Seguinte, já to na área de programacao há 1 década, fiz uma faculdade até o último ano, depois fui expulso da mesma. Estou há uns 5 anos sem fazer faculdade porque as empresas de ti estao pouco se lixando para faculdade já que tenho muita experiência na área.
No ano passado eu olhei algumas faculdades e desanimei com a grade curricular: pô… já sei toda aquela merda. Só nao tenho diploma… mas se eu for fazer vou perder uns 2 ou 3 anos estudar aquela ladainha que já vi na prática inúmeras vezes, outra parte do curso eu posso dispensar por aproveitamento da outra facu.
Outro problema eh minha idade, já tenho 30 anos… talvez eu já tenha chegado no ápice de minha carreira… talvez no mercado de ti, depois de certa idade não sobe mais, não sei… só sei que já aproveitei essa área de programacao e estou realmente em dúvida se vale a pena terminar essa graduação no meu caso.
Se vc tivesse na idade media já não teria nenhum dente na boca e sua espectativa de vida era de mais 10 anos. No maximo.
Conheço uma senhora que fez faculdade com mais de 40 e já tá atuando na area: Enfermagem.
se eu fosse vc faria, pois 90% das coisas que se aprende na faculdade não estão na grade curricular, muito menos nas materias. estao nas pessoas que vc vai conviver no dia a dia. pense em um lugar onde vc vai ter 40/50 pessoas que adoram e trabalham com TI, eh uma fonte de conhecimento inesgotavel.
Bom dia eu estou com 34 anos e estou cursando outra faculdade, e vce não deve pensar dessa forma só o conhecimento que vce adquire é valido tanto em termos de matéria e as pessoas, na verdade é uma troca de conhecimento é muito bom pelo menos eu quando acabar essa irei cursa outra Engenharia Eletrica. Não consigo ficar longe dessa vida de estudo e Pesquisa.
se fosse você eu faria administração, contabilidade ou matemática…
eu outra faculdade que possa aplicar seus conhecimentos em TI no négocio.
mais TI…sério mesmo…não vai valer a pena…para você…
tem muita coisa na faculdade que eu ja tinha trabalhado, mais da metade…mais to muito novo ainda, 23 e preciso do diploma para conseguir experiência…você ja tem…
talvez seria interessante, fazer um técnologo em alguma dessas que citei ou whatever… e fazer um mestrado em TI…ai vale a pena…
Sou mais um no roll dos “trintões” que está fazendo faculdade.
Tenho menas experiência que vc vegetal e por isso a faculdade está acrescentado algum conhecimento pra mim.É claro que tem um monte de coisas que eu já sei mas levo na boa.
No seu caso acho que cursar algo na área de gestão pode ser uma boa pra carreira.
[quote=douglaskd]se fosse você eu faria administração, contabilidade ou matemática…
tem muita coisa na faculdade que eu ja tinha trabalhado, mais da metade…mais to muito novo ainda, 23 e preciso do diploma para conseguir experiência…você ja tem…
talvez seria interessante, fazer um técnologo em alguma dessas que citei ou whatever… e fazer um mestrado em TI…ai vale a pena…[/quote]
vale lembrar que mestrado eh para pessoas que pretendem lecionar, para aqueles que pretendem trabalhar em empresas so vai perder tempo e dinheiro.
[quote=douglaskd]se fosse você eu faria administração, contabilidade ou matemática…
talvez seria interessante, fazer um técnologo em alguma dessas que citei ou whatever… e fazer um mestrado em TI…ai vale a pena…[/quote]
tb penso assim, já tô na idade de ser gerente ou algo assim. Voltar lá e fazer uma facu de ti não vale mais a pena para mim. Vou escolher um curso gerencial, algo compatível com minha idade.
“Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.”
faculdade ou qualquer outro estudo não é apenas o aprendizado técnico mas também a oportunidade de renovação e atualização e de fazer network com pessoas novas que estão entrando no mercado… é como dar um refresh em si mesmo… já estive na sua situação, não em um curso inteiro mas em algumas cadeiras que já dominava. Mas não me arrependo… Outra coisa, não sei como é aí onde você mora , mas por aqui as empresas se interessam muitos em cursos de graduação, pós, mestrados e certificações… pois muitas vezes esse tipo de profissional é exigido em licitações…não sei, porem não concordo com você em quando diz que a area tem uma idade máxima para crescer na profissão… a area é relativamente nova, 10 anos antes de você nascer ela mal existia… faz teu curso e desencana da tua idade que tu é novo ainda!
Você não está velho para uma faculdade. Sou professor universitário e é bastante normal eu ter alunos com mais de 27 anos nos cursos noturnos.
Lembre-se que a faculdade abre outras portas: possibilidade de fazer especializações, de prestar concursos públicos de nível superior, etc.
Muitas empresas grandes também tem políticas de cargos e salários diretamente ligadas à formação.
Se você quiser seguir uma carreira gerencial, curse então uma faculdade de administração. Dê uma olhada nos cursos de tecnologia, pois tem uma duração um pouco menor e são mais focados para o mercado de trabalho.
eu concordo com quando disseram que você poderia fazer alguma faculdade em outra área ligada para aproveitar em negócio, ou então se for fazer alguma relacionadaa TI mesmo te indicaria fazer EAD ja que acho que você não teria muita paciência para ficar indo em aula todo dia…
Depende do seu horizonte de vida e metas. Qual é a sua meta? Quanto tempo você calcula e presuma que tenha de vida? Se for cinco anos, pra que diabos vai fazer faculdade? Se for cem anos, você vai passar mais 2/3 e pouco da sua vida sem faculdade?
Estive pensando em mudar de área, então vi administração. Mas verifiquei que os empregos principalmente para quem começa paga muito pouco (entre 1000 a 2000 reais). Se eu fizer administração poderei não trabalhar com TI dependendo de possíveis leis que regulamente a área de informática.
Apesar de já ter quase terminado minha outra faculdade, que não consegui terminar porque fui jubilado, posso aproveitar as matérias e terminar mais cedo. O ideal seria um EAD com reconhecimento do mec. Não conheço nenhum curso de sistema de informação EAD reconhecido e autorizado.
[quote]Depende do seu horizonte de vida e metas. Qual é a sua meta? Quanto tempo você calcula e presuma que tenha de vida? Se for cinco anos, pra que diabos vai fazer faculdade? Se for cem anos, você vai passar mais 2/3 e pouco da sua vida sem faculdade?
That’s the way…[/quote]
Não espero viver mais que 50 anos, pois falando pessoalmente, sou um deprimido que vive sozinho a maior parte do tempo. Tenho meus pais que já estão na beira dos 70 anos. Não muito tempo eles terão para me acompanhar aqui na Terra, e sem eles, vai ser difícil dar manutenção na pouca motivação que tenho para as coisas. Naturalmente sou alguém pouco motivado, talvez eu não chegue aos 50 anos sem antes ter me dado um tiro na cabeça, pois ela está cheia de lembranças deprimentes e tristeza.