procurar outra empresa…

Quanto ao ambiente, muitos são mentalmente insalubres: repleto de gente desequilibrada. Talvez eu seja um sensitivo, pois nesses lugares com gente estressada e desequilibrada eu me sinto mal. Mas em todos lugares que trabalhei, vi programadores desequilibrados e neuróticos, acho que isso se deve ao fato de programador ser mantido em frente ao computador o dia todo executando suas tarefas solitárias e metódicas e não precisar se manifestar no ambiente, além do fato de apenas obedecer e não ter subordinado para se sentir menos inferior.

Pelos tratamentos que eu sempre recebi, vejo desenvolvedor, analista-programador, arquiteto de software, todos esses vejo como não mais do que programadores, logo não mais que peões. Isso se confirma nas empresas pelo tratamento que nós recebemos: já trabalhei numa empresa em que as funcionárias do RH não davam “bom dia” aos programadores; já trabalhei noutra que quando fui apresentado à empresa no primeiro dia, ninguém olhou para minha cara, nem falaram comigo; me magoei naquele dia e só entendi depois o porquê: eu era programador; como fui tratado injustamente mal naquele lugar.

Quando eu estava na 4ª série a professora me disse: “faça direito a lição, ou quer dizer ‘sim senhor’ no futuro?”. Pois é, acho que não fiz a lição de casa direito, pois mesmo tendo entrado numa faculdade pública e quase concluído a mesma, meu destino não foi muito bom, pela minha carreira de TI só encontrei desgosto e muitos “sim, senhor”, nada que satisfizesse minha honra pessoal e dignidade. O trabalho deveria ser um instrumento para a felicidade, mas no caso da programação, e tantos outros trabalhos de peões, nossos trabalhos só servem para depravação de nosso brio e auto-estima.

Por isso vou fazer Administração e trabalhar como gente. Por consequência, serei tratado como um e terei de volta minha dignidade. Minha mãe disse enquanto eu reclamava da profissão: mas programador é uma função útil, aí eu retruquei: lixeiro também é, mas a sociedade os trata como aquilo que eles coletam!

Faça a faculdade por você e não pelo mercado.

da uma olhada nesse video espero que responda sua pergunta https://www.youtube.com/watch?v=-bORl6tNTjg